Nossa Cidade

Projeto online busca desfazer mitos sobre a história de Hortolândia

Por que Hortolândia tem este nome? Se você tem curiosidade em saber qual o verdadeiro motivo que originou o nome do município, a resposta pode ser conferida no projeto online “Conhecendo a história da cidade de Hortolândia”, que será exibido no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). O projeto consiste em uma série de seis vídeoaulas. A primeira será exibida, nesta sexta-feira (02/07), às 20h. O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.   

De acordo com a historiadora e pedagoga Julia Rany Campos Uzun, responsável pelo projeto, o objetivo é apresentar, por meio de pesquisas históricas, o desenvolvimento da região onde o município está localizado e mostrar suas transformações desde o período colonial, a chegada do telégrafo e da ferrovia, a transformação de Jacuba em distrito de Sumaré, a emancipação de Hortolândia até chegar os dias atuais. Ao longo desse panorama histórico, a historiadora explica que procura desfazer alguns mitos sobre a história de Hortolândia. Um deles é a origem do nome do município. 

Anuncio


Confira abaixo a programação das seis vídeoaulas:

– 02/07: Episódio 1 – Origens:

O público conhecerá o início da ocupação da região de Quilombo e do Ribeirão do Engano, por meio das doações de terras pelas cartas de sesmarias, que levaram à abertura dos primeiros caminhos para os tropeiros, dando origem às áreas de Terra Preta e Jacuba.

– 09/07: Episódio 2 – A Ferrovia:

Este episódio abordará as transformações sofridas na região na segunda metade do século XIX, que determinaram sua integração à Vila de São Carlos (atual Campinas) por meio do posto telegráfico, instalado em Jacuba em 1896, e posteriormente pela estação ferroviária, que chegou na mesma região em 1917.

– 16/07: Episódio 3 – Urbanização:

Este episódio mostrará os efeitos da chegada da ferrovia nas regiões de Jacuba e Terra Preta, indicando o início do processo de loteamento destas regiões, a intensificação da ocupação e o fortalecimento das demandas locais.

– 23/07: Episódio 4 – Hortolândia se transforma em distrito de Sumaré:

Neste episódio será explicado como a região de Jacuba deixou de pertencer à Campinas e tornou-se dependente de Sumaré, transformando-se em distrito e passando a se chamar Hortolândia. Também vamos descobrir por que o novo nome foi escolhido para a região.

– 30/07: Episódio 5 – A Emancipação:

O quinto episódio apresentará o processo de lutas pela transformação do distrito de Hortolândia em uma cidade independente, finalizado por meio de um plebiscito popular em 1991.

– 06/08: Episódio 6 –Hortolândia Hoje:

O último episódio faz um balanço sobre as conquistas de Hortolândia em seu aniversário de 30 anos de existência como município independente, apresentando os pontos principais da cidade na atualidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo