Connect with us

Nossa Cidade

Inaugurado novo espaço de qualificação profissional no Jardim Santa Clara do Lago

Publicado

em

CentroQualificacaoProfissional

Cerimônia de abertura teve aula de empreendedorismo voltada a bolsistas do projeto “Capacita Hortolândia

Na manhã desta sexta-feira (01/10), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou da cerimônia de inauguração do CQP I (Centro de Qualificação Profissional), que abrigará formações do projeto “Capacita Hortolândia”, disponibilizando cursos livres e gratuitos na área de estética, informática e costura sobre Ideias de Negócio, Empreendedorismo, Customização de peças e Unhas artísticas.

Anuncio

No espaço serão capacitadas, em média, 1.500 pessoas por ano, cerca de 150 por mês. O CQP 1 está localizado no piso superior do mesmo prédio que abriga o CRAS (Centro de Referência de Atendimento Social) Santa Clara, na Rua Estados Unidos, 217, no Jardim Santa Clara do Lago II.

O Grupo Vibrasax, vinculado à Secretaria de Cultura iniciou as atividades. Além do prefeito, o evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros; de vereadores; e dos secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Alessandra Barchini (adjunta); de Governo, Silvania Anísio da Silva (adjunta); e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva (adjunto). 

Advertisement

Após a cerimônia, realizada numa tenda em frente ao prédio, aconteceu a aula inaugural do projeto, com a palestra “Capacitar, empreender e transformar”, que mostrou aos jovens aprendizes a importância do repensar, capacitar-se e orientar-se para olhar novas oportunidades e transformar a própria vida. O tema foi abordado por Tereza Mônica Sartori Marcheto, um dos profissionais do Sebrae Campinas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) presentes.

“É fundamental trabalhar com a inclusão produtiva, que resgatará a autonomia das famílias referenciadas. As capacitações descentralizadas reestabelecem a dignidade do povo, que está em busca dos seus sonhos e principalmente da reeinserção no mundo do trabalho”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, “esse é um momento de atenção especial aos nossos cidadãos. Estamos oferecendo ao público sócioassistido ações efetivas que contribuem para que as pessoas tenham uma perspectiva de vida melhor. É importante proporcionar novas potencialidades aos cidadãos. A parceria com o Sebrae fortalece nosso objetivo enquanto agente público, capaz de melhorar a qualidade de vida de cada família referenciada”, destacou ele.

“Aprendi muito do que sei hoje me capacitando com os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Hoje tenho uma profissão e já posso ensinar o que aprendi”, afirmou a cabeleireira Maura Freitas, moradora do Jd. do Bosque, que se formou na Oficina de Estética, promovida em 2016 pela Administração Municipal.

Advertisement

De acordo com Diretoria de Geração de Renda e Economia Solidária, a partir deste mês, o “Capacita Hortolândia” promoverá cursos descentralizados na cidade para munícipes maiores de 18 anos, tendo como público-alvo famílias referenciadas nos CRAS, CCS (Centros de Convivência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e/ou cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Interessados nas formações devem buscar informações e inscrições no CRAS mais próximo de casa.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

fotografia fotografia
Cursos8 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região31 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil46 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial52 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade1 hora ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

Advertisement
cinema

Populares