Hortolândia ganha um emocionante presente de aniversário. A Prefeitura exibirá o curta-metragem “Jovem Que Desceu do Norte”, nesta sexta-feira (14/05) e na próxima quarta-feira (19/05), data do aniversário de 30 anos de emancipação do município. A exibição será às 19h30 no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O curta-metragem é um dos projetos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.

A produção retrata as histórias de cinco pessoas que migraram das regiões Norte e Nordeste para Hortolândia. O “Norte” do título do curta-metragem faz alusão à expressão popular que define como “nortista” a pessoa que veio do sertão, independente do estado de origem. Os moradores que participam são Avelar Matos, Diva Rosa de Souza, Ivanete Maria Carvalho, Maria do Carmo Medeiros e Neide Oliveira Silva. A partir de seus relatos, o documentário mostra como é o sertão. Cada um dos moradores conta suas lembranças do lugar de onde veio, como era a vida, as brincadeiras de infância, a relação com os pais, os motivos que os fizeram mudar e o que eles trouxeram para a cidade.

Para unificar os relatos dos moradores, o curta-metragem apresenta uma animação (foto), protagonizada por uma pequena menina. “A animação foi criada com base em aspectos e sentimentos que as histórias dos moradores têm em comum”, explica a diretora do curta-metragem, Ana Teixeira, que integra o coletivo de cineastas Escafandra Transmedia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia