Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura realiza adequações viárias na avenida Joaquim Martarolli

Publicado

em

Ação na via que margeia o Pq. Lago da Fé colabora com a segurança no trânsito

A Prefeitura de Hortolândia realiza adequações de trânsito na avenida Joaquim Martarolli, que margeia o Parque Socioambiental Lago da Fé, na região do Parque São Miguel. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, no local, para quem vem do sentido bairro e que acessar a avenida Olívio Franceschini, sentido Paço Municipal Palácio das Águas, foi instalada uma placa indicando “Rua sem saída”, no cruzamento da via com a rua Alcides de Souza. Já no cruzamento com a rua Francisco Garcia, uma coluna foi instalada e, na segunda-feira (17/01), será acoplada uma placa indicando que o motorista que quiser ir para a região central deve entrar naquele acesso para seguir viagem antes de chegar à parte sem saída da via.

“O motorista deve ter cuidado com as adequações na via e seguir as placas indicativas para chegar ao seu destino. Realizamos os serviços para garantir a segurança viária, evitar acidentes e facilitar as indicações para os motoristas. Quem passar pela região já pode observar as mudanças”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Rede municipal de saúde de Hortolândia atende pessoas com problemas psicológicos provocados pela pandemia

Publicado

em

População pode buscar atendimento nas UBSs e nos três CAPSs do município

A pandemia continua a impactar a saúde mental das pessoas. Dentre os principais problemas observados por especialistas estão distúrbio do sono, dificuldade em lidar com a dor do luto, e crises de ansiedade, causadas por motivos variados, como o medo de estar infectado com a COVID-19 e a falta de interação social em virtude da necessidade de manter o isolamento. Para ajudar quem está com algum problema psicológico ou emocional, a Prefeitura de Hortolândia orienta a procurar atendimento na rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde ainda lembra que este mês marca a campanha “Janeiro Branco”, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental. O município não realizará ações pela campanha em função da pandemia, para evitar aglomeração.

De acordo com o Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, inicialmente as pessoas devem buscar atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em casos leves de depressão ou distúrbio do sono. Já em casos de maior gravidade, o paciente atendido em UBS é encaminhado para alguns dos três CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) do município: CAPS-AD (Álcool e Drogas), CAPS-IJ (InfantoJuvenil) e CAPS-Vida.   

O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, com o objetivo de estimular a integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem a necessidade de agendamento. O órgão fica na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia. O telefone de contato é (19) 3897-5920. 

Já o CAPS-IJ, atende crianças e adolescentes que sofrem de transtornos mentais com até 18 anos. O órgão está localizado na rua Antonio Biassi Filho, 89, Parque Ortolândia, e os telefones de contato são (19) 3897-3237 e (19) 3897-1719. 

Pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico são atendidos pelo CAPS-Vida. O órgão funciona ininterruptamente, ou seja, oferece hospitalidade integral 24h para pessoas em situação de crise já acompanhadas pelos serviços de saúde, diante de avaliação da necessidade pela equipe multiprofissional. O CAPS-Vida fica na rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia. Os telefones de contato são (19) 3819-6852 e (19) 3865-4890.

PONTE ILUMINADA

Para marcar a campanha “Janeiro Branco” de conscientização sobre a importância de se cuidar da saúde mental, a Prefeitura ativou o sistema de iluminação decorativa na cor branca na Ponte da Esperança. A iluminação branca ficará acesa à noite durante este mês.  

O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, em 2019. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como, além do Janeiro Branco, o Natal, a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e do Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito, entre outras. Os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Os efeitos da pandemia na saúde mental são um dos temas que serão discutidos na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental que o município realizará no dia 12 de março. O evento será aberto para a população participar das discussões junto com trabalhadores e profissionais da rede pública de saúde do município. 

Para que a população tenha melhor entendimento sobre os eixos temáticos da conferência, serão realizadas quatro pré-conferências em fevereiro. Os eventos acontecerão em diferentes regiões da cidade. A primeira pré-conferência será no dia 01/02, no Jardim Amanda. A segunda será realizada no dia 08/02, no Remanso Campineiro. A terceira acontecerá no dia 15/02, no Jardim Nova Hortolândia. A quarta préconferência será no dia 22/02, no Jardim Rosolém.

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Leici Santana, explica que nas pré-conferências a população poderá fazer sugestões e propostas de mudanças e melhorias no atendimento e nos serviços públicos de saúde mental oferecidos pelo município.

Leici ressalta que é importante o município realizar a conferência para participar das discussões sobre políticas públicas de saúde mental que acontecerão em âmbito estadual e nacional neste ano. “Na conferência municipal serão escolhidos os representantes do município que participarão das conferências estadual e nacional”, destaca Leici. 

O tema da conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

As discussões serão divididas nos quatro eixos temáticos abaixo: 

– Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; 

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; 

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

As sugestões feitas nas pré-conferências serão discutidas na conferência. As propostas serão então apresentadas na conferência estadual, prevista para ser realizada em abril, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio, em Brasília.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia libera acesso do carnê on-line do IPTU-2022

Publicado

em

Contribuintes podem emitir as guias do IPTU e do ISS pela internet e optar pela antecipação do pagamento a vista com desconto de 10%A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, liberou o acesso às guias do IPTU-2022 e do ISS-2022 pela internet. Para conferir e pagar o tributo de forma antecipada, basta o contribuinte acessar o Portal da Prefeitura clique aqui.

Ao acessar o site, o contribuinte pode optar pelo boleto para pagamento à vista, com desconto de 10%, com vencimento até o dia 11 de março. Se preferir, o pagamento pode ser quitado em até 10 parcelas, com o primeiro vencimento para o dia 11 de março.

Os mais de 75 mil carnês de IPTU-2022 estão em processo de impressão e devem ser distribuídos, via Correios, a partir da primeira quinzena de fevereiro. Segundo informações da Secretaria de Finanças, consultar a guia pela internet é a forma mais rápida e prática que o contribuinte tem para verificar o valor do IPTU e, se preferir, poder pagar o tributo de forma antecipada.

Todo o valor arrecadado pela Prefeitura por meio de impostos é agregado à Receita Corrente, sendo utilizado para investimentos em serviços públicos, como saúde e educação, e em obras que beneficiam toda a população, como as de infraestrutura urbana.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Jd. São Jorge recebe mais uma etapa do mutirão de sinalização de solo da Prefeitura de Hortolândia

Publicado

em

Serviço é realizado semanalmente para contribuir com a segurança viária da cidade

O mutirão de serviços da Prefeitura de Hortolândia para contribuir com a segurança viária chegou ao Jardim São Jorge. Nesta terça-feira (25/01), as ruas Acre, Amapá e Rio Grande do Sul receberam o reforço na pintura de faixas duplas amarelas, além de alertas como “PARE” e “DEVAGAR”. Sobre as faixas amarelas, as equipes da Administração Municipal também implantaram tachões, as populares “tartarugas”. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as peças evitam ultrapassagens em alta velocidade e perigosas, que possam colocar em risco a vida das pessoas.

O mutirão de reforço e implantação de sinalização de solo acontece, semanalmente, em diversas regiões da cidade com o objetivo de melhorar a segurança viária, facilitando a visualização de motoristas e pedestres. O trabalho continua nos próximos dias, tanto em ruas com grande movimento.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares