Nossa Cidade

“Creche do Idoso” começa a ser construída ainda neste ano, afirma prefeito

 

A primeira “Creche do Idoso” de Hortolândia será construída ainda neste ano. A previsão é que a obra, uma parceria público-privada, comece em até 40 dias, em área de 7.364,86 metros quadrados cedida pela Prefeitura de Hortolândia, no Jd. Terras de Santo Antonio. O espaço, capaz de abrigar cerca de 30 idosos em vulnerabilidade social, será concretizado graças à parceria da Administração Municipal, com a empresa farmacêutica EMS e a Paróquia São João Paulo II. O anúncio do início da construção do CCI (Centro de Cuidado ao Idoso) foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, na tarde desta quarta-feira (03/07), durante homenagem aos atletas participantes dos Jori (Jogos Regionais do Idoso), realizada na sede do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), no Remanso Campineiro.

Anuncio


A informação sobre a obra, idealizada pelo padre Nelson Ferreira de Campos, foi recebida com festa pelos cerca de 270 participantes da homenagem. Segundo Perugini, a EMS investirá na construção da “Creche do Idoso” cerca de R$ 5 milhões. A área cedida pela Administração fica na Rua Antonio Gazzetta (antiga Rua 1), 181, ao lado da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camilo. A área total construída será de 2.335 metros quadrados. Segundo a planta, no CCI haverá blocos de apartamento separados para homens e mulheres, recepção, salas administrativas, salas de atendimento individual e em grupo, salão multiúso, refeitório, cozinha, lavanderia, despensas, áreas verdes, área de descanso e varanda coberta. 

23o. Jori

Após a exibição de breve vídeo com fotos da participação nos Jogos de São João da Boa Vista, o prefeito deu os parabéns a todos os participantes e entregou medalhas a professores e atletas presentes. Neste ano, a delegação de Hortolândia voltou para casa com o 17° lugar nos 23o Jori, colocação geral melhor que a do ano anterior, quando a cidade ficou em 18o lugar. Na Quarta Região Esportiva, 43 cidades do interior paulista participaram da disputa. A melhor pontuação, dentre as 12 modalidades em que a cidade se inscreveu, foi alcançada no Jogo de Damas, masculino(veja resultados abaixo). 

A delegação contou com 74 integrantes, dos quais cinco membros da comissão técnica e 69 atletas, com idades entre 60 e 95 anos. O município disputou em 12 das 14 modalidades, tanto no masculino quanto no feminino. Os melhores resultados, entre o 2o e o 6o lugares, foram todos no masculino: Damas, Bocha, Dominó e Vôlei.

Os atletas ganharam da Prefeitura uniformes novos para competição (kit com calça, blusa, mochila tipo saco e camiseta da modalidade), além do transporte até o local. Também receberam lanches, locação de camas e colchões, camisetas e toalhinhas de mão, do Hospital Samaritano, entidade parceira que, pelo segundo ano, apoiou a delegação neste evento.

“Os Jori têm uma importância real no resgate da autoestima e na qualidade de vida dos idosos, proporcionam melhoria na condição física, das relações sociais, pois há a integração com atletas de outras cidades. Ajudam também na construção do estado emocional dos nossos idosos”, afirma a coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga. Segundo ela, a meta é reunir 80 atletas na próxima edição.

Para Elsa Ikeda, atleta medalhista no Judô, a homenagem da Prefeitura é muito bem-vinda. “É importante para nós. Só o fato de vestirmos a camiseta viramos atletas. Ficamos com mais alegria, mais saúde, melhor em tudo. Participar dos jogos foi lindo. Quando vemos olimpíadas e jogos de jovens na televisão, ficamos imaginando como devem ser. Quando a gente foi ao Jori nos sentimos iguais a eles. É um orgulho estar lá, participar. Ficamos muito emocionados”, afirma a atleta.

Os Jori são uma iniciativa do governo estadual. Segundo os organizadores, os Jori buscam resgatar a autoestima, incentivar a atividade física e o convívio social. 

Confira o resultado final de Hortolândia nos 23o. Jori:

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo