Neste semestre, mais de 100 alunos de turmas de três escolas municipais de Hortolândia participaram do curso “Missão Possível”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), dentro da proposta do programa “Alimente-se Bem”. Os estudantes matriculados no 5º ano tiveram aulas de culinária saudável e aprenderam receitas de pratos saborosos e fáceis de fazer. Nesta sexta-feira (23/11), foi a vez da turma da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança colocar a mão na massa. A formação será retomada no próximo ano letivo, atendendo estudantes de mais escolas.

O curso “Missão Possível” atende a proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de ampliar o público alvo das ações de segurança alimentar, envolvendo os alunos nas atividades do Banco de Alimentos. A diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura de Hortolândia, Alessandra Sarto, explica que o curso tem como principal objetivo mostrar para as crianças como é possível ter uma alimentação nutritiva e saborosa.

“Usamos nas receitas alimentos básicos que temos na nossa casa, mas preparados de uma maneira toda especial, se tornando pratos bacanas e gostosos”, explica. Entre as receitas ensinadas estão shake de linhaça, refresco de couve, taça de maracujá cremoso e x-banana. Por meio da parceria com o Sesi, o município também recebeu material didático para o desenvolvimento de atividades em sala de aula.

“Ensinar nossas crianças a adotar uma alimentação mais saudável é parte importante do processo de educação, uma vez que a alimentação nutritiva garante melhores condições de desenvolvimento físico, emocional e intelectual”, enfatiza a secretária de Educação, Alessandra Amora Barchini.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia