Foi anunciado neste Domingo(17), durante o encontro de Cavaleiros de Hortolândia, o acontecimento da festa de Peão de Hortolândia para o mês de Agosto.

Em entrevista para a Radio Comunicativa FM dia 13 de fevereiro de 2015 o novo Secretário de Cultura, Francisco Raimundo Da Silva, afirmou que “não haverá rodeio em Hortolândia esse ano“, um promotor de justiça fez valer uma lei estadual que proíbe rodeios em áreas urbanas, essa imposição veio depois da fuga dos cavalos e as fatalidades ocorridas na Festa do Peão de 2014 e Hortolândia não tem uma área rural acessível, não sendo possível a realização da Festa de Peão em 2015.

Ontem (17/05) por diversas vezes organizadores do encontro dos cavaleiros afirmavam que a Festa do Peão de Hortolândia barrada por uma lei estatual em que proíbe rodeios em perímetros urbanos, que tradicionalmente acontecia em maio, vai acontecer em Agosto, o local ainda não foi divulgado. Ainda também citam o projeto de lei nº 213/15, aprovado na última quarta-feita(13), de autoria do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), que regulamenta o Rodeio como atividade da cultura popular em todo o território brasileiro, isso permite que o evento aconteça em Hortolândia.

Segundo organizadores do encontro de cavaleiros de Hortolândia, a lei estadual que possivelmente barraria rodeio em Hortolândia, não se aplica à cidade, pois não abrange rodeios que acontece apenas uma vez por ano.

No Brasil, existem as festas de peão de boiadeiro, de descendência “country” norte-americana, sendo a maior festa de rodeio do Brasil a de Barretos, chegando a reunir mais de 300 mil pessoas e movimenta milhões de reais em diversos setores.

Artigo anteriorEncontro de Cavaleiros Hortolândia reúne mais de 5 mil
Próximo artigoCaminhão faz vitima fatal no Parque dos Pinheiros