A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), oferece 150 vagas gratuitas para o curso de pós-graduação lato sensu com o tema “Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho”. A formação é destinada a profissionais da rede municipal de educação, como professores, educadores, coordenadores, diretores, agentes educacionais e demais servidores, desde que já tenham graduação anterior, em qualquer área. A ideia é oferecer formação continuada aos profissionais da educação a fim de promover uma educação mais ativa e participativa para o município. 

As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (02/07). Interessados podem se inscrever até dia 20 de julho, por meio do link que estará disponível nas unidades escolares. O curso terá 400 horas de duração (um ano) e será na modalidade EAD (Ensino a Distância). O início das aulas está previsto para dois de agosto. A UFSCar emitirá certificados aos alunos concluintes. 

Para garantir uma vaga, além de preencher os dados, os candidatos devem enviar, através do link de inscrição  a ser disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os seguintes documentos em formato de PDF: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vínculo com a Prefeitura de Hortolândia (holerite, contrato), além do currículo e cópia do diploma de graduação. A seleção será por ordem de inscrição e o envio incompleto da documentação pode desclassificar o candidato. 

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio dos seguintes contatos:
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, [email protected]ândia.sp.gov.br e
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“É com muita alegria que iniciamos mais uma turma do curso de Pós-graduação e firmamos, mais uma vez, essa parceria com a UFSCar. É uma grande oportunidade para os nossos profissionais da educação a participação de uma formação tão rica e alinhada com as propostas da educação para o município”, afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Regina Colevate.

Confira aqui outras informações sobre o curso:

O curso, com duração de um ano e carga horária de 400h, será oferecido na modalidade a distância, via ambiente de aprendizagem Moodle – UFSCar. Está estruturado em dez disciplinas: uma de ambientação do Moodle; oito com a fundamentação teórica; e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). 

As disciplinas serão apresentadas de forma expositiva, por meio de lives, realizadas pelo Meet e pelo canal do Youtube; leituras; atividades textuais; e fóruns, disponibilizados no Moodle. A partir das disciplinas, será realizada a elaboração de um projeto de intervenção, acoplado a um projeto de pesquisa, formando um tripé na formação: ensino, pesquisa e intervenção. O TCC será realizado paralelamente às disciplinas, acompanhado por um professor orientador, e poderá ser realizado na forma de Monografia ou Artigo.

Para que o aluno obtenha o certificado de conclusão precisará ter frequência mínima de 75% das atividades programadas no curso e contabilizadas na plataforma Moodle. Cada atividade postada será avaliada em: “Aprovada” ou “Em revisão”, sendo que se estiver aprovada será atribuída nota entre 7,0 e 10,0 pelo professor responsável. Atividades não realizadas no prazo indicado no cronograma poderão ser refeitas no período “Recuperação de atividade”. Para o TCC, além de participação em 75% de todas as atividades, o aluno precisará ter seu trabalho aprovado por uma banca de pareceristas e pelo seu orientador, e obter nota mínima de 7,0. Os detalhes de todos os procedimentos internos do curso serão detalhados no início das aulas. 

2.1.Objetivo Geral

Promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Hortolândia, detentores de título de graduação, considerando como público: diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores, agentes educacionais e servidores da educação. A formação será voltada para os estudos das relações com o saber e com a instituição no âmbito de seus projetos de vida e de trabalho, estabelecendo etapas de elaboração de projeto de intervenção junto aos formandos do curso.

2.2 Objetivos Específicos

●Estudar os princípios da relação com o saber (CHARLOT, 2000);

●Identificar e compreender os projetos de vida e de trabalho de diretores, de coordenadores pedagógicos, de professores e de servidores na educação.

●Identificar e analisar as clivagens sociais (divisões sociais) vividas no âmbito do cotidiano escolar dos atores escolares, considerando as visões que têm de si, de seus pares e dos alunos.

●Elaborar, realizar e avaliar projeto de intervenção juntos aos cursistas a fim de que sejam estabelecidas possíveis formas de superação das clivagens sociais vividas no âmbito escolar.

Documentos necessários para a inscrição

O candidato, ao preencher o formulário de inscrição, deverá anexar cópia escaneada (preferencialmente em PDF) dos seguintes documentos:

●RG

●CPF

●Comprovante de Residência

●Comprovante de vínculo com a Rede de Hortolândia.

●Cópia do diploma da graduação

●Histórico Escolar

●Currículo (anexar a partir do modelo enviado na documentação para as Unidades Escolares)

●TCLE (anexar a partir do modelo enviado na documentação para as Unidades Escolares)

Obs.1: Atentar-se para a legibilidade das cópias.

Obs.2: Anexar todos os arquivos na área indicada no formulário de inscrição.

Obs.3: O candidato que não seguir os critérios estabelecidos ou não entregar a documentação correta, terá a sua inscrição cancelada.

Obs.4: Aos candidatos, contemplados com a vaga, posteriormente, será solicitado a apresentação original de todos os documentos enviados.

IMPORTANTE – Lembramos que toda documentação pode e deve ser escaneada ou fotografada na residência do candidato. Através do próprio smartphone é possível fotografar ou baixar aplicativos específicos para escanear documentos e salvar em PDF.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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