Nossa Cidade

Academia de Saúde começa a ser construída no Orestes Ôngaro

construção da academia da saude no bairro oroeste ongaro em hortolandia

Prefeitura investe em modelo de academia que proporciona cuidar da saúde com atividades monitoradas

A região do Orestes Ôngaro ganhará mais um ambiente aliado para melhorar a qualidade de vida da população.Uma academia de saúde começou a ser construída no bairro, com investimento de aproximadamente R$ 120 mil. A obra, que deve ser concluída em 10 meses, terá academia ao ar livre e quiosque para práticas de atividades físicas monitoradas. Aulas de ginástica localizada, Lian Gong (ginástica chinesa), alongamento e outras ações ligadas à saúde serão realizadas no local, diariamente.

A implantação de Academia de Saúde é uma realização do programa Viva Mais e Melhor, ação da Secretaria de Governo que envolve todas as demais secretarias municipais com o objetivo de prevenir doenças e promover práticas e hábitos saudáveis. De acordo com o diretor de Promoção de Saúde, Rodrigo Freire, a programação realizada na Academia será monitorada pela Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. “Vamos contar com parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, que nos cederá profissionais de educação física. Mas o objetivo não será condicionamento físico, mas qualidade de vida”, destacou Freire.

O espaço, em construção na Rua Domingos Batista de Souza, contará com quiosque coberto, piso intertravado e pista de caminhada. As obras incluem, ainda, pintura, instalação elétrica e iluminação, o que permitirá o uso da academia para atividades noturnas. “Será um grande ganho para a população”, avaliou o diretor de Promoção de Saúde.

Novo modelo de Academia em Hortolândia

A Academia de Saúde usa os mesmos conceitos da Academia ao Ar Livre, que já existe em 25 pontos da cidade. A diferença será a realização de atividades monitoradas com o objetivo de prevenir doenças. Nas academias ao ar livre, o monitoramento ocorre no sentido de orientar os usuários sobre a forma correta de usar os equipamentos para condicionamento físico. Já na Academia de Saúde, a intenção é atingir um público diferenciado, encaminhado pela unidade de saúde do bairro, como grupos de hipertensos, diabéticos e de combate ao tabagismo. Por meio da programação diária e da prática de exercícios, a meta é melhorar a condição da saúde da pessoa, incentivando-a para a prática de hábitos saudáveis.

Viva Mais e Melhor

O programa de governo Viva Mais e Melhor vai além do tratamento de doenças. As atividades têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira, com atitudes simples e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.

Por: Sandra Alyne/PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98