Nossa Cidade

Moradores aprovam Parque Lago da Fé

As obras realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, além de funcionais, colaboram para a urbanização de áreas que antes não ofereciam atrativos aos moradores locais. Exemplo disso é o Parque Lago da Fé, implantado na região do Parque Gabriel. A Prefeitura entregou, no início deste mês, a maior área de lazer do município, com pista de caminhada, ciclovia e duas lagoas de contenção de enchentes. Já no entorno do parque, a comunidade se encarrega de construir novas oportunidades, sob a perspectiva dos benefícios que o parque já tem garantido.

Moradora do Jd. Novo Cambuí há oito anos, a dona de casa Valéria Oliveira, de 40 anos, diz que nunca viu o bairro crescer tão rápido quanto no último ano, quando as obras do Parque ganharam ritmo. “Percebo o bairro mais povoado, novas famílias chegando, construindo suas casa aqui perto. As pessoas percebem que aqui se transformou num bom lugar para morar”, comenta. Antenada ao movimento de novos moradores, Valéria aposta suas fichas na abertura de um comércio na porta de casa, para vender roupas e acessórios. “Estou montando uma lojinha. Acredito que logo terei meus clientes porque as pessoas sempre compram perto de casa. Logo isso aqui estará cheio de gente e está será uma forma de eu reforçar meu orçamento”, disse, otimista.

Anuncio


A dona de casa Josefa Santina da Silva, de 53 anos, também é moradora do jd. Novo Cambuí. Ela valoriza a ampla área de lazer do parque como principal atrativo para os moradores. “Antes esse lugar onde é o parque tinha muita sujeira, mato alto. Agora está bem cuidado, e está ficando muito bonito. As crianças vão poder brincar porquê espaço tem de sobra”, destaca.

Do outro lado do parque, no Jd. Nova Alvorada, o protético Jonathan Roberson de Souza Lobo, de 29 anos, comemora a finalização do parque bem em frente à casa onde mora, há apenas cinco meses. “Eu estou neste local faz pouco tempo, mas antes já visita meus familiares que moram aqui e acompanhei a evolução desta obra. Esse investimento da Prefeitura agrega muito à comunidade. Penso que o uso que a comunidade faz de qualquer área pública é reflexo da sociedade em que vivemos. Não basta a Prefeitura construir o espaço, porque aquilo será apenas mais uma área pública. A população precisa fazer um bom uso deste espaço, que é construído para todos nós. As pessoas precisam usar bem os parques, ter consciência da importância destes espaços, cuidar e aproveitar dos equipamentos que têm nas praças e áreas de lazer. Isso é que dá significado às obras”, justifica.

Parque Lago da Fé

O Parque Lago da Fé é a maior área de lazer da cidade, com 180 mil metros quadrados, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. As lagoas são unidas por um extravasor de água, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte, sistema que evitará enchentes na região central de Hortolândia.

O sistema faz parte das obras de macrodrenagem, que tiveram início no governo anterior do prefeito Angelo Perugini, com intuito de acabar com as frequentes enchentes que afetavam moradores e comerciantes da região central e outros bairros próximos de córregos que cortam Hortolândia.

Corredor Ecológico

A retomada do projeto do Corredor Ecológico, com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração. Além deste parque, Hortolândia conta com o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, o Parque Socioambiental Chico Mendes, no Parque Ortolândia, e o Parque Renato Dobelin, no Centro.

O objetivo é unir os parques socioambientais em uma faixa verde, desde a região central até o Jardim Novo Ângulo, com ações de recuperação das matas ciliares e urbanização de áreas ambientais já existentes, integrando todos estes espaços de lazer por meio de cerca de 10 km de ciclovia contínua. Além disso, o Parque Lago da Fé terá uma segunda fase de implantação, com construção de quadras esportivas, implantação de quiosques e prolongamento da pista de caminhada até a avenida Olívio Franceschini.

PIC

Todas estas obras fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que será apresentado, em breve, para a comunidade. O Programa é um conjunto de investimentos em obras e serviços que vai reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, ampliar a qualidade de vida, gerar emprego e renda. Por meio do PIC, a Prefeitura vai melhorar a eficiência dos serviços públicos em todas as áreas, em especial na Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Geração de Emprego e Renda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo