Connect with us

Nossa Cidade

Obra “envelopada” na Rua Luiz Camilo garante mais segurança e agilidade

Publicado

em

obras noite

Técnica minimiza impacto do serviço, organiza local da obra e evita acidentes

A retomada da obra de modernização da Rua Luiz Camilo de Camargo, na Região Central traz um conceito inédito para as intervenções públicas na cidade. O serviço, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, é envelopado, ou seja, o local onde os operários trabalham fica isolado. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, esta medida garante segurança durante o período de intervenções, mantém o canteiro de obras organizado, possibilita melhor planejamento das etapas de serviço, além de garantir mais rapidez na conclusão dos trabalhos.

Anuncio

A obra em andamento contempla a Rua Luiz Camilo de Camargo, entre a Loja Marabraz (Rua Zacarias Costa Camargo) até a Loja Seller, passando pelo cruzamento com a Rua Nelson Pereira Bueno (Supermercado Paulistão), no Remanso Campineiro. A previsão é que cruzamento seja liberado para a passagem de veículos no próximo final de semana, mas o canteiro de obras continuará isolado até a Loja Seller.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecillas, o conceito de obra envelopada se tornou rotina em outros países e é uma característica de obras executadas com agilidade. “No Brasil, algumas empreiteiras já adotam esta medida, que garante, principalmente, segurança”, destacou. Há várias alternativas para envelopar um canteiro de obras: pode ser por meio de cavaletes, telas ou tapumes. No caso do serviço realizado na Rua Luiz Camilo, tapumes fazem o fechamento do local. “A responsabilidade de isolar a obra é da empreiteira e isso é previsto, inclusive, em contrato. O material usado tem um custo muito baixo e não impacta no orçamento da intervenção”, detalhou Torrecillas.

Advertisement

Além de evitar que as pessoas que passam perto do local da intervenção entrem em contato com materiais e máquinas usadas pelos operários, o isolamento do canteiro de obras minimiza possíveis impactos ao redor, como restos de construção civil e poeira que, eventualmente, possam se espalhar. Outro ponto positivo da obra envelopada é que os operários podem trabalhar com tranquilidade, sem se preocupar com o risco de pedestres atravessando pelo local do serviço. “É segurança para as pessoas e para os operários. O resultado desta combinação é uma obra muito mais rápida, planejada e organizada, conforme determinou o prefeito Angelo Perugini”, completou o secretário.

O casal Marta e Américo Lima utilizou o circuito exclusivo para pedestres, criado ao longo do canteiro de obras. Na manhã desta segunda-feira (24/07), os dois percorriam o trecho que dá acesso ao banco Bradesco. Supervisor de Produção, Lima percebeu a mudança, em termos de segurança, entre a primeira e a segunda fase da obra. “Dá a impressão que é outra empresa. Agora, percebemos que há cuidado com a segurança do pedestre. Dá para circular tranquilamente. Antes, com tudo aberto, viam-se valas, ferros, era muito perigoso”, avalia. No trajeto de carro do Jd. São Camilo até o Centro, viram os cartazes e as faixas informativas afixados pela Prefeitura e foram orientados por agentes da Mobilidade, próximos à Prefeitura, sobre o melhor caminho a seguir.

“Do ponto de vista da Aciah (Associação Comercial, Industrial de Hortolândia), a realização desta obra envelopada tem trazido menos impacto para os comércios. Apesar das intervenções muito próximas das fachadas, não vemos tanta sujeira. Tudo está bem organizado”, disse o presidente da Aciah, Almir Júlio Grizante.

Modernização

Advertisement

O serviço iniciado pela Prefeitura no dia oito deste mês prevê a modernização de mais um trecho da Rua Luiz Camilo de Camargo, desde a Loja Marabraz (esquina com a Rua Zacarias Costa Camargo) até a Loja Seller (depois do cruzamento com a Rua Nelson Pereira Bueno). A intervenção contempla a criação de uma rede subterrânea de fiação, que receberá os cabos de energia elétrica e telecomunicações (que hoje ficam em instalações aéreas). O compromisso do prefeito Angelo Perugini é terminar a obra em até 40 dias, contados a partir de oito de julho. A previsão é que no dia cinco de agosto a obra esteja finalizada, com as calçadas concretadas e a via com novo asfalto, o que totaliza 29 dias de serviços. Há uma margem ainda de 11 dias para algum contratempo, como chuva.

Para cumprir o prazo de realizar as obras em até 40 dias, a Sadenco, empreiteira responsável pelo serviço, manterá equipes de trabalho em vários turnos, trabalhando 24h por dia, nos sete dias da semana. “Operários vão trabalhar dia e noite para executarmos essa obra com planejamento, clareza, com respeito aos comerciantes e as pessoas que circulam diariamente pelo Centro. É uma obra que tem dia para começar e dia para acabar”, garantiu o prefeito, durante a reunião com comerciantes para apresentar o cronograma de trabalho.

Desde o início do ano, a Prefeitura se reúne com as empresas que farão as intervenções no local para planejar um cronograma que permita a realização do serviço no menor tempo possível. Inicialmente, as empresas apresentaram um cronograma que previa 180 dias para realizar o trabalho, que não foi aceito pela Administração.

Histórico

Advertisement

As obras em andamento fazem parte do projeto de modernização da Rua Luiz Camilo de Camargo, desde o cruzamento com a Rua João Blumer (Lanchonete Varandas), até o cruzamento com a Rua Argolino de Moraes (Praça da Neusa). As duas primeiras quadras já foram executadas, no ano passado. No entanto, o serviço levou oito meses para ser concluído, o que gerou críticas de comerciantes e consumidores diante dos transtornos provocados na principal rua do comércio da cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

curso curso
Cursos49 minutos ago

Inscrições abertas para curso UNASPrime na UNASP em Hortolândia

O projeto UNASPrime é um curso que irá contemplar lógica de programação, linguagem C++ e suas aplicabilidades, como Arduino. Serão...

Osmar Belufe Osmar Belufe
Nossa Cidade2 horas ago

Moção de Pesar pelo falecimento de Osmar Belufe

No dia 28 de abril de 2024, a cidade de Hortolândia perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, Osmar Belufe,...

tráfego na Ponte da Estaiada tráfego na Ponte da Estaiada
Nossa Cidade4 horas ago

Saiba os horários do bloqueio para o tráfego na Ponte da Estaiada em Hortolândia, que segue até a próxima sexta-feira (03)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia informa que motoristas devem estar atentos ao bloqueio temporário do tráfego na Ponte...

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade6 horas ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade10 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região13 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região13 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Advertisement
cinema

Populares