black-friday

Conforme levantamento laborado pela Ebit / Nielsen, na Black Friday, realizada em 23/11/2018, as vendas no País cresceram 9,40% em relação a 2017, movimentando cerca de R$ 3.050,0 bilhões, com as vendas no e-commerce atingindo 85,0%, cerca de R$ 2.600,0 bilhões do faturamento, e as vendas nas lojas físicas atingindo 15,0%, cerca de R$ 0.450,0 milhões do faturamento total dos R$ 3.050,0 bilhões.

A movimentação em Campinas e Região chegou aos R$ 300,0 milhões, com 80,0% nas vendas digitais, cerca de R$ 240,0 milhões, e 20,0% nas lojas físicas, cerca de R$ 60,0 milhões.

O ticket médio (valor médio da compra) atingiu R$ 608,0, cerca de 8,0% sobre 2017, enquanto o número de pedidos atingiu 4.270 milhões, cerca de 13,0% sobre 2017.

As compras mais procuradas na Black Friday foram: smartphones, celulares, TV’s, passagens aéreas, eletroeletrônicos, vestuário e calçados, e também, livros e brinquedos.

O destaque nas reclamações continua sendo a “propaganda enganosa” e “maquiagem de preços”, que lideram os principais motivos nas queixas.

Laerte Martins 
Economista / Diretor – ACIC