Connect with us

Nossa Cidade

Inscrições para curso de pós-graduação em parceria em com a UFSCar começam nesta sexta-feira (02/07)

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 2

A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), oferece 150 vagas gratuitas para o curso de pós-graduação lato sensu com o tema “Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho”. A formação é destinada a profissionais da rede municipal de educação, como professores, educadores, coordenadores, diretores, agentes educacionais e demais servidores, desde que já tenham graduação anterior, em qualquer área. A ideia é oferecer formação continuada aos profissionais da educação a fim de promover uma educação mais ativa e participativa para o município. 

As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (02/07). Interessados podem se inscrever até dia 20 de julho, por meio do link que estará disponível nas unidades escolares. O curso terá 400 horas de duração (um ano) e será na modalidade EAD (Ensino a Distância). O início das aulas está previsto para dois de agosto. A UFSCar emitirá certificados aos alunos concluintes. 

Anuncio

Para garantir uma vaga, além de preencher os dados, os candidatos devem enviar, através do link de inscrição  a ser disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os seguintes documentos em formato de PDF: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vínculo com a Prefeitura de Hortolândia (holerite, contrato), além do currículo e cópia do diploma de graduação. A seleção será por ordem de inscrição e o envio incompleto da documentação pode desclassificar o candidato. 

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio dos seguintes contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
, dct.sme@hortolândia.sp.gov.br e
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.

Advertisement

“É com muita alegria que iniciamos mais uma turma do curso de Pós-graduação e firmamos, mais uma vez, essa parceria com a UFSCar. É uma grande oportunidade para os nossos profissionais da educação a participação de uma formação tão rica e alinhada com as propostas da educação para o município”, afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Regina Colevate.

Confira aqui outras informações sobre o curso:

O curso, com duração de um ano e carga horária de 400h, será oferecido na modalidade a distância, via ambiente de aprendizagem Moodle – UFSCar. Está estruturado em dez disciplinas: uma de ambientação do Moodle; oito com a fundamentação teórica; e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). 

As disciplinas serão apresentadas de forma expositiva, por meio de lives, realizadas pelo Meet e pelo canal do Youtube; leituras; atividades textuais; e fóruns, disponibilizados no Moodle. A partir das disciplinas, será realizada a elaboração de um projeto de intervenção, acoplado a um projeto de pesquisa, formando um tripé na formação: ensino, pesquisa e intervenção. O TCC será realizado paralelamente às disciplinas, acompanhado por um professor orientador, e poderá ser realizado na forma de Monografia ou Artigo.

Advertisement

Para que o aluno obtenha o certificado de conclusão precisará ter frequência mínima de 75% das atividades programadas no curso e contabilizadas na plataforma Moodle. Cada atividade postada será avaliada em: “Aprovada” ou “Em revisão”, sendo que se estiver aprovada será atribuída nota entre 7,0 e 10,0 pelo professor responsável. Atividades não realizadas no prazo indicado no cronograma poderão ser refeitas no período “Recuperação de atividade”. Para o TCC, além de participação em 75% de todas as atividades, o aluno precisará ter seu trabalho aprovado por uma banca de pareceristas e pelo seu orientador, e obter nota mínima de 7,0. Os detalhes de todos os procedimentos internos do curso serão detalhados no início das aulas. 

2.1.Objetivo Geral

Promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Hortolândia, detentores de título de graduação, considerando como público: diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores, agentes educacionais e servidores da educação. A formação será voltada para os estudos das relações com o saber e com a instituição no âmbito de seus projetos de vida e de trabalho, estabelecendo etapas de elaboração de projeto de intervenção junto aos formandos do curso.

2.2 Objetivos Específicos

Advertisement

●Estudar os princípios da relação com o saber (CHARLOT, 2000);

●Identificar e compreender os projetos de vida e de trabalho de diretores, de coordenadores pedagógicos, de professores e de servidores na educação.

●Identificar e analisar as clivagens sociais (divisões sociais) vividas no âmbito do cotidiano escolar dos atores escolares, considerando as visões que têm de si, de seus pares e dos alunos.

●Elaborar, realizar e avaliar projeto de intervenção juntos aos cursistas a fim de que sejam estabelecidas possíveis formas de superação das clivagens sociais vividas no âmbito escolar.

Advertisement

Documentos necessários para a inscrição

O candidato, ao preencher o formulário de inscrição, deverá anexar cópia escaneada (preferencialmente em PDF) dos seguintes documentos:

●RG

●CPF

Advertisement

●Comprovante de Residência

●Comprovante de vínculo com a Rede de Hortolândia.

●Cópia do diploma da graduação

●Histórico Escolar

Advertisement

●Currículo (anexar a partir do modelo enviado na documentação para as Unidades Escolares)

●TCLE (anexar a partir do modelo enviado na documentação para as Unidades Escolares)

Obs.1: Atentar-se para a legibilidade das cópias.

Obs.2: Anexar todos os arquivos na área indicada no formulário de inscrição.

Advertisement

Obs.3: O candidato que não seguir os critérios estabelecidos ou não entregar a documentação correta, terá a sua inscrição cancelada.

Obs.4: Aos candidatos, contemplados com a vaga, posteriormente, será solicitado a apresentação original de todos os documentos enviados.

IMPORTANTE – Lembramos que toda documentação pode e deve ser escaneada ou fotografada na residência do candidato. Através do próprio smartphone é possível fotografar ou baixar aplicativos específicos para escanear documentos e salvar em PDF.

 

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Avatar de Redação G.

Published

on

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio

O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio

Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região10 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade11 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial15 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade15 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade15 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade16 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos17 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares