A queda de cabelos é uma queixa comum tanto em homens quanto em mulheres e pode ser causada por diversos fatores como stress, má alimentação, doenças hormonais, anemia, período pós-parto. É uma doença que causa extrema preocupação principalmente entre as mulheres, porém na grande maioria dos casos há tratamentos com resultados bem satisfatórios, só é necessária a avaliação correta de um especialista, no caso o médico dermatologista, seguir o tratamento a risca e não esperar muito tempo para procurar ajuda.

Na clínica dermatológica diária as doenças capilares mais comuns que causam queda são o eflúvio telógeno, a alopecia androgenética e a alopecia areata. O eflúvio telógeno causa uma queda difusa principalmente ao lavar e pentear os cabelos e deve ser tratado com loções e/ou suplementos vitamínicos de acordo com a causa. A alopecia androgenética é a conhecida calvície que afeta ambos os sexos, e é uma patologia de origem genética agravada por fatores ambientais e deve ser tratada bem no início pois na maior parte das vezes é difícil recuperar falhas mais avançadas. Na alopecia areata ou pelada existem falhas bem delimitadas em qualquer área com pelos, principalmente couro cabeludo e área da barba, e que de modo geral surge abruptamente.

Muitas outras doenças cursam com queda de cabelos; só um médico dermatologista é capaz de realizar um diagnóstico correto e um tratamento adequado; não recorra a fórmulas caseiras, receitinhas da comadre ou tratamentos estéticos que custam os olhos da cara. A sua saúde e o seu corpo merecem ser bem tratados!

Dra Natália P. O Chinelato – CRM-SP 97160 é Médica e Especialista em Dermatologia formada pela UNICAMP.

R. Gabriel Idalio de Camargo, 320

Vila Pavan- Americana-SP

Tel: (19) 3461-1847

Artigo anteriorMarceneiro é flagrado ‘lavando’ cédulas manchadas
Próximo artigoJd. Boa Esperança ganha área de convivência