Nossa Cidade

Oficina de bonecas Abayomis marca abertura de Simpósio sobre a Consciência Negra

A confecção de bonecas Abayomi marcou, na manhã desta segunda-feira (11/11), o primeiro dia do Simpósio sobre a Consciência Negra, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O evento marca as celebrações do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no município. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a oficina artesanal reuniu cerca de 30 participantes.

Na abertura dos trabalhos, houve também uma reflexão sobre o preconceito e o racismo no Brasil e a apresentação do Projeto “Respeitem a Minha Historia”. Até quinta-feira (14/11), das 8h30 às 11h30, haverá uma série de atividades, gratuitas e abertas à comunidade, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolen, localizado na Rua Guido Rosolen, 177. Não há necessidade de fazer inscrição, antecipadamente. 

Anuncio


Segundo a coordenadora do CRAS Jd. Novo Ângulo e CCS Jd. Rosolen, Eliane Silva, além da confecção das bonecas, houve também um relato de cunho histórico sobre as Abayomis. “Elas eram feitas no porão dos navios negreiros para acalmar as crianças que choravam, porque elas corriam o risco de sofrer castigos ou mesmo serem mortas durante a viagem”, afirma ela. 

Durante o lanche servido aos participantes, outros elementos da cultura afro-brasileira estiveram presentes, como o cuscuz. “É muito gratificante ver a aceitação das pessoas. Convidamos a todos a participar das atividades do simpósio até quinta-feira”, destacou Eliane. Segundo ela, o objetivo do evento é justamente este: mostrar à comunidade diversos aspectos da arte e da cultura afrodescendente e trabalhar para diminuir o racismo em Hortolândia. “São temas tão delicados, presentes na linguagem, na cultura em geral, que as pessoas evitam falar neles. Mas enquanto Assistência Social, precisamos abordá-los”, explica Eliane.

A programação especial inclui ainda oficinas de artesanato, com confecção de turbantes e colares; debate sobre a política pública de cotas para minorias raciais; exposição do projeto “Respeitem a minha história” e balanço histórico com a juventude sobre as perdas da comunidade negra.

SERVIÇO:

Simpósio sobre a Consciência Negra

Data: 11 a 14/11/2019

Hora: das 8h30 às 11h30

Local: CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolen, localizado na Rua Guido Rosolen, 177

Atividades:

12/11, terça-feira – Oficina de Pedraria

13/11, quarta-feira – Debate e reflexão “Cotas Raciais: uma reflexão sobre as minorias”

14/11, quinta-feira – Balanço histórico com a juventude sobre as perdas da comunidade negra

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo