Nossa Cidade

Evento “Café Com Viola” comemora aniversário de Hortolândia com cultura caipira

Evento da Prefeitura será neste domingo (29/05), às 8h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior

Quer um programa de lazer para o fim de semana? A dica é festejar o aniversário de 31 anos de Hortolândia. A comemoração será em clima de cultura caipira com o tradicional evento “Café Com Viola” que a Prefeitura realiza, neste domingo (29/05). O evento será às 8h no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento volta a ser realizado após mais de dois anos em razão da pandemia.

Anuncio


O “Café Com Viola” é um prato cheio para quem aprecia a cultura caipira. A começar pelo delicioso café da manhã que será oferecido para o público. A programação será aberta com o cortejo da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos, grupo formado nos anos 1980 que mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade.

O público poderá também conferir outra importante manifestação da cultura caipira com o grupo Pioneiros do Catira. Criado em 2006, o grupo faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. 

Festa caipira de verdade tem que ter berrante

Para animar o público, outra atração será a apresentação de Val Berranteiro, ilustre morador da cidade que mostrará diferentes toque de berrante. 

Para quem gosta de cantar os modões e os clássicos da música sertaneja, a programação terá ainda as apresentações da dupla Celito & Ivalone e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, grupo formado em 2009 e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança.

Evento ainda terá uma novidade tecnológica

A inauguração de uma câmera de monitoramento dos trens que passam na linha férrea anexa ao Centro de Memória. A instalação e o fornecimento do equipamento é de responsabilidade do canal do YouTube Trains Of Brazil, com apoio da empresa Rumo e da Prefeitura de Hortolândia.

A câmera de 360º será colocada em um poste no terreno do Centro de Memória e possibilitará que o público acompanhe em tempo real as passagens dos trens. Além da camêra, o canal do YouTube disponibilizou wi-fi gratuito para o Centro de Memória, que poderá ser utilizado somente pelos visitantes do local mediante uso de senha.

Exposição em homenagem a Mestre Chiquinho

O público poderá ainda conhecer o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, que estará aberto para visitação das 8h às 12h. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O centro tem um acervo de objetos, fotos e materiais sobre a história da estação e do município. 

Além disso, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, ilustre morador da cidade.

Mestre Chiquinho, cujo verdadeiro nome é Francisco Aparecido Borges de Almeida, nasceu em Arealva, na região de Jaú e Bauru. Morador de Hortolândia desde 1976, ele ajudou a criar a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos” e os grupos Pioneiros do Catira, Orquestra de Viola de Hortolândia e Rainhas do Catira, todos contam com apoio da Prefeitura.  Desde 2006, Mestre Chiquinho é parceiro da Prefeitura, responsável por coordenar e ministrar aulas de violão e viola caipira, oferecidas pela Administração Municipal.

A exposição, inaugurada em dezembro do ano passado, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado. 

O visitante ainda poderá conferir na exposição o documentário “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”. Com 30 minutos de duração, o documentário conta a vida de Mestre Chiquinho. O roteiro começa com sua origem em Arealva. Depois, mostra sua chegada a Hortolândia. A partir daí, o documentário foca o trabalho de Mestre Chiquinho para manter vivas as tradições da cultura caipira na cidade. O documentário conta com entrevistas e depoimentos de 15 pessoas, dentre amigos, parentes, familiares e integrantes dos grupos coordenados por ele. 

O documentário ainda apresenta mais de 20 fotos do acervo pessoal de Mestre Chiquinho e do Centro de Memória. O documentário foi realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a produtora Rumo Audiovisual. O município foi selecionado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, iniciativa da associação Amigos da Arte em parceria com o governo do Estado, para produzir o documentário. A direção é de Diego Freitas e Julia Rany Campos Uzun.

Confira abaixo a programação do “Café Com Viola” deste domingo:

8h: Cortejo da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos

8h30 às 9h30: Café da manhã 

8h40: Show com Celito e Ivalone

9h: Fala das Autoridades

9h40: Despedida da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos

10h: Apresentação dos Pioneiros do Catira

10h30: Inauguração de câmera de monitoramento de trem

10h50: Apresentação de Val Berranteiro

11h: Show com Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

8h às 12h: Exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo