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Centro de Educação Musical de Hortolândia comemora 20 anos, nesta terça-feira (31/05)

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Prefeitura celebra a data com edição especial do projeto “Concertos Oficiais” com apresentação da Banda Municipal

A música é parte importante da história de Hortolândia. Prova disso é que o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Professor Ronaldo Dias de Almeida comemora 20 anos. Para marcar a data, o órgão da Prefeitura realiza edição especial do projeto “Concertos Oficiais – Série Outono” com a Banda Municipal. O evento acontece nesta terça-feira (31/05), às 20h, no próprio centro, localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. A retirada dos ingressos poderá ser feita no local das 19h até às 19h45.

O CEMMH foi criado pela lei municipal Nº188, de 1º de junho de 1994. Efetivamente, o órgão iniciou as atividades em 2002. A mesma lei também determinou a criação da Banda Municipal. O coordenador do CEMMH, maestro Marcio Beltrami, explica que o órgão e o grupo atuam de maneira complementar com os objetivos de fomentar o aperfeiçoamento educacional e cultural da população por meio de apresentações públicas da Banda Municipal e do ensino musical gratuito no centro. Além da Banda Municipal, o órgão tem outros grupos, cujos integrantes são músicos que se formaram no centro e alunos. Os demais grupos do CEMMH são os seguintes: Banda Experimental, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax e Turuntuntun. Em março deste ano, o CEMMH passou a ter o nome Maestro Ronaldo Dias de Almeida, em homenagem ao maestro que atuou no centro.   

No concerto desta terça-feira, a Banda Municipal se apresentará com alunos do centro. Atualmente, a banda tem 36 músicos e é formada pelos instrumentos metais (trompas, trombones, tubas, entre outros), madeiras (flautas, flautins, fagotes e saxofones) e de percussão. 

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O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que os 20 anos do CEMMH representa um marco para o município. “A comemoração de aniversário é um marco para a cultura, pois é uma das políticas públicas mais consolidadas da cidade. Desejamos mais sucesso e muitos anos de alegrias e encantos ao Centro de Educação Musical e a todos que fazem parte dessa linda história”, enaltece o secretário.

Concertos Oficiais 

O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura, promove a difusão da música clássica e a formação de público por meio das apresentações dos grupos do CEMMH, cujos integrantes são alunos e músicos formados no centro. A programação de concertos acontece durante o ano nas estações outono, inverno e primavera. 

Neste ano, o projeto está com uma novidade. O público pode acessar os programas das apresentações por meio de um QR Code. O programa do concerto desta terça-feira da Banda Municipal pode ser acessado por meio do QR Code no card acima. De acordo com a Secretaria de Cultura, a ação visa reduzir o consumo de material e energia elétrica necessárias para a impressão dos programas.

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Confira abaixo o programa do concerto da Banda Municipal comemorativo aos 20 anos do CEMMH:

– “Brasil”, de Thiers Cardoso

arranjo: Antonio Carlos Neves Campos

 

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– “Coco Ta-ra-ta-tá”, de Geraldo Medeiros

arranjo: Adail Fernandes 

 

– “Modinha”, de Hudson Nogueira

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solista: Keyla Gomes J. Pironelli (soprano)

 

– “Agenor de Oliveira (Cartola)”

arranjo: Hudson Nogueira

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solista: Keyla Gomes J. Pironelli (soprano)

 

– “Suíte pernambucana de bolso”, de Mestre Duda

1º Movimento: Caboclinho

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2º Movimento: Serenata

3º Movimento: Coco

4º Movimento: Frevo

 

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– “Olé Brasil”, de José Barbosa de Brito

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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