22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia sedia encontro de Câmara Temática da Educação

3º Hortolendo, festa literária da Prefeitura, foi um dos destaques do encontro

Câmara Temática da Educação, reúnem-se em Hortolândia

Na manhã dessa quinta-feira, dia 20, representantes de 11 dos 19 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), entre secretários, suplentes e profissionais das secretarias municipais de Educação, participaram da reunião mensal ordinária da CT (Câmara Temática) de Educação. O encontro, promovido pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, aconteceu no parque Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago II.

A Agemcamp foi representada pelo diretor técnico, José Eduardo Martins e Jane Shirley E. Ferretti, do Lage/Unicamp (Laboratório de Gestão Escolar, da Universidade Estadual de Campinas). A reunião mensal da CT da Educação é itinerante. Esta é a terceira realizada em 2013. A próxima está marcada para o dia 18 de julho, em Itatiba.

Durante o encontro, discutiu-se a preparação do 8º Fórum Internacional da Educação, previsto para acontecer em Campinas, de 16 a 18 de outubro deste ano. Os presentes sugeriram à comissão organizadora, formada na reunião anterior, temas para o evento. A maior parte deles enfoca o desafio de educar nos tempos modernos. Também iniciaram a produção de um documento, em que solicitam à Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), a liberação de cerca de R$ 300 mil para custear o fórum como atividade regional que reunirá cerca de mil gestores.

Hortolendo é destaque

O prefeito Antonio Meira deu as boas-vindas aos presentes e abriu os trabalhos, afirmando que a solução para os problemas que os municípios brasileiros enfrentam passa pela educação. “Pensar no cidadão é pensar na educação. O futuro governador, o futuro presidente do País ou de grandes empresas sai das mãos do professor. Depende do que nós estamos preparando, do futuro que queremos para nossa cidade, nosso estado e nosso País. Queremos uma cidade de paz, de seres humanos bem qualificados”, afirmou Meira.

Em seguida, a anfitriã da reunião, a secretária de Educação de Hortolândia, Cleudice Baldo Meira, relatou aos gestores presentes a bem-sucedida experiência local de incentivo à leitura entre crianças e jovens da Educação Infantil e Ensino Fundamental: o projeto Hortolendo, uma festa literária realizada por meio das secretarias de Educação e Cultura, em parceria com a editora Adonis, que, neste ano, chegou à terceira edição. “Somos responsáveis por formar, nestas crianças e jovens, a base que vai nortear escolhas importantes, como a da profissão e de seus caminhos futuros. É muita responsabilidade”, assinalou Cleudice. “Assim como o escritor Monteiro Lobato, acredito que um país se faz com homens e livros. Nosso Hortolendo foi um encontro de famílias, um momento cultural e educativo de interação com a família, neste processo de formação”, afirmou.

“A Câmara Temática da Educação é fundamental para que conversemos sobre as políticas públicas. Cada secretário traz as suas dificuldades e necessidades no município e, em conjunto, nós discutimos, planejamos, temos ideias. É fundamental, num tema tão importante como educação, uma câmara tão organizada e atuante. A gente fica muito feliz em mensalmente ter esta oportunidade de se reunir para tratar de educação”, ressalva a secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, coordenadora da CT Educação.

Fonte: Assessoria de comunicação/Prefeitura

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98