Nossa Cidade

Prefeitura cadastrará agricultores em janeiro 2015

Agricultores fornecerão de frutas, verduras e legumes adquiridos por meio do Programa de Aquisição Alimentar; distribuição será feita às 30 entidades atendidas pelo município

 alimentar

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social,  cadastrará, em janeiro de 2015 ,agricultores para fornecimento de frutas, legumes e verduras. O cadastramento acontecerá no Departamento de Segurança Alimentar, por meio do PAA (Programa de Aquisição Alimentar). Objetivo do PAA  é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa adquire alimentos, por preços de referência, que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais. Os alimentos adquiridos pelo Programa são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais e demais cidadãos em situação de risco alimentar. Em Hortolândia, a distribuição acontece para 30 entidades cadastradas na Administração, atendendo cerca de 3 mil pessoas mensais. As entidades são cadastradas no Banco de Alimentos, localizado na rua Maria Catarina Vasconcellos Pinheiro, 65, Parque Odimar.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, neste ano, 133 agricultores foram beneficiados com o programa. “A compra dos produtos de hortifrut, foram de 258.371 kg. O programa proporciona aos agricultores formalidade e instrumentos na inclusão produtiva. É importante pensar que a inclusão deixou o perfil de ser meramente assistencialismo. Precisamos reforçar a cultura de inserção em atividades diferenciadas. No plantio e revenda muitos produtores pouco faturam quando um interlocutor faz a venda. Com o PAA, a compra ocorre por meio de preço justo e igualitário”, comentou Alessandra.

Alessandra completa, destacando que para o próximo ano serão os mesmos 133 agricultores, porém a busca na captação de recursos aumentou, proporcionado aumento nas compras dos produtos, chegando a 500.000 kg. “ Aumentando a quantidade. Vamos também diversificar a quantidade de produtos com o objetivo de criar o hábito saudável nos consumidores. Trabalhamos isso, alinhando boas práticas de uso e consumo e reaproveitamento dos alimentos”, avaliou a diretora.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo