A Prefeitura de Hortolândia, por meio de decreto n°4.831, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, amplia a partir desta sexta-feira (09/07) o horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais e a capacidade de público presencial. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 e a melhora dos índices de saúde no município e na RMC (Região Metropolitana de Campinas), os estabelecimentos poderão funcionar até as 23h, com limite de 60% de ocupação, até o dia 31 de julho. As medidas são amparadas por recomendação do Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo, com base nos dados de evolução da pandemia.

De acordo com os indicadores de Secretaria Estadual da Saúde, o total de novos casos, internações e mortes provocadas pelo coronavírus está em queda em todas as regiões do Estado de São Paulo. Em Hortolândia, a Secretaria Municipal de Saúde também tem registrado nos últimos dias redução diária de internações na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Nova Hortolândia. Atualmente a taxa de ocupação de leitos na UR está em 67%, panorama bem diferente daquele enfrentado há cerca de 15 dias quando o índice era de 102%.

As novas normas de flexibilização entram em vigor na sexta-feira e valem para estabelecimentos comerciais em geral, incluindo shoppings centers, onde o acesso de clientes pode ser feito até as 22h, com encerramento das atividades às 23h.

O mesmo expediente deve ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como por exemplo os cinemas. Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

O toque de recolher continua valendo entre as 23h e 5h. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias estão mantidos.

O atendimento presencial nas repartições públicas municipais, entre elas, no prédio da Prefeitura “Palácio das Águas” continua sendo realizada por meio de pré-agendamento, entre as 9h e 15h ou pelos canais digitais do município.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPessoas em situação de rua abrigadas pela Prefeitura recebem chocolate quente
Próximo artigoFundo de Solidariedade doa cobertores à rede municipal de saúde