Nossa Cidade

Trabalhos sociais da Prefeitura em parceria com PUC-Campinas são tema do debate nesta quinta-feira (13/05)

Os debates da Semana do Serviço Social do CRAS Novo Ângulo (Centro de Referência de Assistência Social), promovida pela Prefeitura de Hortolândia, chegam ao fim, nesta quinta-feira (13/05), com a apresentação dos trabalhos sociais realizados na unidade em parceria com a ProExt (Programa de Extensão) da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica). Assim como os anteriores, o bate-papo começa às 9h e é aberto ao público. Está prevista a participação dos seguintes professores, com suas equipes: Cristiano Monteiro, Vera Plácido, Camila Massaro, Tatiana Slonczwski, Stela Godoi e Teresinha Cristiane de Morais, coordenadora Geral dos Projetos de Extensão da universidade.

O evento acontece via plataforma Zoom. Para acompanhá-lo é preciso digitar o código e a senha da reunião (ID: 83413878052; senha: 858800). Todas as palestras são realizadas de maneira online e remota, para evitar a disseminação da COVID-19. As discussões começaram na última segunda-feira (10/05) e se encerram na sexta (14/05), com uma confraternização da equipe. É que o Dia do Assistente Social é celebrado neste sábado (15/05).

Anuncio


O debate desta quarta-feira (12/05) foi sobre “O Serviço Social no Campo Sócio Jurídico”. A abordagem, feita pela assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Josiane Dacome, especializada em Saúde da Família, Gestão da Qualidade de Vida na Empresa e Políticas Públicas no contexto do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), reuniu 36 participantes. 

Parceria

A fim de promover o desenvolvimento social da região do Jd. Novo Ângulo, a Prefeitura de Hortolândia e a PUC-Campinas firmaram parceria, em 30 de dezembro de 2019, por meio de um convênio de cooperação técnica, sem custos para as partes. A aliança prevê a realização de uma série de ações estratégicas e estudos que poderão nortear políticas públicas específicas para a região, na área da assistência social. Uma das metas é o enfrentamento à vulnerabilidade social. 

De acordo com Eliane Silva, coordenadora do CRAS Novo Ângulo, entre as ações estratégicas em realização pela PUC-Campinas, por meio do Observatório da universidade, na área, estão os seguintes protótipos: Mapa da Vulnerabilidade e Diagnóstico Socioterritorial de toda a região; Cartografia Social e desenvolvimento de aplicativo para que munícipes de cinco dos 48 bairros se identifiquem dentro do mapa de Hortolândia (Jd. Aline, Vila Guedes, Jd. Conceição, Jd. Brasil e ocupação do Monte Sinai); Corrente de Memórias e Economia Solidária com as mulheres da região do Jd. Rosolém; e trabalho com familiares de pessoas reclusas, no Jd. Brasil. Cabe à Prefeitura, por meio do CRAS Jd. Novo Ângulo, fazer a ponte dos pesquisadores com a comunidade.

Programação

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a programação da Semana do Serviço Social visa fomentar discussões, reflexões e análises críticas sobre a atual conjuntura, a fim de fortalecer as ações e os processos interventivos firmados no compromisso ético-político do Serviço Social. O tema geral são os “Desafios e Perspectivas do Serviço Social na Garantia de Direitos”. Atualmente, há 57 profissionais da área atuando na Prefeitura, de acordo com dados da EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia). 

“As assistentes sociais exercem ações de cunho socioeducativo, na prestação de serviços sociais, viabilizando direitos e formas para exercê-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos tenham visibilidade na cena pública, possam ser reconhecidos, possam ser aliados aos interesses das grandes maiorias, estimulando a organização de diferentes segmentos dos trabalhadores na defesa de seus direitos. Sua atuação requer que este profissional vá além das rotinas institucionais, buscando possibilidades para transformá-las em projetos, em propostas profissionais”, afirmou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Confira abaixo a programação:

13/05, 9h –

Tema: Professores Extensionistas da PUC Campinas em Parceria com o CRAS Novo Ângulo

Facilitador: Apresentação dos trabalhos realizados em parceria com a ProExt  (Programa de Extensão) e o CRAS Novo Ângulo

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo