Economia

Banco Central vê aumento da inadimplência e alerta para riscos no crédito às famílias e empresas

O Banco Central do Brasil (BC) identificou aumento da inadimplência e dos ativos problemáticos no sistema financeiro brasileiro, especialmente nas operações de crédito destinadas às famílias e às pequenas e médias empresas. Apesar da piora, a instituição avalia que não há risco relevante para a estabilidade financeira do país.

Os dados fazem parte do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), referente ao primeiro semestre de 2026, divulgado nesta terça-feira (27). A publicação semestral apresenta um panorama das condições do sistema financeiro e das perspectivas para os meses seguintes.

Inadimplência das famílias chega ao maior nível desde 2012

Segundo o relatório, os ativos problemáticos aumentaram nas carteiras de crédito destinadas às famílias e atingiram o maior nível desde 2012 na maioria das modalidades.

A inadimplência foi o principal fator responsável pelo avanço. O Banco Central também aponta que a pressão deve continuar no curto prazo, conforme as estimativas de probabilidade de inadimplência para o segundo semestre de 2026.

No crédito às empresas, a materialização dos riscos também aumentou. As probabilidades de inadimplência permaneceram elevadas, sobretudo nas operações destinadas a micro, pequenas e médias empresas.

Crédito desacelera com condições financeiras restritivas

O financiamento à economia brasileira perdeu ritmo no primeiro semestre, em um cenário de condições financeiras mais restritivas e moderação da atividade econômica.

Entre as famílias, o crédito bancário desacelerou nas carteiras de maior risco e permaneceu estável nas de menor risco. Para as empresas, houve desaceleração nas operações destinadas aos negócios de micro, pequeno e médio portes.

Em contrapartida, o mercado de capitais continuou crescendo em ritmo significativamente superior ao do crédito bancário.

O relatório também identificou sinais de redução do apetite das instituições financeiras ao risco. A melhora na qualidade das novas concessões de crédito a empresas sugere maior cautela na aprovação de operações.

Apesar disso, o Banco Central destaca que os cartões de crédito continuam apresentando expansão elevada, o que mantém a necessidade de atenção a essa modalidade.

Sistema financeiro mantém capitalização e liquidez

Mesmo com o aumento da inadimplência e a redução da rentabilidade, o Banco Central considera que o Sistema Financeiro Nacional permanece resiliente.

De acordo com o relatório, as instituições mantêm níveis confortáveis de capitalização e liquidez, além de provisões consideradas adequadas às perdas esperadas.

Os testes de estresse de capital e liquidez também indicaram robustez do sistema bancário diante de cenários adversos.

A avaliação da instituição, portanto, é de que a deterioração de parte das carteiras de crédito merece acompanhamento, mas não representa atualmente um risco relevante para a estabilidade financeira.

Relatório aborda endividamento, crédito e segurança digital

Além do panorama do sistema financeiro nacional e internacional, o REF reúne análises sobre as infraestruturas do mercado financeiro e os resultados da pesquisa de estabilidade financeira.

Entre os temas específicos desta edição estão:

  • Crédito consignado privado;
  • Endividamento das famílias e estabilidade financeira;
  • Condições sustentáveis para a oferta responsável de crédito no Brasil;
  • Responsabilidades e incentivos em arranjos de pagamentos;
  • Incidentes cibernéticos e medidas preventivas;
  • Exposição do crédito aos riscos relacionados à natureza.

Os assuntos abordados ampliam a análise dos fatores que podem afetar a estabilidade financeira, incluindo o endividamento, a concessão de crédito, a segurança das operações e os riscos ambientais.

fonte BC

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo