Economia

Conheça as diferentes alternativas de fintech no mercado brasileiro

As inovações trazidas por essas “startups financeiras” estão reformulando o setor bancário

As fintechs tomaram conta do mercado econômico brasileiro. As plataformas on-line facilitam a vida dos consumidores, oferecendo serviços sem taxas, impulsionando investimentos e muitas outras soluções totalmente digitais.

Anuncio


Com o surgimento das contas digitais, o brasileiro começou a se interessar mais por finanças. Estamos perdendo o medo de investir e aprendendo a lidar com tecnologias que facilitam o controle do nosso orçamento.

E as fintechs não se resumem apenas a oferta de contas digitais e cartões de crédito sem tarifas, existem muitas alternativas ligadas a empréstimos, controle de orçamento, simuladores financeiros, entre outras.

Confira abaixo quais são as principais alternativas de fintech no mercado nacional:

Contas e cartões de crédito 100% digitais

O início das fintechs no Brasil foi na área de contas bancárias e cartões de crédito. Ao perceber que os consumidores estavam saturados dos bancos tradicionais, de suas longas filas e inúmeras taxas, startups surgiram no mercado para facilitar a vida das pessoas.

Empresas como o Nubank, o Digio e o Banco Inter, por exemplo, criaram cartões de crédito e contas 100% digitais. Oferecendo todos os serviços por aplicativo, sem cobrar taxas por transações bancárias ou anuidade, essas fintechs logo conquistaram os consumidores.

Chamaram tanta atenção que expandiram suas ofertas. Atualmente, estas startups oferecem contas exclusivas para MEIs, contas digitais que rendem mais do que a poupança, cartões de crédito e débito, carteira de investimentos e empréstimos.

Investimentos e empréstimos

Fintechs como o Nexoos, a Toro Investimentos e o Creditas são especializadas em investimentos e empréstimos. Antigamente, os empreendedores dependiam da ajuda do governo para conseguir crédito para os seus negócios.

Os consumidores também tinham que escolher entre linhas de crédito pouco vantajosas, com prazo curto e juros altos. As fintechs chegaram para resolver esse problema.

A Nexoos, por exemplo, ajuda a fomentar novos negócios no mercado. A empresa é especializada em unir investidores e empreendedores, promovendo a oferta de crédito para novos negócios a juros bem baixos.

Já a Toro Investimentos, assim como outras fintechs como a Modal Mais e a Easy Invest, oferece uma carteira de investimentos completa para os consumidores. Outras fintechs como o Creditas, oferecem linhas de crédito com prazos longos e juros baixos, sendo uma boa opção para quem precisa de um empréstimo.

Educação e controle financeiro

Startups, como o GuiaBolso e o Mobilis, ajudam pessoas a controlarem e usarem melhor o seu dinheiro. Através de aplicativos, é possível controlar o orçamento, colocando todas os ganhos e as despesas do mês.

Além disso, essas fintechs também trabalham bastante com marketing de conteúdo. Elas ajudam os consumidores a entenderem melhor como acertar o orçamento mensal, planejar sonhos e fazer investimentos.

Gestão Financeira

Startups como a Conta Azul e a ZeroPaper oferecem sistemas de gestão financeira no modelo SaaS para facilitar a gestão de empresas. Os serviços oferecem soluções que facilitam o compartilhamento de dados, gestão de estoque, emissão de notas fiscais, entre outros serviços.

É possível escolher os profissionais que têm acesso ao sistema. As plataformas são práticas e podem ser utilizadas de qualquer lugar, basta ter um computador ou smartphone e acesso à internet.

Contabilidade para MEIs

Também existem as fintechs que oferecem serviço de contabilidade completo para MEIs (microempreendedores individuais). Plataformas como o MEI Fácil e o Qipu, possibilitam aos empreendedores, a oportunidade de fazer a gestão de seus negócios pelo smartphone.

Como o MEI é um profissional que, na maioria das vezes, trabalha sozinho, contar com uma ajuda contábil é essencial. Poucos empreendedores conhecem sobre contabilidade, a grande maioria deles nunca teve uma empresa e não sabe como gerir um negócio.

As fintechs mudaram o jeito das pessoas lidarem com o dinheiro no século 21. No Brasil, elas fazem um enorme sucesso. A concorrência é tão voraz que os bancos e financeiras tradicionais já estão desenvolvendo serviços digitais e se aliando às startups do setor.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo