Connect with us

Dicas de leitura

Livros para leigos (ou nem tanto)

Publicado

em

qualLivro

Hoje em dia, é comum que as pessoas recorram ao Google quando precisam aprender algo que não sabem. Sem dúvida é uma forma prática e rápida de adquirir conhecimento. Mas nem sempre é segura. Há muita bobagem espalhada na web, e muitas vezes é difícil separar o joio do trigo. Para quem quer aprender, mas não quer se perder, existe a maneira old school – consultar um livro.

qualLivro

Livros – e especialmente livros didáticos – têm o poder de filtrar besteiras. Ao menos as mais grosseiras. É fácil para alguém digitar disparates na web, onde não há custo de papel, tinta e impressão. A tela aceita tudo, e basta um clique para a tolice ficar online e dar cria. Mas quando alguém tem que editar, finalizar, imprimir e distribuir… o critério de análise de conteúdo é muito mais rigoroso.  Pouca gente paga para imprimir fake news. Se você se convenceu do poder edificante do livro, vai gostar de saber que há uma coleção que cobre virtualmente todas as áreas do conhecimento – os livros para leigos.

Anuncio

A ideia surgiu já há algumas décadas, nos Estados Unidos. Uma coleção de livros que ensinam, de maneira prática, o que é e/ou como fazer algo. Lá, a série ganhou o nome “for dummies” – literalmente “para bonecos”, uma gíria americana para alguém que não sabe absolutamente nada. No Brasil, foi traduzido como ‘para leigos’, que se encaixa bem na ideia geral.

Lançada pela editora Alta Books, os livros para leigos se caracterizam por uma indefectível capa amarela com uma tarja preta, onde aparece o assunto abordado. E pode ser qualquer assunto. Evidentemente há inúmeros títulos dedicados às novas tecnologias, que de tão recentes tronam a todos leigos.  De Programação Funcional ao Marketing da Gameficação, passando por várias formas de Python (não é uma cobra), a oferta é tão ampla quanto técnica. Se você é da área, os nomes devem fazer algum sentido. Se não é, leia o livro para entender. Aliás, essa é a ideia.

Mas nem só de tecnicismos vive a coleção. Há temas da área esotérico-espiritual, como Astrologia, Feng Shui, Yoga, Budismo ou Meditação. Também é possível aprender o básico de alguns idiomas, e quanto mais complicado, melhor – Chinês, Japonês, Alemão… e sim, existe um de Inglês também.

Advertisement

A coleção também inclui alguns jogos. Poker para Leigos é um bom livro para principiantes nesta modalidade de jogo de cartas. Contudo, a obra necessita de algumas atualizações, em especial no que toca as modalidades online. Xadrez para Leigos também está no catálogo, com um segundo livro dedicado exclusivamente às aberturas.

E se você sonha em ser músico, mas é leigo no assunto… experimente uma das muitas opções musicais: Violão, Guitarra, Piano, Bateria, Ukelele, Gaita e – para quem bota fé no próprio arco – Violino. Contudo tenha em mente que ler a teoria é bom, mas em algum momento você precisará de fato ter contato com o instrumento. Os livros podem ser bons, mas a prática é insubstituível.

violino

Para a turma do escritório, a coleção pode ajudar com os títulos dedicados a Marketing, Gerenciamento de Projetos, Vendas… Ou assunto específicos como Instagram Corporativo, Planos de Negócios e Avaliação de Empresas.  Se você é o gestor da equipe, pode contar com as dicas de Gerência e Liderança ou o de Motivação. E se pensa em evoluir na carreira, ou trocar de emprego, há dois títulos dedicados ao Coaching.

Para os fãs de comes e bebes que querem se especializar nas artes gastronômicas, a coleção “para leigos” oferece boas explicações sobre Vinhos e Cervejas, em dois tomos separados. Também é possível entender os princípios da Nutrição, de forma geral, ou ir no detalhe da Alimentação sem Glúten. Até a Dieta Keto, ou cetogênica, ganhou uma versão dedicada.

O pessoal da garagem pode optar pelo Mecânica para Leigos, um dos poucos títulos relacionados a engenharia. Para máquinas mais divertidas, talvez tenha que procurar títulos em outras coleções.

Advertisement

Como se percebe, de forma geral os livros da série se aglutinam em algumas áreas de conhecimento, justamente as mais procuradas por leigos de todos os tipos. Mas mesmo interesses muito específicos podem ser contemplados. Se você quer saber mais sobre Costura, Fortinite, Adestramento de Cães, Maçonaria ou Atitudes Sustentáveis, saiba que o leigo dentro de você não foi esquecido, e poderá mergulhar de cabeça nos livros sobre estes assuntos, disponibilizados pela editora.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos1 minuto ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade57 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos1 hora ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial2 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares