Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura e Sabesp alertam sobre uso consciente da água durante o período de estiagem

Publicado

em

Banner

Hortolândia não registra grandes volumes de chuva desde o dia 6 de março. De acordo com a Defesa Civil, órgão da Prefeitura, naquela data choveu aproximadamente 40 milímetros. Já neste mês de abril, foram registrados volumes insignificantes de chuva no município: dia 7 deste mês foram 11,5 milímetros; dia 18 de abril, 9 milímetros. Com quase dois meses sem grandes volumes de precipitação na cidade e em toda a região, os reservatórios que abastecem a cidade passam por um período de escassez e, para o problema não se tornar ainda maior, é importante a colaboração da população na hora de consumir água.

A água que abastece Hortolândia vem do Rio Jaguari, de um ponto de captação há 20 quilômetros, localizado em Paulínia. A água bruta é tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) (foto), localizada no Jd. Boa Esperança. De lá, a água é distribuída para reservatórios espalhados por vários bairros da cidade. Porém, sem previsão de grande volume de chuva nos próximos dias e com a chegada do período de estiagem, o uso consciente da água é a melhor maneira para proteger a água, importante recurso natural.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) parceira da Prefeitura no abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto em Hortolândia, realiza ações para informar e conscientizar a população sobre o consumo da água. Segundo o órgão Estadual, simples ações no dia a dia contribuem para o enfrentamento deste período.

O Pura (Programa do Uso Racional da Água Sabesp) tem um manual com alguns números interessantes que mostram a necessidade do uso consciente. Exemplos não faltam. Uma torneira mal fechada na pia do banheiro ou da cozinha, por exemplo, desperdiça de 40 a 130 litros de água por dia. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou fazer a barba evita o desperdício de 79 litros de água em um apartamento. Outras ações, como não jogar papel higiênico no vaso sanitário, fechar a torneira enquanto se ensaboa a louça ou o chuveiro na hora de ensaboar o corpo também são simples ações pelas quais a natureza “agradece”.

E não é só dentro de casa que pode se economizar no uso de água. Usar a vassoura para varrer a calçada em vez de lavá-la gera uma economia de até 279 litros de água. Usar um balde para lavar o carro e não a mangueira, como é de costume, evita o desperdício de até 176 litros de água. Na parte hidráulica da residência, estar atento a vazamentos também contribui com a economia de água.

“A Sabesp tem trabalhado com os folhetos digitais, que estão sendo enviados maciçamente para grupos de WhatsApp e emails, além de uma campanha no Youtube. Essa linha de comunicação, se bem entendida e praticada pela população, trará bons frutos para atravessarmos o período de estiagem que se inicia. Além disso, para as pessoas, significa economia no valor das constas de consumo”, explica Douglas Albuquerque Leite, Relações Públicas do órgão na Divisão de Gestão Comercial e Marketing – Unidade Capivari/Jundiaí.

OPERAÇÃO ESTIAGEM

Para proteger recursos naturais como a água, fazendo o uso consciente dela, é necessário que haja mudança com relação a certos hábitos, uma vez que, devido à diminuição do volume dos reservatórios e rios brasileiros, pode ocorrer racionamento de água e também falta de energia elétrica, já que grande parte da eletricidade no país é produzida por usinas hidrelétricas.

Neste período de atenção, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão da Casa Civil do Governo do Estado, prepara as diretrizes a serem repassadas aos municípios para que seja implantada a “Operação Estiagem 2021”, a partir do próximo sábado (01/05).  De acordo com a Defesa Civil do Estado, a estiagem é “o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas, e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias”.

Outro risco importante é o aumento do perigo de incêndios em matas e florestas e os focos de queimadas nas cidades. Em razão disso, a Defesa Civil de Hortolândia alerta sobre a importância da colaboração de todos, do Poder Público e da sociedade.  Se avistar fumaça suspeita ou em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia recepciona o primeiro Posto de Atendimento do Serasa para Certificado Digital

Publicado

em

Banner

Com agenda aberta a partir de hoje, a empresa Karnak distribuidor autorizado do Serasa Experian inaugura o primeiro Posto de Atendimento (PA) de Certificado Digital de Hortolândia/Sp.

Habilitado para vender, emitir e renovar de forma presencial os certificados digitais e-CPF, e-CNPJ, NF-e e demais ofertados pelo Serasa, o PA também oferece atendimento através da visita empresarial, por onde um de nossos operadores desloca-se até a sua empresa, proporcionando assim comodidade e agilidade a você nosso cliente.

A compra do seu certificado digital pode ser realizada através do link: https://serasa.certificadodigital.com.br/parceiro/karnak-hortolandia/ e/ou presencial em nosso PA. O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito.

O Posto de Atendimento fica situado a Rua Zacharias Costa Camargo, 350 Casa B – Sala 5 – Remanso Campineiro – Hortolândia/Sp ou se preferir pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp: (19) 9.98293-8734.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida da Emancipação recebe Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Banner

A avenida da Emancipação recebeu a Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/05), próximo à Havan.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação é necessária já que há a circulação de muitos ônibus na via, que por serem veículos pesados, acabam deteriorando o asfalto.

Além da avenida da Emancipação, a Operação Tapa-Buraco também foi concluída na rua Alberto Gomes, no Jardim das Paineiras, e na rua Manoel João da Silva, localizada na Vila Inema. As duas ruas são localizadas em áreas residenciais. A rua Guido Rosolém, via importante de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foi mais um local onde as equipes da Administração Municipal iniciaram a recuperação da malha asfáltica nesta segunda-feira. 

O trabalho continua nos próximos dias em outras regiões. Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares