Cursos

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

fotografia

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre os meses de maio e junho. Cada oficina tem 30 vagas disponíveis e os jovens podem manifestar o interesse em participar na própria escola ou pelo site do projeto, uma vez que as oficinas serão realizadas no contraturno. O projeto Clique Jovem será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação para Jovens Adultos Maria Pavanatti Fávaro e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres.

O objetivo é fazer com que os jovens participantes conheçam as técnicas fotográficas, possibilidades de composição de imagem e façam exercícios e experimentações, criando ao final um livro fotográfico e possam expor os trabalhos no evento final, que será realizado em agosto, também aberto ao público. Para Gabi Perissinotto, arte-educadora do Clique Jovem, essa é uma oportunidade importante para aprimorar as técnicas dos jovens que já estão habituados a manusear a câmera do celular. “A tecnologia nos permite ter acesso constante à produção de imagens, por isso, conhecer a técnica é fundamental para aprimorar o olhar desde cedo”, explica Gabi.

As oficinas também buscam despertar a sensibilidade dos jovens por meio do registro das imagens e da exposição dos trabalhos, como explica Kora Prince, arte-educadora e produtora do projeto. “Nos encontros, abordaremos bastante a composição da imagem e a expressão individual, pintando com luzes imagens novas, usando as câmeras de celular e, ao final do projeto, a(o) jovem participante experimenta suas “obras” com a exposição coletiva das fotografias”.

O projeto Clique Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS), recebe o apoio da Gama Produções, da Think Projetos, da Prefeitura de Campinas e o patrocínio da Miracema-Nuodex.

Sobre o Instituto Ideia Coletiva:

O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.

Serviço:

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 crianças de Campinas

OFICINA 1:

Data: de 08/05 a 26/06 (quartas-feiras)

Horário: das 8 às 12 horas

Endereço: Av. José Oliveira Carneiro, 2 – Chácara Santos Dumont, Campinas

OFICINA 2:

Data: de 09/05 a 27/06 (quintas-feiras)

Horário: das 8 às 12 horas

Endereço: Av. José Carlos do Amaral Galvão, 270 – Jardim São José, Campinas 

* Inscrições devem ser feitas na própria escola ou no site do projeto jovens.art.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98