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Confira o que abre e o que fecha em Hortolândia no feriado prolongado de Natal (25/12)

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Com o final do ano aproximando-se, confira como será o expediente no setor público, em razão do feriado prolongado de Natal (25/12). Como de costume, a Prefeitura manterá os serviços essenciais, realizados por diversas secretarias municipais. 

Confira abaixo como será o atendimento em cada área.

Protocolo Geral

O Setor de Protocolo Geral, localizado no Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro, encerra os trabalhos na quarta-feira (22/12), às 17h, reabrindo na segunda-feira (27/12), às 8h.

Saúde

Na rede municipal de saúde, além do Pronto Socorro do Hospital Municipal Mário Covas, outras unidades de pronto atendimento funcionarão sem parar: as três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Jd. Amanda, Jd. Rosolém e Jd. Nova Hortolândia, bem como a Unidade Respiratória (UR) voltada ao atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória e COVID-19.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá ser acionado pelo telefone 192.

No feriado prolongado, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as unidades de atenção especializadas estarão fechadas, reabrindo na segunda-feira (27/12), no horário habitual de funcionamento.

Assistência Social

Serviços de Assistência Social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CCS (Centro de Convivência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), assim como o Cadastro Único, estarão fechados no feriado prolongado. As atividades serão retomadas na segunda-feira (27/12), às 8h. Dúvidas podem ser esclarecidas, em outros dias da semana, das 8h às 17h, por meio dos telefones 3965-1400, ramais 8206, 8216, 8202, 8221 e 8210 ou do e-mail inclusaosocial.smi[email protected].

O Conselho Tutelar poderá ser acionado 24 horas/dia pelos telefones: 3865-3287 e 3897-2513.

HORTOFÁCIL

Serviços realizados pela Prefeitura na Central de Serviços Públicos HORTOFÁCIL param às 17h desta quarta-feira (22/12), sendo retomados na segunda-feira (27/12), no horário habitual. 

Proteção e Bem-estar animal

A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, para na quarta-feira (22/12), às 17h, e retoma na segunda (27/12), às 8h.

Já o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionará em regime de plantão, com atendimento pelo telefone 3897-3312 e 3897-5974. Ele é responsável por ocorrências relacionadas à fauna, como captura de animais silvestres, por exemplo.

Segurança

A Secretaria de Segurança informa que a Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionarão normalmente, podendo ser solicitadas pelos telefones 153 ou 08000-111-580 (GM) e 199 (Defesa Civil).

Coleta de lixo doméstico

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a coleta de lixo orgânico domiciliar acontecerá conforme o habitual nesta sexta-feira (24/12), parando no final de semana (25 e 26/12).

Coleta Seletiva

Os LEVs (locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) também estarão disponíveis durante todo o período do feriado para descarte de materiais reutilizáveis. No entanto, haverá mudanças nos outros sistemas de coleta de materiais reaproveitáveis, segundo a Secretaria de Serviços Urbanos.

A coleta de materiais recicláveis, porta a porta, será normal nesta sexta-feira (24/12). Após pausa no final de semana (25 e 26/12), será retomada na segunda-feira (27/12).

Os dois PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) geridos pelas Regionais da Secretaria de Serviços Urbanos (Pq. Oreste Ôngaro e Jd. Santiago) estarão abertos na sexta-feira (24/12), até às 17h, parando no final de semana (25 e 26/12) e reabrindo na segunda (27/12).

Os outros nove PEVs, gerenciados por empresa contratada, funcionarão normalmente até às 15h desta sexta-feira (24/12). Após pausa no sábado e domingo (25 e 26/12), reabrem na segunda (27/12). Confira a lista neste link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/meio/item/17787-coleta-seletiva.

Confira abaixo os telefones de plantão:

SAMU – 192

Hospital Municipal – 3809-5100

Conselho Tutelar – 3865-3287 e 3897-2513

Guarda Municipal – 153 e 08000-111-508

Defesa Civil – 199

Corpo de Bombeiros – 193

DPBEA – 3897-3312

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Consulta pública para apresentação de propostas para Conferência da Igualdade Racial é prorrogada até o dia 24

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Interessados devem preencher formulário on-line, que se encontra no Portal da Prefeitura, ou impresso disponível no Departamento de Direitos Humanos

A Prefeitura de Hortolândia prorrogou para segunda-feira (24/01) o prazo para inscrições da consulta popular para apresentação de propostas para a V Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Antes, este prazo se encerraria nesta sexta-feira (21/01). Por conta do aumento do número de casos de influenza e da Covid-19, a comissão organizadora mudou a dinâmica da conferência que passará a ser online, com abertura prevista para a próxima sexta-feira (28/01), a partir das 19h, e poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria da Cultura pelo Youtube.

No sábado (29/01), os trabalhos seguem online, a partir das 9h e para participar é necessário se inscrever no link pela plataforma https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

De acordo com informações do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Setor de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, os interessados em participar da consulta pública devem preencher formulário on-line que se encontra no Portal da Prefeitura – www.hortolandia.sp.gov.br – ou em formato impresso no Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, localizado na rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro.

“O prazo foi prorrogado, o que aumenta as chances das pessoas interessadas de participar. Como etapa preparatória à V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), estas propostas visam ampliar a participação popular nas demandas da Promoção de Igualdade Racial”, explicou a gerente do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Cícera Abreu.

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Hortolândia destaca combate à intolerância religiosa

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O dia 21 de janeiro significa um marco na luta ao respeito da diversidade religiosa

A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, destacará nos dias 28 e 29 de janeiro, durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a discussão sobre o combate à intolerância religiosa.

No dia 28, o evento será transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria de Cultura, a partir das 19h. No dia 29, a Conferência será virtual para os credenciados. Para se inscrever basta acessar a plataforma https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit


“Neste ano levaremos a discussão sobre o desenvolvimento de políticas públicas contra à intolerância religiosa durante os trabalhos da Conferência. Por isso é importante que as pessoas se inscrevam e participem deste momento importante e democrático”, destacou o diretor de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Fabiano Cavalcante.

DIA NACIONAL

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído no ano de 2007 pela Lei nº 11.635 em homenagem à Mãe Gilda Iyalorixá, que foi vítima de intolerância religiosa em outubro de 1999, quando teve seu templo invadido, depredado e o seu marido agredido por fundamentalistas religiosos. Não superando o trauma dos ataques, veio a falecer em janeiro do ano seguinte, após um infarto.


O dia 21 de janeiro significa um marco na luta ao respeito da diversidade religiosa. Embora o preconceito e a intolerância religiosa sejam considerados crimes no Brasil, as ocorrências aumentaram de forma substancial nos últimos anos. Um levantamento realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos mostra que no período de janeiro de 2015 ao primeiro semestre de 2017 houve uma denúncia a cada 15 horas.

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Prefeitura realiza vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses contra a COVID-19, sem agendamento, neste sábado (22/01)

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A vacinação acontecerá, das 8h às 15h30, na UBS Santa Clara 

Você quer que sua família, parentes e amigos fiquem protegidos contra a COVID-19 e as novas variantes do Coronavírus que estão surgindo? Então, seja uma pessoa responsável e complete sua imunização. A Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses, neste sábado (22/01), das 8h às 15h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, localizada na avenida dos Estudantes, 415. Quem for receber a 3ª dose não precisará fazer agendamento neste sábado. Em cada sábado deste mês a Prefeitura fará a vacinação em uma região diferente da cidade.

INTERVALO

A Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a 2ª dose é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose é de 4 meses. Quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade (RG) ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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