Mais de mil profissionais da educação de Hortolândia participaram, na noite dessa segunda-feira (28/06), do 7° encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, promovido pela Prefeitura. O evento, via plataforma Zoom, enfocou a “Relação com o saber numa escola-outra”. O tema foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é parte integrante do ciclo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade. Para rever o debate, basta clicar aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

A abertura do encontro online foi feita pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Colevate, que agradeceu a presença do convidado e dos profissionais da educação presentes. Ela falou sobre a importância do “Percurso de webinários: Educação na Rede”, encontro online que acontece desde o início do ano letivo, trazendo convidados e promovendo um espaço de reflexões sobre educação. Destacou ainda a parceria com a UFSCar, cuja pós-graduação formou mais de 70 profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia, no primeiro semestre.  

Na sequência, o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva apresentou o tema “Relação com o saber numa escola-outra”. Logo no início da palestra, abordou conceitos e questionamentos levantados na obra e pesquisa de Bernad Charlot, que permeiam o projeto de “Escola-Outra”. Falou sobre as perspectivas distintas da escola normativa e a da escola atual, que se baseia na proposta de trabalhar com o conteúdo que o aluno deseja aprender e como algumas escolas e instituições acreditam na aplicação de ambas, mas enfrentam grandes dificuldades ao tentar colocar as duas antropologias em consonância. 

Em seguida, fez uma crítica à sociedade atual, que acredita na formação para o mercado de trabalho, ressaltando que o conceito de “escola outra” está atrelado à necessidade de subverter a lógica do pensamento econômico e político para formar seres humanos em favor de um projeto de vida.

“Uma escola outra é uma escola onde nossos saberes e formas de aprender são postos à prova. Uma escola na qual a gente construa uma pedagogia para os nossos tempos começando a perguntar para nossas crianças o que elas querem ser, quem elas querem ser”, ressaltou o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva. 

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. 

Dupla programação

Logo após o webinário, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, disponibilizou o link para o encontro online “Em Defesa da Escola Pública”, promovido pela FEUSP (Faculdade de Educação da USP). O encontro contou com a presença do Prof. Emérito da Univ.8 de Paris e UFS (Universidade Federal de Sergipe) Bernad Charlot, que abordou o tema “Educação e Barbárie”. 

O convidado é Doutor em Educação, voluntário na UFS, onde é membro do curso de Pós-Graduação em Educação e co-líder do Grupo de pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Importante autor e pesquisador francês, tem livros publicados e traduzidos em 18 países. O evento voltado a estudantes e profissionais da educação básica pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=jsP66YsQ0-Q.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorHortolândia registra cerca de 1.200 vagas de emprego criadas nos primeiros cinco meses deste ano
Próximo artigoRegião Central ganha rotatória e reforço na sinalização de solo