Ação faz parte da força-tarefa iniciada pela Administração após as chuvas do final de semana

A Prefeitura de Hortolândia realiza serviços de manutenção e limpeza em diversas regiões da cidade. Nesta quinta-feira (29/11), equipes da Administração retiraram lixo, restos de entulho e podaram o mato no entorno do córrego do Jardim Ricardo, próximo à loja automotiva Scap Center. O objetivo é evitar novos alagamentos.

De acordo com o Departamento de Serviços Urbanos, o trabalho dá continuidade à força-tarefa, implantada no início desta semana, para recuperar diversos espaços do município, após as fortes chuvas que atingiram a cidade no final de semana passado.

“A recuperação e a limpeza das áreas verdes e espaços públicos de Hortolândia continua. As correntezas levaram muito lixo ao córrego e estamos tomando essas medidas paliativas para evitar novas situações de alagamentos. Pedimos também a colaboração da população para descartar corretamente o lixo e entulho. Esse ato já ajuda muito a conter os alagamentos nos dias chuvosos desta temporada”, explica o gerente de manutenção da Prefeitura de Hortolândia, Domingos Pereira Filho.

Na mesma região, a Administração recupera a calçada e o talude, terreno inclinado que limita o aterro e garante a estabilidade da via, na rua Orlando Giraldelli, próximo à ponte do Rosolen. Também no final de semana passado, após as chuvas, a força da água rompeu tubulações, causando infiltrações e buracos no local.

“A calçada foi destruída com o rompimento das tubulações de águas pluviais, que causaram as infiltrações. Estamos com o maquinário identificando essas infiltrações para consertar as tubulações, arrumar a via e a calçada. O serviço será concluído em duas semanas”, explica Domingos.

Ainda de acordo com o Departamento de Serviços Urbanos, este serviço tem como objetivo evitar novas infiltrações no local, que possam causar mais alagamentos e afundamento do solo.

LIMPEZA

No Jardim Boa Esperança, a Prefeitura concluiu a limpeza em uma área localizada entre as Ruas 9 e 17. Foram retirados lixo e entulho descartados irregularmente. Após as chuvas do final de semana, foram encontrados no local diversos materiais como sofás, colchões e madeiras. De acordo com a Administração Regional, a limpeza é o primeiro passo para a total recuperação do espaço.

Na Vila Real, a Prefeitura realizou a limpeza e a poda do mato nas avenidas Ana Amélia Basso Breda e São Francisco de Assis. O serviço também foi concluído na rua Frederico da Costa Alves.

Já no Jardim Amanda, equipes limparam e podaram o mato das principais vias do bairro. De acordo com a administração regional, na próxima semana, será realizada a pintura das guias nessas vias. O mesmo trabalho foi realizado na parte interna da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro.

“Todos esses serviços de limpeza, retirada de lixo, entulho e a poda do mato são reforçados também para evitar alagamentos. É muito importante que a população ajude o poder público, descartando corretamente lixo e entulho nos PEV´s e LEV´s distribuídos pela cidade”, explica o administrador regional do Jardim Amanda, Lairton Santos.

COLABORAÇÃO

A Administração pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulho em vias, terrenos e espaços públicos. Esta ação é crime ambiental e gera multa ao infrator. Os valores variam de R$ 160,43, a R$ 32.068, 00. Ao flagrar esta situação, pode ser feita uma denúncia por meio do WhatsApp (19) 99976-1840.

Carro fica parcialmente coberto em enchente na região do Rosolem