Ação será realizada na UBS Orestes Ongaro 

A Prefeitura de Hortolândia encerra, nesta quinta-feira (25/07), a campanha “Julho Amarelo” de teste da Hepatite C em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Nesta quinta-feira, a ação será na UBS Orestes Ôngaro. O objetivo da campanha é de ajudar no diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura do paciente. De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBSs já realizam, rotineiramente, o teste rápido da doença. 

Neste ano, Hortolândia diagnosticou oito pacientes com a doença. No total, 116 pacientes realizam acompanhamento no município. A medicação é distribuída, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde nas Farmácias de Alto Custo.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é neste domingo (28/07). As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E). As Hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para Hepatite C e tratamento para Hepatite B. Até o momento, não há vacina para a Hepatite C. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da Hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose.

A Hepatite é transmitida pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. As formas de prevenção incluem, além da vacina, medidas para evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes e usar sempre preservativo nas relações sexuais. A realização de tatuagens, a colocação de ‘piercings’ e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.

A unidade de referência para testagem e tratamento de Hepatites, de Sífilis e HIV em Hortolândia é o CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), localizado na rua Ernesto Bergamasco, 262, Vila Real. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, qualquer unidade de saúde da cidade está apta a realizar os Testes Rápidos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorProjeto da Prefeitura visa empoderar mulheres em vulnerabilidade social
Próximo artigoQuarteto Cultura e Carla Tosetto são atrações do “Happy Quinta”