Connect with us

Nossa Cidade

Exército auxiliará no combate ao Aedes Aegypti em Hortolândia

Publicado

em

mutirao dengue hortolandia

A Prefeitura de Hortolândia contará com um reforço especial para as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika. No próximo sábado (13/02), à partir das 8h, 170 soldados do Exército Brasileiro estarão na cidade, para um mutirão na região do Jardim Novo Ângulo. A parceria é uma iniciativa do Governo Federal, que destacou soldados de diversos batalhões para várias cidades brasileiras. Em Hortolândia, o arrastão contará com apoio de soldados do 2º Batalhão Logístico Leve, de Campinas.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, o arrastão será no Jardim Novo Ângulo devido ao alto índice de densidade larvária encontrado no bairro. “Na nossa pesquisa, as regiões com maior índice de transmissão foram Jardim Amanda e Novo Ângulo”, disse Cilene. Na última semana, cerca de 400 servidores públicos se mobilizaram num arrastão pelas ruas do Jardim Amanda I. “Por isso, desta vez nosso foco será a eliminação de criadouros do Jardim Novo Ângulo”, destacou.

Anuncio

A pesquisa de densidade larvária, também conhecida como “Índice Breteau”, é realizada anualmente. Seu objetivo é indicar a quantidade de recipientes com larvas no município, possibilitando o desenvolvimento de ações estratégicas de combate as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Quanto maior o índice, maior a transmissão. No entanto, a própria pesquisa culmina na eliminação dos criadouros com larvas. Ou seja, apesar de indicar grande incidência de mosquitos transmissores de doenças, o índice já significa a eliminação destes focos.

“Vamos partir da idéia de que o Jardim Novo Ângulo apresentou intensa densidade larvária, mas que a maioria dos criadouros foi eliminada. No entanto, sabemos pelo resultado da pesquisa que esta é uma das regiões que precisam de maior conscientização da população sobre as formas de combate ao mosquito”, explicou Cilene.

Advertisement

Índice Breteau

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (10/02) pela Secretaria de Saúde, a região do Jardim Amanda apresentou Índice Breteau de 9,2; a região do Jardim Novo Ângulo, 7,1; região do Jardim Rosolen, 3,2; região da Vila Real, 1,7; e região do Remanso Campineiro e Jardim Santa Clara, 1,4.

A pesquisa é realizada por meio da visita a 600 residências de cada região. Cada recipiente com larva é contabilizado. A avaliação de densidade larvária é divida em três escalas: resultados de 0 a 1 são considerados em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Osmar Belufe Osmar Belufe
Nossa Cidade23 minutos ago

Moção de Pesar pelo falecimento de Osmar Belufe

No dia 28 de abril de 2024, a cidade de Hortolândia perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, Osmar Belufe,...

tráfego na Ponte da Estaiada tráfego na Ponte da Estaiada
Nossa Cidade2 horas ago

Saiba os horários do bloqueio para o tráfego na Ponte da Estaiada em Hortolândia, que segue até a próxima sexta-feira (03)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia informa que motoristas devem estar atentos ao bloqueio temporário do tráfego na Ponte...

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade4 horas ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade8 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região11 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região11 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

Advertisement
cinema

Populares