Connect with us

Nossa Cidade

Carlos Eduardo Costa, da Emef Primavera, vence 1o Festival de Música

imagem 149

 

A emoção tomou conta da etapa final do 1o Festival de Música “Educando para o talento”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Alegria, expectativa, ansiedade, frio na barriga, explosão de felicidade, tudo junto e misturado. Após cerca de três horas de apresentações no palco 2 do recinto da Festa do Peão 2018, na manhã desta sexta-feira (25/05), os músicos da Comissão Julgadora escolheram o vencedor: Carlos Eduardo Pereira da Costa, estudante da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Primavera, o único garoto entre oito finalistas. Ao entregar troféus e medalhas aos vencedores, o prefeito Angelo Perugini anunciou que, a partir de agora, o concurso entra para o calendário anual de eventos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O Festival de 2018 fez parte das comemorações do aniversário de 27 anos de Hortolândia.

Anuncio

“Tenho orgulho de ser de Hortolândia e de ver tantos talentos quantos estes aqui. Cumprimento todos os professores de artes e de música da rede municipal, bem como os 300 participantes que enviaram vídeos, os 150 que subiram ao palco e os oito finalistas que se apresentaram aqui. Todos são vencedores. Fiquei muito emocionado e até chorei, pois me lembrei que foi a música que me fez ser prefeito hoje”, relembrou Perugini. “Sei que, além destes oito artistas que estão no palco, há outros na plateia que podem estar aqui na próxima vez. Por isso, todos os anos haverá este festival para que possamos desabrochar os artistas que há dentro de vocês”, anunciou o prefeito.

A disputa final reuniu na plateia, organizada em torcidas, pelo menos 500 pessoas, dentre elas alunos da rede municipal, profissionais da Educação, familiares e secretários municipais (Alessandra Amora Barchini, da Educação, Ciência e Tecnologia; José Nazareno Zezé Gomes, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Carlos Eduardo César, de Governo).

Advertisement

“Foram muitas lágrimas de emoção ao longo desta semana”, afirmou a diretora de Ensino Fundamental, Roberta Morais Diniz. “O Festival de Música foi extraordinário. A dedicação dos participantes, a interação e o apoio das escolas, que foram maravilhosas, acompanhando cada etapa do Festival, nos emocionaram. Foi importantíssimo o empenho dos professores de música das escolas integrais, que se dedicaram na realização e na organização do evento, o que só reforça a importância do seu papel na vida da criança. Foi um marco na vida de nossas crianças pela oportunidade de terem contato com o palco, de realizarem um sonho e de valorizarem o talento de nossa cidade”, avalia.

“Foi uma semana de muita alegria. Os profissionais da educação atuaram com muita dedicação para que o evento fosse um sucesso”, afirmou a secretária Alessandra Barchini.

Descoberta de talentos e formação de público

Entre as etapas eliminatórias e semifinais, foram oito dias inteiros de apresentação, com muita torcida e emoção. Os oito finalistas foram avaliados por uma Comissão Julgadora, formada por três especialistas (cantor popular e músicos instrumentais). Além de se apresentarem no Palco 2 do Rodeio de Hortolândia 2018, os vencedores, do 1o ao 5o lugar, ganharam troféus ou medalhas.

Advertisement

“Se pudéssemos usar uma só palavra para definir o Festival, ela seria resgate, pois buscamos o elevar e o enlevar do ser humano”, afirma a coordenadora pedagógica Selma Epifania da Silva Santos, integrante da comissão organizadora do evento. “O evento fez uma leitura de mundo, da diversidade, do lidar com o a frustração, do desenvolvimento de habilidade, da integração e do respeito às diferenças. Ficaram explícitos os valores das famílias, o que a nossa cidade carrega. Houve também a construção de plateia, o aprender a ouvir e a respeitar a arte como sagrado, como algo  que surge de dentro para fora”, avalia Selma.

A emoção dos vencedores

“A música significa muito para mim. Comecei a cantar com cinco anos, na igreja, onde ia com a minha tia. Todo mundo me dizia que eu tinha talento”, afirmou o vencedor do 1o Festival de Música, Carlos Eduardo Pereira da Costa, de 12 anos, estudante do 5o ano da Emef Jd. Primavera. Para participar do concurso, o garoto que emocionou os presentes com sua voz suave e afinada foi incentivado pela diretora Carla Cristina da Silva Monteiro e pela estagiária de Pedagogia, Rafaela da Silva Afonso. “Ele é um excelente aluno. Gosta muito de música e de desenho. Cantava durante o recreio. Tem o sonho de cantar. Acreditamos nele e torcemos desde o começo. Este festival é um estímulo para a criatividade dele, pois música é o que ele gosta de fazer”, afirma a diretora Carla.

Para a segunda colocada no concurso deste ano, Nathália Maria Lemes, aluna do 5o. ano na Emef Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho, o momento foi de muita emoção. A garota de 12 anos, que perdeu a mãe no ano passado, contou com o apoio do pai, Joel Adriano Lemes, e da fé. “Foi muita emoção, alegria e até nervosismo”, afirmou, revelando que também começou a cantar na igreja que frequenta. “Quando eu tinha oito anos, uma moça me chamou para cantar, para participar do grupo de louvor”, lembra a menina. Quando surgiu a oportunidade de participar do festival, ela não pensou duas vezes.

Advertisement

Da plateia, Eduarda Veríssimo, de 10 anos, estudante do 5o. ano da Emef Fernanda Graziele R. Covre, viu seu candidato preferido ganhar. “O Carlos canta muito bem. Adorei o festival. Muito legal. Eu gosto de ouvir música. Gostei também dos brinquedos e dos animais da fazendinha”, comenta a garota. As amigas Maria Fernanda Bovato e Ágata Lorraine Borges da Silva, ambas de 10 anos, vieram ao festival para torcer por Jhennifer Keyse, colega de sala na Emef Janilde Flores G. do Vale. A amiga finalista ganhou medalha e a admiração da torcida. “Ela cantou muito bem”, afirma Fernanda. “Gostei muito de ver as pessoas cantando. Têm muito talento”, acrescentou Ágata.

Enquanto aguardavam o anúncio dos vencedores, os finalistas e o público ganharam um presente dos organizadores do festival: a apresentação de alguns números musicais, como catiras, cantigas infantis e a “Maria desengonçada”, canção de consciência corporal cantada durante toda a etapa semifinal.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo do Festival é incentivar, desenvolver e aprimorar a cultura musical, valorizando os jovens cantores existentes dentro da escola, a fim de revelar talentos na categoria Intérprete Solista Vocal.

Veja a classificação no 1o. Festival de Música, do 1o ao 5o lugar:

Advertisement

1. Carlos Eduardo Pereira da Costa (Emef Jd. Primavera)

2. Nathália Maria Lemes (Emef Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho)

3. Mariana de Souza Santos (Emef Lílian Cristiane Martins de Araújo, Jd. Estefânia)

4. Ana Gabrielly dos Anjos (Emeb Interlagos)

Advertisement

5. Cibele Dias Barbosa (Emef Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda)

Veja também os finalistas que receberam medalhas:

Lívia Mariana Reis de Goes (Emef Maria Célia Cabral do Amaral, no Jd. Amanda)

Victoria Ananda Valentim (Emef Dayla Cristina Amorim de Souza, no Jd. Santiago) 

Advertisement

Jhennifer Keyse da Silva (Emef Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real)

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes1 minuto ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região1 hora ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região6 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos7 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial7 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial8 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região8 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Advertisement
cinema

Populares