Servidores municipais de Hortolândia, que atuam na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, participaram do II Fórum do Serviço Especializado em Abordagem Social, na Câmara de Vereadores de Indaiatuba. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Indaiatuba no último dia 10 deste mês, abordou o tema da “População em Situação de Rua; Construindo Laços, Inter proteções, Intersetorialidade e Família”. O assunto foi abordado pelo psicólogo Leonardo Duarte Santos.

A equipe que participou do Fórum faz parte das equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e CCS (Centro de Convivência Social) da Prefeitura de Hortolândia.

“O serviço de abordagem social atua com a perspectiva de elaboração de novos projetos de vida. Para tanto, a equipe busca a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreçam o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas. A abordagem social constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. Por isso, é fundamental a participação em atividades deste nível, que proporcionem aos servidores municipais uma troca de experiências entre profissionais de outras áreas e cidades,” destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

Operação Inverno

A Prefeitura de Hortolândia lançou, no dia 10/07, a “Operação Inverno”, para retirar do frio pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo numa entidade social parceira, a Esprançar, no Remanso Campineiro. Até o momento 11 já aceitaram o socorro oferecido pela Administração Municipal, seis conseguiram retirar documentos pessoais e duas voltar para a cidade de origem.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPrefeitura entrega certificados de cursos de desenvolvimento profissional
Próximo artigoPosto de Atendimento ao Trabalhador oferece 22 vagas de emprego