Moda

1° Concurso de Moda Inclusiva de Campinas será nesta segunda

Onze looks, assinados por oito estilistas selecionados entre estudantes de moda e design de moda, de cursos técnicos e superiores, serão apresentados nesta segunda-feira (14), a partir das 19h, no saguão do Vitória Hotel, por cadeirantes, cegos e pessoas com próteses.

O I Concurso e Desfile Moda Inclusiva de Campinas abre oficialmente a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que terá atividades até o dia 29 e é promovida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Anuncio


Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin, o objetivo é promover a divulgação e a discussão sobre o conceito de moda inclusiva, algo novo e pouco difundido no mercado, além de incentivar o fomento desse tipo de moda.

“A proposta do desfile é apresentar uma moda inclusiva, que tenha beleza e funcionalidade ao mesmo tempo, levando em conta os tipos de deficiência”, afirmou.

O criador do melhor look ganhará uma passagem aérea, com acompanhante e oferecida pela Azul, para qualquer destino do País e uma máquina de costura Singer.

O segundo e terceiro colocados levarão uma máquina de costura Singer. O vencedor ainda participará do Desfile Internacional de Moda Inclusiva, a ser realizado em novembro, em São Paulo.

Já as criações dos segundo e terceiro lugares serão apresentadas na Feira de Reabilitação, também em novembro, na Capital.

A iniciativa contou com 30 inscritos de várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e exibirão suas criações Eliana Silva dos Santos, Révila Possidônio, Jéssica Novais Sobrinho, Thais Marins Beloso, Rebeca Chiminazzo, Henrique de Lima da Silva, Silvana Batista Pereira e Bárbara da Silva Mascarenhas.

Os estilistas puderam escolher os modelos com foco no desenvolvimento das peças e na simbologia que desejam levar à passarela.

“A moda pressupõe perfeição. Atualmente, não existem modelos com deficiência. Estimular a inclusão entre os estudantes de moda contribui para a mudança de conceito nas novas gerações”, avaliou a secretária.

Com essa mesma finalidade, há seis anos a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o desfile de moda inclusiva, inspiração para o evento campineiro.

O I Concurso e Desfile de Moda Inclusiva de Campinas é aberto ao público. Os interessados em assistir devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3236-9319.
Mais programação

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência prevê uma série de atividades para chamar a atenção para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. A data marca um momento de debate e reflexão sobre os temas e as políticas públicas voltadas a esse público.

No dia 19, às 10h, será lançada a pedra fundamental do Centro de Paradesporto do Grupo de Amigos Deficientes e Esportistas de Campinas (Gadecamp), no Residencial Monte Blanc, próximo ao Alphaville.

Na sexta-feira, a partir 8h, será realizado o Dia D de Empregabilidade para a Pessoa com Deficiência no Centro Público de Apoio ao Tabalhador (Cpat), na Avenida Campos Sales, 427, no Centro.

Para o domingo está marcada a 3ª Caminhada pela Inclusão, a partir das 9h, no Parque Dom Bosco, no bairro Vida Nova.

Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CIC Vida Nova (Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92) ou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3236-9319.

No dia 28, às 14h, a Câmara de Campinas sedia o Diálogo sobre um Balanço da Lei Brasileira de Inclusão com a RMC; e no dia 29, às 11h, haverá a inauguração da Central de Libras da secretaria, na Sala Azul, na Prefeitura.

Fonte:corrreio popular

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo