Connect with us

Nossa Cidade

Educação ambiental nas regiões do Jd. Adelaide e Jd. Interlagos orienta moradores a colaborar com a limpeza da cidade

Prefeitura

Publicado

em

A cidadania também abrange deveres de cada pessoa para garantir o bem-estar coletivo. Um destes deveres é zelar pela conservação e limpeza de espaços públicos do município. Para conscientizar a população sobre esta prática, a Prefeitura de Hortolândia prossegue com o trabalho de educação ambiental em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a ação acontece nos bairros Jardim Adelaide e Jardim Interlagos.

Na ação, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza visitas casa a casa. Os agentes orientam e distribuem material informativo para os moradores sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes nos bairros. O trabalho é feito de acordo com os protocolos sanitários para evitar a disseminação da COVID-19 com distanciamento e uso obrigatório de máscaras por parte dos agentes e dos moradores.

O coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni, ressalta que a ação é feita após o trabalho de limpeza de lixo e entulho descartados irregularmente em áreas públicas e pontos viciados nos dois bairros que a Secretaria de Serviços Urbanos executou nos últimos dias. “Esse diálogo com os moradores está sendo produtivo. Ao ver a presença do poder público, a comunidade se sente acolhida e recebe bem os agentes. Nessa conversa, fazemos um chamamento para que a população se envolva e cuide dos espaços públicos que são delas. Também orientamos os moradores a fazer denúncias de descarte irregular de resíduos por meio do aplicativo Agenda Verde, da Prefeitura”, explica o coordenador.

MAIS DOIS PEVs

Para incentivar ainda mais a população a fazer o descarte adequado de recicláveis, a Prefeitura ampliará a quantidade de PEVs no município. Já estão em construção as unidades no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião. A implantação destes novos PEVs é viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Com estas duas unidades novas, Hortolândia passará a ter 13 PEVs (confira abaixo os endereços dos PEVs).

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Já nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias (Confira abaixo a lista dos LEVs existentes na cidade).

Os materiais recebidos nos PEVs e LEVs são encaminhados para a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Peron, e para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com coleta, triagem e venda de recicláveis gera renda para as mais de 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa.

PANDEMIA

Em razão da pandemia do Coronavírus, os PEVs estão com horário de funcionamento alterado, das 9h às 15h, de segunda a sábado. A medida é para diminuir a circulação de pessoas e evitar a contaminação da COVID-19. A exceção são os PEVs do Jardim Santa Emília, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, seguem com funcionamento todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. A Prefeitura reforça a orientação que as pessoas devem manter o uso obrigatório de máscara ao fazer o descarte de materiais nos PEVs.

Confira a lista de PEVs e LEVs existentes na cidade:

PEVs:

– PEV 1 Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

– PEV 2 Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

– PEV 3 Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2.005

– PEV 4 Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

– PEV 5 Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

– PEV 6 Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

– PEV 7 Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

– PEV 8 Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

– PEV 9 Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

– PEV 10 Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

– PEV 11 Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

PEVs em construção:

– PEV 12 Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

– PEV 13 Jardim  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

LEVs:

– LEV 1 Pq. Ortolândia: praça Vereador José Costa Camargo, na rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, Parque Ortolândia

– LEV 2 Jd. Firenze: rua Veneza, perto do Fórum

– LEV 3 Amanda: rua Tiradentes (em frente à lagoa)

– LEV 4 Parque Socioambiental Chico Mendes: rua João Mendes, s/nº, Parque Ortolândia

– LEV 5 Jardim Everest: rua Pico do Atatiaia, em frente ao número 88

– LEV 6 Lago da Fé: av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Nova Alvorada

– LEV 7 Vila Real: av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

– LEV 8 Jd. Santa Esmeralda: rua Turmalina, em frente a EM Jd. Santa Esmeralda

– LEV 9 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”

– LEV 10 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Albina Rodrigues Pereira, s/nº

– LEV 11 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)

– LEV 12 São Sebastião (metálico): rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro, divisa com Residencial São Sebastião

– LEV 13 Jd. Novo Horizonte: rua Moacir de Souza Campos (em frente à EMEF Taquara Branca)

– LEV 14 Palácio das Águas: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

– LEV 15 Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel

– LEV 16: rua Luiz Camilo de Camargo, número 630, Remanso Campineiro (ao lado da Casas Bahia)

– LEV 17: rua Alda Lourenço (em frente ao número 221, na Praça do Bambino, Remanso Campineiro)

– LEV 18 Escola E.E. Priscila Fernandes da Rocha: rua Santos Dumont, Jardim Amanda

– LEV 19 E.E. Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales: rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda

– LEV 20 Remanso das Águas: Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (perto do quiosque)

– LEV 21 Jd. Santa Clara do Lago: rua Bolívia (ao lado do CREAPE, em frente a EMEF Viva Mais)

– LEV 22: rua Domingos Batista de Souza (em frente ao quiosque, Pq. Orestes Ôngaro)

– LEV 23: rua das Rosas, 137, Jardim Malta

– LEV 24: Praça na rua Benedito Pedro Lacerda, na altura do número 215, Jd. Adelaide

– LEV 25 EMEI Jardim Novo Cambuí: rua Professor Timóteo Mendes de Oliveira, Jd. Novo Cambuí

– LEV 26: praça A Poderosa, Jd. Rosolém

– LEV 27 Terminal Metropolitano de Hortolândia: av. Santana (próximo ao MC Donald’s)

– LEV 28 Praça da EMEI Jardim Minda: rua Gisele França Gomes, altura do número 205

– LEV 29 UPA Jd. Nova Hortolândia: rua José Martim dos Anjos, 185

– LEV 30: Praça na rua 1, Jd. Terras de Santo Antônio

– LEV 31 USF Jardim São Bento: rua do Cartola, Jd. São Bento

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura lança projeto de capacitação profissional voltado a bolsistas do Acerte

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia lançará em breve o projeto “Capacita Hortolândia”, que disponibilizará formações profissionalizantes a bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação). A nova iniciativa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social tem início previsto para a próxima segunda-feira (17/05) e faz parte da programação de aniversário dos 30 anos de Hortolândia, celebrada no dia 19 deste mês. Atualmente, o Acerte beneficia 66 moradores de Hortolândia em vulnerabilidade social, a maioria mulheres, com idades entre 20 a 65 anos.

Por meio do projeto, serão disponibilizados cursos técnicos, que serão ministrados por profissionais do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Cada formação terá entre 16 e 18 bolsistas, disponibilizando aulas remotas, em razão da pandemia do Coronavírus.

Inicialmente, serão quatro os cursos disponibilizados para os bolsistas do Acerte: “Fabrique e venda saneantes”; “Técnicas para reduzir perdas e desperdícios de alimentos”; “Técnicas para fotografias comercial com celular” e “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas” (veja abaixo). Depois, estão previstas formações profissionalizantes com vagas abertas também para a comunidade.

“Estamos trabalhando com um olhar emancipatório para a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Queremos ampliar as oportunidades para o nosso povo hortolandense. Através do Programa Acerte, criamos condições para garantir aos aprendizes direitos universais básicos nas áreas de educação, saúde, alimentação e renda. Também asseguramos a preparação necessária para que estes aprendizes estejam prontos para disputar as vagas de emprego no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parque Socioambiental Novo Ângulo sistema de modernização da iluminação

Prefeitura

Publicado

em

O Parque Socioambiental Novo Ângulo recebeu, nesta terça-feira (11/05), o material necessário para o início dos trabalhos de modernização do sistema de iluminação na área de lazer, ação que será realizada pela Prefeitura. As equipes da Administração Municipal começaram a escavação para a implantação dos 85 postes ornamentais com lâmpadas de LED, tecnologia que ilumina mais com economia aos cofres públicos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, serão instalados 70 postes com quatro metros de altura e outros 15 postes com 10 metros de altura, todos com formato ornamental, contribuindo com o embelezamento da área.

Além do Parque Socioambiental Novo Ângulo, o CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago também recebe os serviços para modernização do sistema de iluminação da área. Para que os novos postes sejam instalados, a Prefeitura iniciou a retirada dos antigos. Em breve, também serão instalados 85 estruturas ornamentais, de tamanhos variados, que acoplarão as lâmpadas com tecnologia LED. O serviço faz parte da PPP (Parceria Público Privada), que prevê diversas obras para melhoria e modernização da iluminação pública na cidade, como a troca das luzes de todas as ruas.

ILUMINAÇÃO DE LED EM RUAS E AVENIDAS

No caso da troca das lâmpadas das vias públicas, o serviço já atinge 20 mil dos 22 mil pontos de luz da cidade. A previsão da Prefeitura é que, ainda neste mês de maio, 100% das ruas tenham lâmpadas de LED, um presente à população em comemoração ao aniversário de 30 anos de Hortolândia. Já nas áreas públicas, a troca das lâmpadas e a modernização do sistema de iluminação começou pelo Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na região Central, onde o sistema de iluminação em LED foi ligado em abril. A meta da Prefeitura é concluir a substituição da iluminação nas praças e parques ainda neste ano.

ILUMINA HORTOLÂNDIA

Existe um canal na internet para facilitar a solicitação e o acompanhamento de serviços relacionados à iluminação pública. Por meio do site  https://iluminahortolandia.com.br/,  o munícipe consegue pedir serviços como, por exemplo, a troca de lâmpadas queimadas nos postes de ruas, avenidas, praças, parques e espaços públicos. O portal disponibiliza, ainda, informações à população sobre o projeto de modernização em andamento, ação que contempla a troca das lâmpadas antigas por luminárias de LED, nas ruas de toda a cidade, além de trazer o cronograma deste serviço, detalhes de projetos e as metas e objetivos da ação. Quem acessar o site, já encontra informações em tempo real de pontos modernizados na cidade e da economia que a ação já rendeu ao município.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça orientação aos comerciantes da região central para cuidar dos pinheiros ornamentais

Prefeitura

Publicado

em

Quem caminha pela rua Luiz Camilo de Camargo, na região central de Hortolândia, tem a agradável surpresa de ver que a via ainda está com os 36 pinheiros ornamentais plantados nos canteiros no fim do ano passado pela Prefeitura. O mérito é dos comerciantes locais que têm ajudado a Administração Municipal na tarefa de cuidar das plantas. Nesta terça-feira (11/05), agentes da Prefeitura voltaram a fazer trabalho de orientação com os lojistas da via e vistoriaram os pinheiros.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Zanoni, destaca que foi surpreendente verificar que as plantas estão em bom estado de conservação. “Os pinheiros estão intactos. Os lojistas têm se empenhado em cuidar deles, e nós os agradecemos por isto”, ressalta Zanoni.

Ainda durante a vistoria, os agentes constataram que somente um pinheiro foi danificado por meio de anelamento, técnica para retirar uma porção do caule da planta para matá-la. De acordo com o coordenador Ricardo Zanoni, a planta danificada deverá ser substituída. A Prefeitura plantou os pinheiros em vasos que foram colocados nas calçadas da rua Luiz Camilo de Camargo, no fim do ano passado. A ação integrou a campanha “Hortolândia luz que acolhe” para estimular a população a consumir no comércio local. O objetivo da Prefeitura é manter os pinheiros para que possam ser reutilizados na decoração dos festejos natalinos deste ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares