Connect with us

Nossa Cidade

Reaproveitamento correto de resíduos de poda é tema de capacitação de servidores

Publicado

em

A fim de aprimorar o processo de compostagem do material proveniente de poda de árvores e evitar queimadas em Hortolândia, a Prefeitura promoveu capacitação, voltada à Equipe de Fiscalização e aos agentes ambientais do município. O grupo visitou a Área de Transbordo e Triagem de Poda e Galhos, no Jd. São Felipe, nesta quarta feira (25/09). A área pública de 1.000 metros quadrados é autorizada a receber resíduos de capina, poda e supressão de exemplares arbóreos, provenientes da limpeza pública da cidade, que são reaproveitados no processo de compostagem. 

A ação de sensibilização e orientação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atende a diretivas do PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), no qual a Prefeitura está inscrito. O programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável.

“A iniciativa tem como objetivo  estabelecer  medidas de tratamento de tais resíduos de forma sustentável, para que sejam reaproveitados no processo de compostagem, fornecendo adubo orgânico para os plantios da cidade, bem como à população, através do Viveiro Municipal. A iniciativa do reaproveitamento contribui para minimizar queimadas, principalmente nas áreas de chácaras, onde moradores têm o hábito de varrer as calçadas e atear fogo nos resíduos, gerando consequências prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, interlocutora do  Programa Estadual Município VerdeAzul no município. 

Para Ricardo Zanoni, coordenador da Equipe Ambiental, a ação visou transmitir à equipe os conhecimentos necessários para instruir os moradores da cidade de que não há necessidade de queimar resíduos reaproveitáveis. “Esse trabalho combaterá os atos de queimadas e os grandes desperdícios dos resíduos, que poderão ser reaproveitados para compostagens no Viveiro, e posteriormente, em canteiros, hortas, jardins e plantios de diversos exemplares de árvores, no município”, destacou Zanoni. 

Uma opção de descarte correto de resíduos que a equipe reforçará junto à comunidade é a condução de galhos e outros resíduos provenientes de poda ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho e outros resíduos recicláveis) Orestes Ôngaro, localizado na Rua Rio Pardo, 05. O espaço funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Município VerdeAzul

O PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”, segundo o site do programa. O ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

 

Conheça as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1. Município Sustentável

2. Estrutura e Educação Ambiental

3. Conselho Ambiental

4. Biodiversidade

5. Gestão das Águas

6. Qualidade do Ar

7. Uso do Solo

8. Arborização Urbana

9. Esgoto Tratado

10. Resíduos Sólidos

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia conclui semana com mutirão da Operação Tapa-Buraco, limpeza e poda do mato

Publicado

em

Ações foram realizadas em diversas regiões da cidade

As equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (14/01), as etapas da Operação Tapa-Buraco. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o começo da semana, os trabalhos foram realizados todos os dias em diferentes regiões da cidade. No Jardim Adelaide, a etapa aconteceu na rua Orlando Singorelli. A rua Vereador Antonio de Melo Costa, no Jardim Santa Emília, também recebeu a operação

Já no Jardim Santa Esmeralda, as ruas Pérola e Diamante, que margeiam a Rodovia dos Bandeirantes, foram as beneficiadas com o trabalho. “Nesta última etapa da semana, priorizamos as vias com mais movimento e que dão acesso à Rodovia dos Bandeirantes já que, por ali, passam diariamente muitos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Com o solo molhado das chuvas desta semana, estes serviços preventivos continuarão acontecendo para evitar erosões e afundamentos. As ruas residenciais e com menor movimento também receberão a ação”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

MAIS ZELADORIA

A Administração Municipal também continuou o mutirão de zeladoria com poda do mato e limpeza nas unidades de saúde e em outros espaços públicos. Na manhã desta sexta-feira, o serviço foi concentrado na  UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação acontece para evitar o crescimento do mato é para manter o local limpo e em boas condições para receber a população.

Além disso, a ação também foi realizada nas áreas interna e externa do Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro. O mutirão continuou também em áreas verdes localizadas próximas ao Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão que margeia a avenida Joaquim Martarolli e na parte onde máquinas trabalham na construção de um novo viário, entre o Jardim Novo Cambuí e o Jd. São Sebastião. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vem aí V Conferência Municipal da Igualdade Racial de Hortolândia

Publicado

em

A partir do dia 12 deste mês, quem tiver interesse no assunto e quiser contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas do município, pode acessar o site da Prefeitura hortolandia.sp.gov.br para enviar propostas e sugestões.


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica na Rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro, disponibiliza uma ficha para ser preenchida e entregue lá mesmo com as propostas.


A V Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étinico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós” e será realizada no próximo dia 29, das 8h às 16h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, o Remanso Campineiro.

Para participar da etapa preparatória acesse o link e de a sua contribuição. https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer neste fim de semana

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que os imunizantes cheguem neste sábado (15/01) 

A Prefeitura de Hortolândia informa que está previsto o envio do primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer pelo governo estadual neste sábado (15/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber 1.150 doses para a vacinação contra a COVID de crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a vacinação no município será iniciada para crianças com comorbidade, conforme protocolo determinado pelo governo estadual. 

Em virtude da necessidade da organização logística, a Secretaria de Saúde salienta que não é possível iniciar a vacinação já na segunda-feira (17/01). Além disso, por se tratar de um imunizante diferente, é necessária a capacitação técnica das equipes de vacinação. Esta atividade será realizada na terça e quarta-feira (18 e 19/01). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (19/01), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini). Já na quinta-feira (20/01), a vacinação acontecerá na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação será realizada mediante agendamento no site da Prefeitura. A expectativa inicial é que sejam aplicadas 250 doses por dia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares