22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Escorpião

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius de Moraes, gerando preocupação. Segundo ela, essa não é a primeira vez que um incidente desse tipo acontece na região.

A situação é recorrente. Moro há três casas de um terreno baldio e o dono não aparece para dar um jeito na situação. Já perdi as contas de quantos escorpiões já apareceram em casa e na vizinhança. Minha filha estava andando de bicicleta no quintal e lá estava ele. Deu um trabalhão para pegá-lo, pois esse foi o maior que já apareceu“, relatou a moradora.

Como proceder se um escorpião aparecer em sua residência?

Diante dessa situação, a população é orientada a entrar em contato imediatamente com a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) pelo telefone (19) 3897-3312 ou pelo e-mail [email protected]. Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e realizar uma vistoria na área afetada.

É importante ressaltar que ao encontrar um escorpião, os moradores devem evitar capturá-lo e utilizar veneno ou inseticida comum, pois esses produtos podem deixar o animal mais agitado, aumentando o risco de acidentes por picadas. Os escorpiões só picam se se sentirem ameaçados ou forem tocados.

Em caso de acidente ou picada de escorpião, a Secretaria de Saúde orienta que a vítima seja levada imediatamente para alguma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município ou para o Hospital Municipal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98