“ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desafios e oportunidades” foi tema do sexto encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (17/06), via plataforma Zoom. Mais de dois mil profissionais da educação no município participaram do evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e parte integrante do ciclo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade.

A abertura do encontro online foi feita pela secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz, que agradeceu a presença e o trabalho de todos os profissionais da educação e ressaltou a importância dos encontros como momentos de aprendizado e troca de experiências. A secretária ainda falou sobre o tema, ressaltando que seguir os ODS não é apenas uma missão necessária ao meio ambiente, como também uma missão que visa à melhoria na qualidade de vida de todos. 

Para dar início a palestra, a pedagoga integrante do grupo de pesquisa e desenvolvimento da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, Maybe Lordano de Freitas, apresentou a proposta criada a partir da Agenda 2030 das Nações Unidas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao todos são 17 objetivos independentes entre si, porém interligados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. A ideia da proposta é impulsionar e promover ações para acabar com a pobreza, proteger o clima e o meio ambiente e garantir paz e prosperidade a todos. 

Em seguida, a convidada falou sobre as ações e projetos do município que são parte integrante dos ODS. Entre eles destacou a Educação Integral, o Banco de Alimentos de Hortolândia, o Projeto de enfrentamento e prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes, o Projeto de Segurança Alimentar, entre outros. Segundo a pedagoga, as ações regionais são essenciais e um importante começo para alcançar a agenda 2030. 

“Essa agenda funciona como um guia norteado para todas as esferas governamentais: federal, estadual, municipal. E o município que realiza esse gerenciamento fortalece uma cultura sustentável, social, ambiental e também cultural. Ele é a peça fundamental para diminuir as desigualdades e garantir qualidade de vida a todos”, ressalta a profissional. 

Na sequência da apresentação, a segunda convidada da noite, a pedagoga e coordenadora de Projetos Ambientais do Centro de Formação para Profissionais da Educação “Paulo Freire”, Juliana Santos Borelli, falou sobre os projetos de Meio Ambiente desenvolvidos nas unidades escolares. A profissional fez um breve histórico de como os projetos ganharam força, abordou os desafios superados e conquistas alcançadas. Ao final, mostrou como atualmente os projetos envolvem toda a comunidade escolar, se tornando parte integrante da proposta pedagógica das escolas e ferramentas para alcançar os ODS. 

“Esse trabalho é muito significativo, a soma de todos os esforços dos nossos profissionais nos projetos de conscientização e sensibilização sobre o meio ambiente é muito importante para despertar nos alunos esse sentimento de pertencimento e responsabilidade. Nós podemos desenvolver neles essa capacidade de atuação sobre o mundo e colocá-los como agentes de transformação”, destaca Juliana. 

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresenta aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. Para ter acesso ao encontro dessa quinta-feira, (17/06), clique aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anterior2 vaga(s) abertas para Estágio Ensino Médio para trabalhar em Hortolândia
Próximo artigoPrefeitura de Hortolândia realiza vacinação contra a COVID-19, neste sábado (19/06)