Antes de escolher a sua toalha de banho, é importante se atentar ao tecido do qual ela é composta.

A toalha de banho é um item essencial, presente na rotina de todas as pessoas. No mercado, há inúmeros modelos, tamanhos e materiais disponíveis. Portanto, para escolher a melhor toalha de banho, é necessário analisar alguns fatores importantes.

Sabemos que, unanimemente, é considerada uma toalha boa aquela que é macia, proporciona conforto e tem uma alta absorção. E, para que tudo isso seja possível, é preciso optar pelo tipo de tecido correto.

Melhores tecidos para toalhas de banho

As toalhas de banho podem ser fabricadas em diversos tipos de tecidos, desde os sintéticos até os naturais.

Porém, o fato é que quanto mais fibras naturais estiverem presentes do tecido, melhor a toalha será.

Dessa forma, as melhores opções são os tecidos em 100% algodão e, dentre eles, os especificados abaixo se destacam.

Algodão tradicional

O algodão é uma fibra vegetal largamente usada ao redor mundo e, por esse motivo, pode ser encontrado com muita facilidade.

Não há outros tecidos em sua composição, portanto, o material é considerado nobre e puro.

A maciez desse tecido o torna extremamente confortável, funcionando perfeitamente na confecção de toalhas de rosto e de banho. Além disso, é durável, fácil de passar e suave.

E, por ser extremamente utilizado, há variados tipos de algodão, que possuem padrões de qualidade e valores distintos.

Algodão egípcio

Devido às circunstâncias do clima e do solo, o algodão egípcio só pode ser produzido no delta do Rio Nilo, pois as condições de desenvolvimento são favoráveis.

Ele já era usado há mais de 7 mil anos pelos egípcios, o que o torna a fibra mais antiga do mundo.

Por suas características englobarem fibras resistentes e longas, maciez e toque aveludado, o algodão egípcio é considerado nobre, além de também ter alta absorção e boa durabilidade, podendo ser utilizado por anos.

Outro fator a ser destacado é que esse tipo de algodão é indicado para as peles mais sensíveis, pois é hipoalergênico, não causando reações alérgicas.

Algodão pima

O algodão pima, por sua vez, é classificado por diversos especialistas como a melhor variação de algodão existente.

Entre as principais características dessa espécie de algodão, a principal é a qualidade da fibra. Por esse motivo, é, também, um dos mais nobres tipos conhecidos.

Sua fibra é a mais longa e fina de todas, demandando menos “junções” na etapa de fiação. Consequentemente, as possibilidades de rompimento se tornam menores, fazendo o fio de algodão pima mais resistente do que os outros.

Ademais, essa particularidade torna o tecido confeccionado nesse material delicado e macio, além de requerer poucos cuidados e uma simples manutenção, pelo fato de não formar “bolinhas” e poder ser lavado na máquina.

Nanocotton

O nanocotton é composto por partículas amaciantes que são inseridas nas fibras do algodão, produzindo um tecido com grande absorção e alto poder de maciez.

Uma das principais vantagens de sua utilização é o fato que não há a necessidade de fazer uso de amaciantes durante a sua lavagem, proporcionando economia.

As toalhas fabricadas nesse material possuem um excelente desempenho, além de serem agradáveis ao toque.

Modal

Essa opção de tecido não é composta por algodão, sendo, na verdade, uma fibra produzida pelo processo de viscose, possuindo um elevado grau de absorção, além de suavidade e brilho diferenciado.

Essa fibra é inteiramente sustentável, além de oferecer um toque macio, segurança e conforto para quem usa.

As principais diferenças e vantagens desse material sobre o algodão, incluem:

  • Maior poder de absorção;
  • Resistência à água, acumulando menos resíduos após a lavagem,
  • Maciez e suavidade prolongados.

Vale ressaltar que, independentemente da sua opção, todos os tecidos mencionados são eficientes. Porém, não se esqueça de verificar se há fibras sintéticas presentes na confecção da toalha escolhida, pois, além de não serem macias, não absorvem bem a água.

Artigo anteriorSupremacia quântica: entenda como tem crescido o número de computadores de alta eficiência
Próximo artigoTudo sobre canudos sustentáveis