Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura cadastrará agricultores em janeiro 2015

Publicado

em

Agricultores fornecerão de frutas, verduras e legumes adquiridos por meio do Programa de Aquisição Alimentar; distribuição será feita às 30 entidades atendidas pelo município

 alimentar

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social,  cadastrará, em janeiro de 2015 ,agricultores para fornecimento de frutas, legumes e verduras. O cadastramento acontecerá no Departamento de Segurança Alimentar, por meio do PAA (Programa de Aquisição Alimentar). Objetivo do PAA  é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa adquire alimentos, por preços de referência, que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais. Os alimentos adquiridos pelo Programa são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais e demais cidadãos em situação de risco alimentar. Em Hortolândia, a distribuição acontece para 30 entidades cadastradas na Administração, atendendo cerca de 3 mil pessoas mensais. As entidades são cadastradas no Banco de Alimentos, localizado na rua Maria Catarina Vasconcellos Pinheiro, 65, Parque Odimar.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, neste ano, 133 agricultores foram beneficiados com o programa. “A compra dos produtos de hortifrut, foram de 258.371 kg. O programa proporciona aos agricultores formalidade e instrumentos na inclusão produtiva. É importante pensar que a inclusão deixou o perfil de ser meramente assistencialismo. Precisamos reforçar a cultura de inserção em atividades diferenciadas. No plantio e revenda muitos produtores pouco faturam quando um interlocutor faz a venda. Com o PAA, a compra ocorre por meio de preço justo e igualitário”, comentou Alessandra.

Alessandra completa, destacando que para o próximo ano serão os mesmos 133 agricultores, porém a busca na captação de recursos aumentou, proporcionado aumento nas compras dos produtos, chegando a 500.000 kg. “ Aumentando a quantidade. Vamos também diversificar a quantidade de produtos com o objetivo de criar o hábito saudável nos consumidores. Trabalhamos isso, alinhando boas práticas de uso e consumo e reaproveitamento dos alimentos”, avaliou a diretora.

Nossa Cidade

Hortolândia conclui semana com mutirão da Operação Tapa-Buraco, limpeza e poda do mato

Publicado

em

Ações foram realizadas em diversas regiões da cidade

As equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (14/01), as etapas da Operação Tapa-Buraco. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o começo da semana, os trabalhos foram realizados todos os dias em diferentes regiões da cidade. No Jardim Adelaide, a etapa aconteceu na rua Orlando Singorelli. A rua Vereador Antonio de Melo Costa, no Jardim Santa Emília, também recebeu a operação

Já no Jardim Santa Esmeralda, as ruas Pérola e Diamante, que margeiam a Rodovia dos Bandeirantes, foram as beneficiadas com o trabalho. “Nesta última etapa da semana, priorizamos as vias com mais movimento e que dão acesso à Rodovia dos Bandeirantes já que, por ali, passam diariamente muitos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Com o solo molhado das chuvas desta semana, estes serviços preventivos continuarão acontecendo para evitar erosões e afundamentos. As ruas residenciais e com menor movimento também receberão a ação”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

MAIS ZELADORIA

A Administração Municipal também continuou o mutirão de zeladoria com poda do mato e limpeza nas unidades de saúde e em outros espaços públicos. Na manhã desta sexta-feira, o serviço foi concentrado na  UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação acontece para evitar o crescimento do mato é para manter o local limpo e em boas condições para receber a população.

Além disso, a ação também foi realizada nas áreas interna e externa do Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro. O mutirão continuou também em áreas verdes localizadas próximas ao Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão que margeia a avenida Joaquim Martarolli e na parte onde máquinas trabalham na construção de um novo viário, entre o Jardim Novo Cambuí e o Jd. São Sebastião. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vem aí V Conferência Municipal da Igualdade Racial de Hortolândia

Publicado

em

A partir do dia 12 deste mês, quem tiver interesse no assunto e quiser contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas do município, pode acessar o site da Prefeitura hortolandia.sp.gov.br para enviar propostas e sugestões.


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica na Rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro, disponibiliza uma ficha para ser preenchida e entregue lá mesmo com as propostas.


A V Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étinico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós” e será realizada no próximo dia 29, das 8h às 16h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, o Remanso Campineiro.

Para participar da etapa preparatória acesse o link e de a sua contribuição. https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer neste fim de semana

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que os imunizantes cheguem neste sábado (15/01) 

A Prefeitura de Hortolândia informa que está previsto o envio do primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer pelo governo estadual neste sábado (15/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber 1.150 doses para a vacinação contra a COVID de crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a vacinação no município será iniciada para crianças com comorbidade, conforme protocolo determinado pelo governo estadual. 

Em virtude da necessidade da organização logística, a Secretaria de Saúde salienta que não é possível iniciar a vacinação já na segunda-feira (17/01). Além disso, por se tratar de um imunizante diferente, é necessária a capacitação técnica das equipes de vacinação. Esta atividade será realizada na terça e quarta-feira (18 e 19/01). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (19/01), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini). Já na quinta-feira (20/01), a vacinação acontecerá na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação será realizada mediante agendamento no site da Prefeitura. A expectativa inicial é que sejam aplicadas 250 doses por dia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares