Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura conclui revitalização do Parque Socioambiental Chico Mendes

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia entrega para a população um Parque Socioambiental Chico Mendes renovado. Localizada na região Central, a área de lazer recebeu, desde o ano passado, diversos serviços para revitalização.

No parque, o sistema de iluminação foi modernizado com lâmpadas de tecnologia LED. Aproximadamente 140 postes ornamentais de tamanhos variados foram instalados. Além disso, equipes da Administração Municipal realizaram serviços de paisagismo que contribuem com a “nova cara” do parque. Foram instalados dois pergolados, estrutura que fornece uma área de sombra para encontros e diversão ao ar livre, e houve também o plantio de 40 mudas de espécies de flores coloridas, próximo da margem do córrego que atravessa o parque. “As plantas coloridas darão uma nova ‘roupagem’ ao local, deixando a paisagem mais harmoniosa e divertida”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Cinco novos bancos coletivos e outros dois banquinhos menores, com mesa para piquenique, também foram implantados. As peças foram construídas com sobras de madeiras reaproveitáveis, garantindo economia e preservação ambiental. Nestes espaços, amigos e familiares poderão aproveitar uma tarde ensolarada, por exemplo. Também foi concluída a construção de um poço artesanal artificial, outro item de embelezamento e renovação para a área de lazer.

ESPORTISTAS TAMBÉM GANHAM MELHORIAS

Publicidade

Aos esportistas que praticam corrida e caminhada na área, o bebedouro foi restaurado, oferecendo refresco nos dias de calor mais intenso. As pistas de caminhada e de corrida passaram por reforma com a recuperação de pedras soltas. Foi realizada, ainda, a Operação Tapa-Buraco nas pistas. Para finalizar os serviços, foi construída uma passagem para pedestres de piso intertravado que liga o Parque Socioambiental até a avenida Santana, e a pintura da ciclovia também foi reforçada, fortalecendo a segurança para ciclistas.

“O LEV (Local de Entrega Voluntária) também continua em funcionamento no parque, preparado para receber gratuitamente os materiais recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros”, explica Mercadão.

PARQUES LEVAM QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO 

Atualmente, Hortolândia conta com sete parques socioambientais, em diferentes regiões da cidade: Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); CREAPE – Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola (Jd. Santa Clara do Lago); Parque Socioambiental Jardim Novo Ângulo (Jd. Novo Ângulo); Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang (Jd. Nossa Senhora de Fátima); Parque Socioambiental Remanso das Águas (Jd. Carmen Cristina), Parque Socioambiental Chico Mendes (Região Central) e Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central).

Publicidade

Estão previstas a construção de seis outros novos parques ambientais na cidade: ampliação do Parque Lago da Fé, com obras já iniciadas; novo parque socioambiental na área da antiga Fazenda Gazzetta, no Jd. Terras de Santo Antônio, que terá a construção iniciada em breve; novo parque na Vila Real e outro sob a ponte estaiada, ambos já licitados; mais um parque no trecho onde está localizado a lagoa da empresa EMS, no Parque Residencial Maria de Lourdes; e outro na avenida da Emancipação, entre o bairro Green Park e a sede do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nossa Cidade

Notícia sobre salgado com carne de cachorro em Hortolândia é falsa

Publicado

em

Uma Fake News referente a um comércio, localizado no bairro Jardim Santana, em Hortolândia, tem se espalhado pelas redes sociais.

A imagem com cor diferente no fundo onde esta escrito Hortolândia e ainda com ortografia errada para o nome do estabelecimento, cita que o dono do comércio foi preso por vender salgados recheados com carne de cachorro.

Porém, conforme podemos verificar com facilidade, houve modificação da foto, pois o conteúdo original foi publicado em 13 de abril de 2015, como podemos conferir neste link e ocorreu na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Os primeiros parágrafos da matéria original citam que:

Publicidade

Uma investigação do Ministério Público do Trabalho – MPT- levou a apreensão do dono de um estabelecimento situado na Parada de Lucas, Zona Norte do Rio, que vendia pastéis e outros salgados recheados com carne de cachorro.

Os animais eram mortos nos fundos do estabelecimento a pauladas, desmembrados e congelados para uso posterior. A investigação do MPT teve início em 2013, quando a lanchonete foi descoberta, mas só agora as informações foram divulgadas à imprensa”.

FAKE NEWS É CRIME!

Vale ressaltar que, pelo Código Penal, a propagação de conteúdos falsos é crime e pode ser enquadrada nos crimes de calúnia, difamação e injúria.

Ou seja, se receber algo deste tipo, PESQUISE a fundo antes de propagar para amigos e familiares. Você pode estar colocando a vida ou o susto de alguém em risco, como ocorre agora com o proprietário deste Comércio.

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia promove festival “Planeta Rock”, neste fim de semana

Publicado

em

Evento será no sábado e domingo (09 e 10/07), às 10h, no Parque Chico Mendes; público poderá doar um quilo de alimento não perecível

Tribos roqueiras de Hortolândia, alegrai-vos! As guitarras vão urrar em alto e bom som. O município promove a 8ª edição do festival “Planeta Rock”, neste sábado e domingo (09 e 10/07). O evento será, às 10h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, na região central. A realização é da Prefeitura em parceria com a loja Planeta Hippie.

Além de curtir muito rock, o público poderá praticar o bem com a doação de um quilo de alimento não perecível na campanha de arrecadação, que o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura, promoverá nos dois dias do evento. 

O festival terá mais de 20 atrações de diferentes vertentes do rock (confira abaixo a programação). Um dos destaques é o grupo Madeira Brasil, que se apresentará no sábado, às 14h. O Madeira Brasil, formado por clarinetas, é um dos grupos do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Prefeitura, cujos integrantes são alunos e músicos formados no próprio centro.

Entre um show e outro, o público poderá recarregar as energias na praça de alimentação com food trucks. Para os pequeninos, o festival terá área kids com brinquedos infláveis (tobogã, balão pula-pula castelo e piscina com bolinhas). Outro atrativo será a feira de artesanato com empreendedores que integram o programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

O secretário de Cultura, Régis Athanazio Bueno, destaca o encontro de gerações que acontecerá no evento. “Essa 8ª edição marca o retorno da vitrine que é o Planeta Rock. Será um encontro de gerações, entre bandas novas e músicos que participaram das sete edições anteriores, e que agora retomaram os ensaios para se apresentarem em grande estilo. É uma fusão musical de grandes amigos de palco, que oferecem o melhor do rock ao público da cidade”, destaca o secretário.

Podcast 

Para fazer um esquenta para o festival, a Prefeitura fará um podcast ao vivo, nesta quinta-feira (07/07), às 17h, com os artistas que se apresentarão. O podcast será transmitido no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. Participarão Jairo Dekir e Wilson Demaret Bardou Júnior, idealizadores do festival, Nino (associação Central do Rock), e os grupos The Lokomotiv, Tio Wilson e Os Intrusos, Porta Copos, Dhrama, Mr. Soad, Fao Troffea, Dr. Raul, F3 Hardcore, Raizamah, Madeira Brasil, Nirvana, Hangover, 4 Guitar e Ufoos.

Confira abaixo a programação do 8º Planeta Rock:

Sábado (09/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 14h: Raizamah (pop rock autoral) e Madeira Brasil (pop rck nacional)

– 15h: Dr. Raul (tributo a Raul Seixas)

– 16h: Porta Copos (classic rock)

– 17h: Rock Ao Cubo (classic rock)

– 18h: Dhrama (new metal)

– 19h: The Lokomotiv (pop rock) 

– 20h: Tio Véio (classic rock)

– 21h: Hangover (classic rock)

– 22h: The Noite (classic rock)

Domingo (10/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 13h: 4 Guitar – Workshop instrumental de guitarra com os músicos Felipe Medeiros, Leozinho Oliveira, Isack Meres, Maelson Chagas e Uesley Motta

– 14h: Radiotaste (pop rock alternativo)

– 15h: Wilson e Os Intrusos (pop rock alternativo)

– 16h: Mr. Soad (cover do grupo System of Down)

– 17h: Fao Troffea (rock alternativo experimental)

– 18h: F3 Hardcore (hardcore)

– 19h: Nirvinia (cover do grupo Nirvana)

– 20h: Ufoos (cover do grupo Foo Fighters)

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para sarau “Evoé Portas Abertas” terminam nesta sexta-feira (08/07)

Publicado

em

Evento da Prefeitura de Hortolândia será no dia 22 deste mês, na Escola de Artes Augusto Boal

Você quer fazer uma apresentação teatral e performática? Então, inscreva-se para o sarau “Evoé Portas Abertas”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. As inscrições devem ser feitas, até esta sexta-feira (08/07), por meio deste LINK. As inscrições também pode ser feitas no QR Code que está no arquivo anexo abaixo. Podem se inscrever aprendizes dos cursos de arte e cultura ministrados pela Prefeitura, artistas da cidade e da região e a população. As apresentações devem ter até no máximo 10 minutos de duração. É necessário também especificar a classificação indicativa. O sarau é um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. Em virtude da pandemia, o sarau não aconteceu nos últimos dois anos.

O evento foi criado, em 2015, por aprendizes das Formações Culturais (cursos profissionalizantes) de Arte Dramática (Teatro) e de Dança, ministrados pela Prefeitura na Escola de Artes Augusto Boal. O sarau faz parte da disciplina Legislação e Produção Cultural, que consta da grade curricular das formações. A palavra “evoé” é um grito de evocação ao deus da mitologia romana Baco (ou Dionísio, na mitologia grega), relacionado às festas e ao vinho. O sarau tem “portas abertas” para pessoas que queiram participar. O objetivo é promover a livre circulação de experimentos e manifestações artísticas.

O sarau será no dia 22 de julho, às 18h30, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Em virtude da pandemia, o sarau não foi realizado nos últimos dois anos. O evento é aberto ao público. A Prefeitura de Hortolândia reforça que é obrigatório o uso de máscara durante o sarau.

Foto: Espetáculo “Circo Firuliche”, do artista de Hortolândia, Shita Yamashita, que será apresentado no sarau “Evoé” deste ano

Crédito: Carol Hernandes

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares