Nossa Cidade

Academia de Saúde começa a ser construída no Orestes Ôngaro

construção da academia da saude no bairro oroeste ongaro em hortolandia

Prefeitura investe em modelo de academia que proporciona cuidar da saúde com atividades monitoradas

Anuncio


A região do Orestes Ôngaro ganhará mais um ambiente aliado para melhorar a qualidade de vida da população.Uma academia de saúde começou a ser construída no bairro, com investimento de aproximadamente R$ 120 mil. A obra, que deve ser concluída em 10 meses, terá academia ao ar livre e quiosque para práticas de atividades físicas monitoradas. Aulas de ginástica localizada, Lian Gong (ginástica chinesa), alongamento e outras ações ligadas à saúde serão realizadas no local, diariamente.

A implantação de Academia de Saúde é uma realização do programa Viva Mais e Melhor, ação da Secretaria de Governo que envolve todas as demais secretarias municipais com o objetivo de prevenir doenças e promover práticas e hábitos saudáveis. De acordo com o diretor de Promoção de Saúde, Rodrigo Freire, a programação realizada na Academia será monitorada pela Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. “Vamos contar com parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, que nos cederá profissionais de educação física. Mas o objetivo não será condicionamento físico, mas qualidade de vida”, destacou Freire.

O espaço, em construção na Rua Domingos Batista de Souza, contará com quiosque coberto, piso intertravado e pista de caminhada. As obras incluem, ainda, pintura, instalação elétrica e iluminação, o que permitirá o uso da academia para atividades noturnas. “Será um grande ganho para a população”, avaliou o diretor de Promoção de Saúde.

Novo modelo de Academia em Hortolândia

A Academia de Saúde usa os mesmos conceitos da Academia ao Ar Livre, que já existe em 25 pontos da cidade. A diferença será a realização de atividades monitoradas com o objetivo de prevenir doenças. Nas academias ao ar livre, o monitoramento ocorre no sentido de orientar os usuários sobre a forma correta de usar os equipamentos para condicionamento físico. Já na Academia de Saúde, a intenção é atingir um público diferenciado, encaminhado pela unidade de saúde do bairro, como grupos de hipertensos, diabéticos e de combate ao tabagismo. Por meio da programação diária e da prática de exercícios, a meta é melhorar a condição da saúde da pessoa, incentivando-a para a prática de hábitos saudáveis.

Viva Mais e Melhor

O programa de governo Viva Mais e Melhor vai além do tratamento de doenças. As atividades têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira, com atitudes simples e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.

Por: Sandra Alyne/PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo