Nossa Cidade

“Blog Educação” de Hortolândia ultrapassa um milhão de visualizações

Desafio é a palavra da vez para a Educação. Com a suspensão das aulas presenciais, para conter a disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, disponibilizou o “Blog Educação”. Criada para oferecer atividades escolares aos alunos da rede municipal de ensino, da educação básica até a de jovens e adultos, a plataforma já soma mais de um milhão de visualizações, somente no Ensino Fundamental, até esta quarta-feira (15/07).

O objetivo principal do Blog é disponibilizar atividades escolares da matriz curricular de cada modalidade aos alunos da rede municipal de ensino (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da educação integral, da educação especial/inclusiva e também da EJA), sendo uma possibilidade de estudo, por meio dos recursos digitais de aprendizagem. O Blog está disponível neste link.

Anuncio


O canal de estudos remotos foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia para ser um espaço de aprendizagem e uso das mídias digitais como recurso pedagógico. De acordo com Fabiana Rodrigues, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, criador da ferramenta, “a pandemia do novo Coronavírus e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais trouxeram para nós inúmeros desafios. O trabalho com o Blog Educação foi um desses, mas que, como os demais, nos proporcionou aprendizado e trabalho em equipe. Hoje, o Blog é um ambiente virtual rico em oferta de atividades para além dos nossos alunos”, ressaltou.

Para o assistente de direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli, Wilton Araújo de Oliveira, trabalhar com o blog foi um grande desafio para todos os profissionais da Educação. “Um dos maiores foi conseguir sintetizar as atividades presenciais de forma que atingíssemos o objetivo principal, que é a aprendizagem significativa. Contudo, no decorrer das semanas, a preparação das atividades foi sendo aperfeiçoada, tanto pelos docentes, que estão desenvolvendo um trabalho excepcional, quanto em relação aos gestores, que atualizam semanalmente o blog. Teremos grandes desafios devido a pandemia da COVID-19 e estamos fazendo o máximo para que a relação escola família seja cada mais vez mais próxima”, ressaltou Oliveira.

Dentro do blog principal, clicando nos links “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental e Educação Integral” ou “EJA”, é possível encontrar as atividades por escolas. Conforme esclarece a Secretaria e Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola é responsável pelo seu conteúdo, com identificação do ano, disciplina, nível ou área de conhecimento, facilitando o acesso e busca pelas atividades. No blog, também estão disponíveis atividades pedagógicas relacionadas à Educação Física Escolar, Língua Inglesa, Arte e Música, além de Educação Especial e Inclusiva , Educação Integral e atividades do projeto  Bem me Quer, Paz se Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

“A utilização do Blog como ferramenta pedagógica é muito bem-vinda e acredito que a nossa unidade escolar avançou muito ao utilizar esse recurso. Pessoas foram aprendendo, relembrando, mudando atitudes, valores e revendo práticas, o que é muito bom para o desenvolvimento das aulas, na medida do que é possível realizar diante da situação em que estamos vivenciando. Tivemos o cuidado de proporcionar o acesso às atividades postadas online aos alunos que não possuem acesso a internet”, disse Rute Batista do Nascimento, assistente de direção na Emef Jardim Primavera.

Os estudantes que não possuem computador ou acesso à internet e necessitam de material pedagógico impresso e livros didáticos podem procurar a escola no período das 9h às 15h. No entanto, é preciso fazer agendamento prévio, via telefone, para evitar aglomeração. Na hora da retirada, o responsável precisa usar máscara, levar caneta própria e higienizar as mãos. As medidas são para que as atividades cheguem até a casa do aluno e este possa fazer a utilização no canal. Atualmente, a rede municipal de Educação conta com 58 escolas e cerca de 23 mil alunos matriculados.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a participação tem sido excelente. “Em um momento tão difícil que estamos vivendo é com foco e muito trabalho que chegamos nesse dado de ter um milhão de visualizações no nosso blog educacional, tendo em vista a situação que nós estamos vivendo. Todas as escolas estão reinventando suas rotinas para que os alunos sejam bem atendidos e bem acompanhados. Agradecemos muito a participação dos pais e dos familiares que tem colaborado e acompanhado a aprendizagem das crianças em casa e, também, motivado os alunos a estarem conosco pelo blog e pelas mídias sociais. Esperamos logo poder estar todos juntos. A nossa escola não será mais a mesma, sairemos mais fortes e motivados desse período”, enfatizou.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo