Hortolândia intensificou nesta semana o trabalho de limpeza e desobstrução de bueiros em diferentes regiões da cidade. A ação faz parte da manutenção preventiva da rede de drenagem e busca evitar alagamentos, erosões, afundamentos no asfalto e problemas nas tubulações subterrâneas.
Os serviços foram realizados em vias dos bairros Jardim Amanda, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Novo Horizonte, Jardim Santiago e em toda a extensão da Avenida Carlos Roberto Prataviera. No Jardim Ipê, um bueiro precisou ser reconstruído.
Cidade limpa cerca de 500 bueiros por mês
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes realizam a limpeza de mais de 500 bueiros por mês, média de aproximadamente 25 por dia.
Em cada operação são retirados cerca de 2 toneladas de resíduos, entre lixo, terra, galhos e materiais descartados irregularmente, que podem comprometer o escoamento da água da chuva.
Além de reduzir o risco de enchentes, a manutenção ajuda a preservar as galerias de águas pluviais e a evitar danos na pavimentação.
Descarte irregular é um dos principais problemas
A Prefeitura alerta que boa parte das obstruções é provocada pelo descarte inadequado de lixo, entulho e outros materiais em vias públicas.
Para facilitar o descarte correto, o município disponibiliza 13 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde moradores podem deixar resíduos gratuitamente.
Fiscalização também combate ligações irregulares
Paralelamente à limpeza dos bueiros, equipes da Prefeitura e da Sabesp realizam fiscalizações para identificar ligações clandestinas e o descarte irregular de esgoto na rede de drenagem.
Nesta semana, as ações ocorreram nos bairros:
- Jardim Nova América;
- Jardim Interlagos;
- Chácaras Fazenda Coelho;
- Chácaras Acaraí;
- Recanto do Sol;
- Parque Ortolândia;
- Jardim do Bosque;
- Jardim Santa Clara do Lago;
- Jardim São Sebastião;
- Jardim Santa Izabel;
- região Central;
- Jardim Nossa Senhora de Fátima;
- Jardim Sumarezinho.
Multa para descarte irregular de esgoto
O lançamento de esgoto doméstico na rede de águas pluviais é considerado infração ambiental.
De acordo com a legislação municipal, a multa é de 3.000 UFMHs (Unidades Fiscais do Município de Hortolândia). Com o valor atual da unidade em R$ 4,7595, a penalidade supera R$ 14 mil, além da obrigatoriedade de regularização da ligação.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










