Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura criará mais 25 grupos de ginástica chinesa

Publicado

em

Atualmente, há 19 núcleos de prática de Lian Gong no município; instrutores são preparados para novos grupos

Nesta semana, 25 servidores da Prefeitura de Hortolândia iniciaram o curso de formação de novos instrutores da ginástica chinesa Lian Gong, oferecida gratuitamente em diversos locais da cidade. O objetivo é ampliar os grupos de 19 para 44, garantindo a mais pessoas os benefícios proporcionados por meio da prática desta atividade. O curso, que acontece sempre às segundas-feiras, terá 15 aulas. A previsão é que os novos grupos sejam abertos até o final do ano. As atividades de Lian Gong fazem parte das ações do programa de governo Viva Mais, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade da população, por meio da adoção de práticas saudáveis.

De acordo com o coordenador de práticas corporais, Alfredo Wagner da Conceição, cerca de 900 pessoas participam dos 19 grupos ativos, em encontros semanais realizados em praças e parques da cidade. O Lian Gong surgiu na década de 80, na China. Aprimorado ao longo dos anos, os exercícios se difundiram em todo o mundo, sendo que a técnica é utilizada para o tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios.

Dividida em três etapas, cada uma com 18 movimentos diferentes, a terapia possui exercícios baseados nas artes marciais. São movimentos lentos, indicado para pessoas de todas as idades. Em Hortolândia, pacientes tratados por ortopedistas e pessoas atendidas no Centro de Fisioterapia e Reabilitação Física são encaminhados às aulas de Lian Gong. As atividades também são abertas à população em geral. Para participar, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se informar do local e horário onde a ginástica é praticada naquela região.

Locais das Práticas de Lian Gong

1 – AMANDA I

Sexta-feira, às 7h

USF Amanda I – Rua Almada Negreiro nº 1299

2 – AMANDA II

Terças e quintas, às 7h30

CAIC – Rua Graciliano Ramos nº 698 – Amanda I

3 – CARMEM CRISTINA

Segundas e Quartas, às 7h30

Salão Comunitário – Rua: Ilda Zaramela Montine, 129 – Jd. Santa Luzia

4- NOVA EUROPA

Terças e quintas, às 8h30

USF – Rua Wanderley Paes Soares, nº 301A

5 – NOVO ÂNGULO

Segundas e Quartas, às 8h

Comunidade N. Sra. Auxiliadora

Rua Antonio G. P. Filho nº 41 – Novo Ângulo

6 – ORESTES ÔNGARO

Terças e sextas, às 7h30

USF – Rua Domingo Batista de Souza nº 605

7 – PARQUE DO HORTO

Terças e quintas, às 8h

USF – Av. José Augusto Araujo nº 95 – Jd. Auxiliadora

8 – REMANSO CAMPINEIRO

Terças e quintas, às 9h30

Centro de Convivência da Melhor Idade

Rua Euclides Pires de Assis nº 200 (Melhor Idade)

9 – ADELAIDE

Terças e sextas, às 8h

Salão comunitário

Rua Nicolau da Silva Prado nº 285 – Jd. Adelaide

10 – ROSOLÉN

Segunda-feira, às 7h

Campo de Futebol Gino Bernardini

Praça Gino Bernardini – Jd. Santa Izabél

11 – ROSOLÉN

Quarta-feira, às 14hs

Salão da igreja matriz

Rua Orlando Pavan, 240 – Jardim Rosolén

12 – ROSOLÉN

Segundas e quartas, às 8h30

Quadra Esportiva Victor Savala

Rua Agnaldo Gomes Cardoso nº 500 – Fátima

13 – SANTA CLARA

Terças e quintas, às 8h

Creape (Centro de Referência e Educação Ambiental Parque Escola)

Rua Edivaldo Diogo Costa, nº 399 – Jardim Santa Clara do Lago

14 – SANTA CLARA

Segundas e quartas, às 7h30

UBS – Rua Pedro Pereira dos Santos, 179 – Santa Clara I

15 – SANTA EMÍLIA

Segundas e sextas, às 8h

Biblioteca da Rua 07

16 – SANTA ESMERALDA

Sexta-feira, às 7h30

USF – Rua 07 nº 171

17 – SÃO BENTO

Segundas e quartas, às 7h

USF – Rua Tom Jobim n° 440 – São Bento

18 – SÃO SEBASTIÃO

Segundas e quartas, às 7h15

USF – Rua das Orquídeas nº 105 – Jd. São Sebastião

19 – VILA REAL

Terças e quintas, às 8h30

Sociedade Amigos de Hortolândia

Av. Amélia Basso Breda nº 161 – Vila Real

Fonte: Prefeitura Hortolândia

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura “arruma a casa” para grande final do Amador

Publicado

em

Ação faz parte do mutirão de serviços de limpeza e zeladoria da Prefeitura de Hortolândia

Neste domingo (21/08), o Campo do Rosolém, um dos mais tradicionais da cidade, recebe diversas partidas de futebol por diferentes campeonatos organizados e apoiados pela Prefeitura de Hortolândia.

O final de semana esportivo promete uma grande movimentação dos torcedores ao redor do espaço esportivo, principalmente com os primeiros jogos das decisões do Campeonato Amador de Futebol. Para receber bem os espectadores, as equipes da Administração Municipal intensificaram, no decorrer da semana, a limpeza nas arquibancadas e áreas interna e externa. Nesta sexta-feira (19/08), completando as ações de zeladoria na área, as sarjetas das calçadas das ruas ao redor receberam pintura.

“Com a grande movimentação dos torcedores no Campo do Rosolém, neste final de semana, além dos serviços que deixam o espaço esportivo limpo e agradável, também reforçamos a pintura das sarjetas. Esta ação tem como objetivo o embelezamento, mas, principalmente, reforçar a visão para os motoristas e pedestres que circularem pela área, aumentando a segurança viária. Esperamos que as famílias aproveitem o final de semana esportivo em Hortolândia”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza em diferentes regiões

O mutirão de limpeza e zeladoria também foi realizado pela Prefeitura em praças, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas de Hortolândia. Receberam a ação a “Praça do Roxo”, espaço de lazer recém modernizado no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, áreas verdes do Jardim São Bento e da Vila São Pedro e vias do bairro Terras de Santa Maria. “As equipes de limpeza e zeladoria continua os serviços também aos finais de semana. Pedimos o apoio e colaboração da população contra qualquer tipo de descarte irregular”, comenta Panício.

Descarte irregular é crime ambiental sujeito à multa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola para a primeira rodada do campeonato de futebol das categorias Mirim e Infantil de Hortolândia

Publicado

em

Torneio começa neste sábado e é organizado pela Prefeitura

À partir deste sábado (20/08), é a vez da molecada correr atrás da bola. A Prefeitura de Hortolândia deu o pontapé inicial e o campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010) começa com partidas acontecendo nos tradicionais campos da cidade. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato. A competição tem previsão de encerramento para o dia 24 de setembro.  

Confira a fórmula de disputa

O torneio será disputado por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Veremos muitos talentos surgirem durante esta competição. A festa do futebol integrará jovens e pais em animadas manhãs nos nossos campos municipais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Times estão divididos em dois grupos

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

 

Jogos da primeira rodada

Sábado (20/08)

Campo do Rosolém

8h – Ases de Ouro x Raça

10h – Projeto Revolução Esmerada x Bola de Ouro

 

Campo do Adelaide

8h – Projeto Hortolândia x Projeto Águia

10h – Audax Hortolândia x Canarinho

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares