Nossa Cidade

Programação da Prefeitura celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

programação da semana do meio ambiente 2013 na cidade de hortolandia

Além do plantio de árvores, da distribuição de sementes e de palestras, haverá atividades de lazer, como o passeio de pedalinho

Anuncio


Que impacto as nossas escolhas, na área da alimentação, causam ao ambiente? Com o intuito de levar os munícipes a refletir sobre o tema, a Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, elaborou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece na próxima quarta-feira dia (05/06).

As atividades de conscientização, orientação e práticas visando à proteção e conservação do meio ambiente, acontecem nos dias 5, 6 e 7 de junho no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e na ETEC (Escola Técnica Estadual – Centro Paula Souza).

O secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, participa da abertura da Semana no dia 5, às 9h, no parque Irmã Dorothy, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Depois, haverá um momento de reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, seguido de palestra e oficina prática sobre “Compostagem doméstica” e visita monitorada ao parque, que já se tornou referência de lazer e turismo na cidade. As atividades se repetem à tarde. A diferença fica por conta da peça teatral “Corra que a Dengue vem aí”, marcada para as 14h10. Entre 9h e 17h, a Administração disponibiliza pedalinhos para que os visitantes possam passear na lagoa. Além de orientar sobre o programa Descarte Consciente, os agentes ambientais farão distribuição de sementes de hortaliça.

Nos dias seguintes, as atividades acontecem na ETEC Hortolândia, localizada na Rua Capitão Lourival Mey, 750, no Jd. Santana. Às 9h, haverá palestra sobre o descarte de resíduos e a preservação da fauna. Às 10h, acontece plantio de árvores e disponibilização do recipiente para o descarte de eletrônicos, da campanha promovida pela Prefeitura. Às 14h30, o Grupamento Municipal de Proteção Ambiental apresenta as suas ações.

Alimentação e meio ambiente

O tema deste ano, “Pensar, comer, conservar: diga não ao desperdício”, foi definido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O intuito é diminuir a significativa quantidade de alimentos, próprios para o consumo, desperdiçada por consumidores e comerciantes. Desperdício que é ainda mais preocupante, se considerada a quantidade de seres humanos que passam fome nos países e nas regiões mais empobrecidas do planeta.

“Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastadores para o meio ambiente, ‘Pensar, Comer e Conservar’ incentiva as pessoas a se conscientizarem do impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “É importante que a população perceba o poder das decisões e iniciativas coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, reciclar e descartar de forma correta os resíduos, contribuindo desta forma com os impactos causados ao meio ambiente”, orienta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado anualmente, no dia 5 de junho, a partir de 1972. A data foi estabelecida para promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente a fim de alertar o público mundial e os governantes com relação aos perigos de negligenciarmos as tarefas de zelar pelo meio ambiente.

Confira a programação completa:

Semana do Meio Ambiente

Data: Quarta-feira (05/06)
Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang
Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima

MANHÃ

9h às 9h30 – Abertura
9h30às 9h40 – Momento de reflexão: Dia Mundial do Meio Ambiente
9h40 às 10h30 – Palestra e oficina prática: Compostagem doméstica
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 11h15 – Visita monitorada
11h15 – Encerramento

TARDE

14h às 14h10 – Momento de reflexão: Dia Mundial do Meio Ambiente
14h10 às 14h40 – Peça teatral “Corra que a Dengue vem aí”
14h40 às 15h40: Palestra e oficina prática: Compostagem Doméstica
15h40 às 16h – Intervalo
16h às 16h30 – Visita monitorada
16h30 – Encerramento

Passeio de pedalinho na lagoa das 9h às 17h
Orientação com os agentes ambientais sobre o programa Descarte Consciente e distribuição de sementes de hortaliças.

Data: Quinta-feira (06/06)
Local: ETEC- Centro Paula Souza
Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
10h às 10h30 – Plantio de árvores e disponibilização do recipiente para o descarte de eletrônicos
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

Data: Sexta-feira (07/06)
Local: ETEC- Centro Paula Souza
Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

 

Fonte: Ana Medina Neri/PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo