20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura prepara egressos e apenados para voltar ao mercado de trabalho

 

Oferecer uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e, sobretudo, para recomeçar a vida. É com este objetivo que a Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta terça-feira (21/05), as aulas do programa “Time do Emprego” para uma turma de sete aprendizes, formada por egressos e apenados que cumprem penas alternativas. A seleção dos aprendizes foi feita pela CAEF (Central de Atenção ao Egresso e Família) e CPMA (Central de Penas e Medidas Alternativas), ambos órgãos vinculados à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania do governo estadual. As aulas são de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30, no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

Parceria da Prefeitura com a SERT (Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho), o programa oferece qualificação para trabalhadores em busca de emprego ou de reinserção no mercado de trabalho. 

De acordo com a coordenadora do programa, Gisleine Leite, responsável por ministrar as aulas, os participantes aprendem como elaborar currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também são abordados temas como planejamento financeiro, empreendedorismo, gerenciamento de crise, técnicas e ferramentas de busca de emprego, entre outros. 

Para a aprendiz M.S.S., de 44 anos, participar das aulas é uma oportunidade de retomar os estudos. “Eu gosto de estar sempre aprendendo coisas novas. E, como eu quero voltar a trabalhar, tenho que me atualizar”, ressalta. A aprendiz conta que pretende atuar na área de culinária ou estética e beleza. 

O aprendiz M.M.T., de 60 anos, conta que participar do programa significa a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. Ele conta que seu grande desejo é voltar a trabalhar. “É importante você aprender para melhorar a cada dia”, destaca. As aulas vão até o dia 10 de junho. A formatura está prevista para o dia 12 de junho.

De acordo com a coordenadora Gisleine Leite, quem quiser participar da próxima turma do Time do Emprego já pode se inscrever. Os interessados devem ir ao HORTOFÁCIL. É necessário preencher a ficha de inscrição e apresentar os documentos Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Podem participar pessoas a partir de 16 anos de idade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98