Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura distribui cartilha sobre importância de parceria escola/família

Publicado

em

A importância de os pais acompanharem o desempenho escolar e conhecerem a proposta pedagógica das escolas motivou a Prefeitura de Hortolândia a confeccionar um material especial, com ilustrações e dicas valiosas sobre como a família pode dar este apoio. O guia de orientação familiar já está sendo entregue a todos os 23 mil alunos da rede municipal, tanto os matriculados na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, para que levem para casa e leiam com os pais.

A ação, idealizada pela Secretaria de Educação, faz parte das atividades do PIFE (Programa Interação Família Escola – Conhecer para Aprender), que há sete anos proporciona uma maior proximidade entre os responsáveis pelos alunos e os educadores. O material está sendo distribuído nas escolas de forma gradativa. A expectativa é que, até o final do mês, todos os alunos tenham recebido a cartilha.

A coordenadora pedagógica responsável pelo PIFE, Fernanda de Lourdes Freitas, explica que o material contém dicas de como as famílias podem se envolver com as atividades das crianças, tanto na escola quanto em casa. “São orientações práticas e simples, mas que representam ganhos importantes na educação das crianças”, avaliou.

“O PIFE tem trazido bons resultados para a educação das crianças, com maior participação dos alunos e ampliando a confiança dos pais nos educadores. Isso é possível devido a uma combinação de ações, sendo que uma das principais é a visita domiciliar, quando o professor vai até a casa do aluno para conhecer a rotina familiar e de estudos daquela criança”, explicou Fernanda. As visitas, aliadas à capacitação dos professores e rodas de conversa com os pais, colaboram para o desenvolvimento de novas políticas pedagógicas para o ambiente escolar.

“Acho muito interessante este projeto. No ano passado, a professora da minha filha visitou nossa casa e foi uma ótima oportunidade para conversarmos sobre a educação dela. Hoje recebi a cartilha e, com certeza, vou ler e tentar seguir estas orientações. Minha filha só tem a ganhar”, disse a auxiliar de vendas Ana Maria Lopes, de 36 anos.

“Elaboramos esta cartilha acreditando no fortalecimento dos laços entre escola e família, valorizando os vínculos afetivos, o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, a fim de que ela se identifique ao longo da vida como protagonista da sua vida, consciente de seus deveres e direitos”, destacou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Confira alguns dos itens da cartilha:

Motivação: Ajude a criança a ter um objetivo para o futuro. Incentive seu filho a estudar. Mostre que, quanto mais ele estudar, mais oportunidade profissional e pessoal terá.

Autoestima: Demonstre interesse pelo aprendizado de seu filho. Elogie-o, incentive-o. Veja seu caderno e atividades. Ajude nas tarefas de casa. Mas atenção: vocês não devem fazer as suas tarefas e atividades.

Companheirismo: Leia algo para seu filho. Pode ser um livro, uma revista, um jornal e até mesmo uma receita. Peça que ele leia sempre para você. É importante criar o hábito da leitura.

Horários: Saiba aqui a hora de dizer sim e dizer não. Seus filhos precisam saber a hora para brincar, jogar, ver televisão, usar internet, conversar e estudar.

Colaboração: Existe na escola um órgão com representantes de diversos setores: o conselho escolar. Ele é responsável pela gestão da escola e ajuda a resolver os problemas do dia a dia. Por isso é muito importante que você conheça as pessoas que fazem parte do conselho e o trabalho que ele faz e até quem sabe fazer parte dele.

Nossa Cidade

Hortolândia reforça sinalização em ruas de unidades de saúde

Publicado

em

Vias próximas das UPA do Jd. Nova Hortolândia e do Hospital Samaritanos foram contempladas na ação

Cuidar da segurança viária em todos as regiões da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Hortolândia. As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram, nesta terça-feira (18/01), mutirão de reforço e implantação da sinalização de solo no entorno da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia. Localizada na rua João Ribeiro Evangelista, o local recebia o estacionamento irregular de veículos em frente ao espaço, dificultando o fluxo de veículos na via e atrapalhando a chegada e saída de ambulâncias no local.

“Em frente a unidade de saúde flagramos muitas situações de desrespeito. Por isso, priorizamos este serviço para que o fluxo na via possa sempre estar livre, evitando problemas a quem precisa usar o espaço e circular pela região. Também retomamos o reforço da pintura em lombadas e faixas duplas amarelas em ruas de algumas regiões”, explica o diretor de operação da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Também nesta terça-feira,  na rua Osvaldo da Silva, em frente ao Hospital Samaritano, no bairro Villagio Ghiraldelli, as equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura de uma lombada na via e de faixas duplas amarelas contínuas. O mesmo serviço aconteceu nas ruas 12 de Junho, no Jardim Mirante e Adamastor Pirschner, no Jardim Santa Clara do Lago. “O trabalho continua nos próximos dias em diversas regiões”, comenta Vasconcellos. 

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica gravemente ferido ao cair na SP-101

Publicado

em

Por

Um motociclista ficou gravemente ferido ao cair na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na tarde desta terça-feira(18), em Hortolândia.

Condutor transitava com a motocicleta Honda/Titan no sentido Hortolândia a Campinas, quando pelo km 07 leste o pneu dianteiro da Moto estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção, tombando ao solo.

O piloto teve ferimentos graves e o passageiro teve ferimentos leves. Vitimas socorridas ao Hospital Mário Covas, pela UR da Concessionária Rodovias do Tietê.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia inicia vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, nesta quarta-feira (19/01)

Publicado

em

Prefeitura ofertará “xepa” para cadastrados via Whatsapp

Hortolândia inicia a vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, nesta quarta-feira (19/01). Começarão a ser vacinadas crianças com comorbidade ou deficiência. Na quinta-feira (20/01), a vacinação será na UBS Parque do Horto. Já na sexta-feira (21/01), a vacinação será na UBS Campos Verdes. A vacinação acontecerá das 8h às 15h30. Essas unidades farão a vacinação exclusivamente para as crianças. Para o início da vacinação, Hortolândia recebeu do governo do Estado 1.150 doses da vacina pediátrica da Pfizer. 

A Secretaria de Saúde explica que a vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha em cada unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que sejam aplicadas cerca de 250 doses por dia. 

Na próxima semana, a vacinação será realizada nas seguintes unidades:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

As crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade. 

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.   

Caso a criança apresente reação adversa ao imunizante, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

“XEPA”

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares