A Prefeitura de Hortolândia continua as ações de manutenção, zeladoria e limpeza na praça A Poderosa, uma das principais áreas de lazer de Hortolândia, localizada no Jardim Rosolém. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, durante a semana, foram realizadas vistorias e fiscalizações nas redes de esgoto e águas pluviais implantadas na praça. O objetivo da ação, além de manter o correto funcionamento destas redes, é evitar ligações irregulares que possam danificar o meio ambiente e entupimentos que causem rompimentos e infiltrações no solo. 

O trabalho de fiscalização da Prefeitura nos sistemas de esgoto e águas pluviais contribuem para que o município atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

O trabalho faz parte de um pacote de serviços da Administração Municipal para a recuperação da área de lazer. Periodicamente, a praça Poderosa recebe mutirão de poda do mato  e limpeza. No início deste mês, o prefeito Zezé Gomes visitou o local para uma vistoria prévia. Nos próximos dias, a praça também passará por poda de árvores, além de pintura da arquibancada, dos bancos de descanso e de todo o entorno. O objetivo é revitalizar o espaço para atividades culturais e fomentar o comércio, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a ideia é fazer no espaço pinturas grafittis que expressam a arte das ruas, além de outras intervenções artísticas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação prepara um edital para a convocação de comerciantes que queiram utilizar o espaço para comercialização de produtos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos fará a reforma e manutenção da área.

ILUMINAÇÃO

Outra ação que contribuirá para a revitalização da praça é a implantação de sistema de iluminação modernizado. Ruas, avenidas e as áreas públicas da cidade também recebem investimento em modernização do sistema de iluminação. Este trabalho já  foi concluído no Parque Chico Mendes, na região Central e no Parque Socioambiental do Jardim Novo  ngulo. Atualmente, o serviço está em andamento no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) . 

MAIS SERVIÇOS NAS REDES DE ESGOTO

Além da praça A Poderosa, durante a semana, as equipes da Prefeitura realizaram ações para correto funcionamento e manutenção das redes de esgoto no Parque do Horto, Remanso Campineiro, Parque Gabriel, Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Santa Rita de Cássia, Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, Jardim Campos Verdes, Jardim Amanda e bairro Chácaras Recreio Alvorada, onde está em andamento a implantação da rede em algumas ruas.