Nossa Cidade

Profissionais da rede municipal participam de curso de extensão da Universidade Federal da Bahia sobre educação integral

Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participam, nesta quarta-feira, (31/03), às 18h30, da primeira aula do curso online de extensão “Educação Integral e Democracia: interfaces, convergências e urgências”, oferecido pelo Observatório Nacional de Educação Integral e disponibilizado graças à parceria entre a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover reflexões sobre a educação integral no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede.  Hortolândia conta com o programa de Educação Integral desde 2017, que atualmente beneficia aproximadamente 2.700 estudantes, do 1° ao 5° ano.

O curso de extensão, inteiramente gratuito, terá encontros mensais, entre março e novembro de 2021, em formato remoto e on-line. São 120 horas/aulas, ministradas por professores e convidados. Além de receberem certificado de participação, os alunos inscritos terão acesso a conteúdos variados para o estudo dos temas, via plataforma virtual de aprendizagem da UFBA. 

Anuncio


O primeiro encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da TV Undime Bahia (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação-BA). Para acessar, basta clicar nos seguintes links: (YouTube) https://youtu.be/Tl-laOZT3eM e (Facebook) https://www.facebook.com/webtvundimebahia. Quatro pesquisadoras debaterão sobre a “Educação Integral e Desenvolvimento Humano: condições para sociedades democráticas” – como organizadoras, a Profª Elvira Souza Lima e a Profª Drª Jaqueline Moll, e como convidadas, a Profª Maria José e a Profª Iamara Junqueira. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia houve mais de 300 pré-inscrições para o curso, que tem como público-alvo os profissionais da educação, tais como diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e agentes educacionais. A proposta é construir uma série de debates acerca dos principais temas da educação integral para contribuir com o enfrentamento e impacto da pandemia nas comunidades escolares.

“É um grande ganho para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a oportunidade de ter os profissionais da educação participando do curso de extensão junto ao Observatório Nacional de Educação Integral por meio da UFBA. Trata-se de um ciclo de formações, que visa o debate da concepção da educação integral articulada com a prática apresentada por alguns municípios. É um espaço formativo privilegiado que irá contribuir para a formação, reflexão, ampliação e fortalecimento das ações da educação integral na rede municipal de Hortolândia”, ressalta a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz.

Confira os participantes do Fórum de Debate:

Profa. Elvira Souza Lima (Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Tem várias publicações, entre elas “A criança pequena e suas linguagens”, “Quando a criança não aprende a ler e escrever”, “Práticas culturais e aprendizagem”, “Brincar para quê?” e “Conhecendo o adolescente”.

Profa. Dra. Jaqueline Moll (Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Membro fundadora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral).

 

Relatos de Experiências: 

Santos/SP – Profa. Maria José

Caetité/BA – Profa. Iamara Junqueira

 

Links para a participação Web TV Undime Bahia:

YouTube – https://youtu.be/Tl-laOZT3eM

Facebook – https://www.facebook.com/webtvundimebahia

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo