12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Centro de Educação Musical de Hortolândia comemora 20 anos, nesta terça-feira (31/05)

Prefeitura celebra a data com edição especial do projeto “Concertos Oficiais” com apresentação da Banda Municipal

A música é parte importante da história de Hortolândia. Prova disso é que o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Professor Ronaldo Dias de Almeida comemora 20 anos. Para marcar a data, o órgão da Prefeitura realiza edição especial do projeto “Concertos Oficiais – Série Outono” com a Banda Municipal. O evento acontece nesta terça-feira (31/05), às 20h, no próprio centro, localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. A retirada dos ingressos poderá ser feita no local das 19h até às 19h45.

O CEMMH foi criado pela lei municipal Nº188, de 1º de junho de 1994. Efetivamente, o órgão iniciou as atividades em 2002. A mesma lei também determinou a criação da Banda Municipal. O coordenador do CEMMH, maestro Marcio Beltrami, explica que o órgão e o grupo atuam de maneira complementar com os objetivos de fomentar o aperfeiçoamento educacional e cultural da população por meio de apresentações públicas da Banda Municipal e do ensino musical gratuito no centro. Além da Banda Municipal, o órgão tem outros grupos, cujos integrantes são músicos que se formaram no centro e alunos. Os demais grupos do CEMMH são os seguintes: Banda Experimental, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax e Turuntuntun. Em março deste ano, o CEMMH passou a ter o nome Maestro Ronaldo Dias de Almeida, em homenagem ao maestro que atuou no centro.   

No concerto desta terça-feira, a Banda Municipal se apresentará com alunos do centro. Atualmente, a banda tem 36 músicos e é formada pelos instrumentos metais (trompas, trombones, tubas, entre outros), madeiras (flautas, flautins, fagotes e saxofones) e de percussão. 

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que os 20 anos do CEMMH representa um marco para o município. “A comemoração de aniversário é um marco para a cultura, pois é uma das políticas públicas mais consolidadas da cidade. Desejamos mais sucesso e muitos anos de alegrias e encantos ao Centro de Educação Musical e a todos que fazem parte dessa linda história”, enaltece o secretário.

Concertos Oficiais 

O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura, promove a difusão da música clássica e a formação de público por meio das apresentações dos grupos do CEMMH, cujos integrantes são alunos e músicos formados no centro. A programação de concertos acontece durante o ano nas estações outono, inverno e primavera. 

Neste ano, o projeto está com uma novidade. O público pode acessar os programas das apresentações por meio de um QR Code. O programa do concerto desta terça-feira da Banda Municipal pode ser acessado por meio do QR Code no card acima. De acordo com a Secretaria de Cultura, a ação visa reduzir o consumo de material e energia elétrica necessárias para a impressão dos programas.

Confira abaixo o programa do concerto da Banda Municipal comemorativo aos 20 anos do CEMMH:

– “Brasil”, de Thiers Cardoso

arranjo: Antonio Carlos Neves Campos

 

– “Coco Ta-ra-ta-tá”, de Geraldo Medeiros

arranjo: Adail Fernandes 

 

– “Modinha”, de Hudson Nogueira

solista: Keyla Gomes J. Pironelli (soprano)

 

– “Agenor de Oliveira (Cartola)”

arranjo: Hudson Nogueira

solista: Keyla Gomes J. Pironelli (soprano)

 

– “Suíte pernambucana de bolso”, de Mestre Duda

1º Movimento: Caboclinho

2º Movimento: Serenata

3º Movimento: Coco

4º Movimento: Frevo

 

– “Olé Brasil”, de José Barbosa de Brito

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98