Connect with us

Nossa Cidade

Inscrições para receber kit de materiais da oficina “Aqui Trem Zine” EAD começam nesta sexta-feira (17/07)

Prefeitura

Publicado

em

Banner

Para quem gosta de arte, o Sarau “Aqui Trem Poesia” preparou uma grande novidade. Moradores de Hortolândia interessados em participar de uma oficina de Zine EAD podem se inscrever, a partir do meio dia, desta sexta-feira (17/07), para receber um kit de materiais gratuito em casa. São 20 unidades disponíveis, que serão distribuídas por ordem de resposta. O link para preenchimento estará disponível no Instagram do Sarau. A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O link estará disponível para preenchimento até a próxima sexta-feira (24/07) às 18 horas, e a lista de contemplados será divulgada nas redes sociais do Sarau. Segundo a coordenadora do projeto, Gabriela Castilho Guimarães, todas as ações desse projeto têm sido pautadas no encontro entre diferenças e compartilhamento, que ensinam todas as partes envolvidas nos processos.

“As Oficinas de Zine EAD, chamadas ‘Aqui Trem Zine’, são um espaço em que terei a oportunidade de compartilhar informações relacionadas à minha vivência no mundo das artes e propor que as pessoas tenham contato com uma nova forma de experienciar a poesia, ou de conectar palavras e imagens. Todo conteúdo foi preparado com muito cuidado e carinho, pensado para despertar o interesse e introduzir possibilidades, para que cada um e cada uma se aprofunde no que for de seu interesse. A promessa é de que será divertido e leve!”, enfatizou Gabriela.

Para participar da oficina e receber o kit, que serão entregues no endereço cadastrado, os interessados devem ter mais de 12 anos, ser morador de Hortolândia e se comprometer em produzir e devolver para o projeto um zine e 20 capas personalizadas. O material será escaneado e reproduzido, para ser distribuído pela cidade. Os participantes não precisarão devolver o restante do material.

Segundo a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, a parceria com as atividades do Sarau trazem ótimas opções artísticas e culturais para Hortolândia. “Diante desse novo cenário que estamos vivendo, poder ter acesso a conteúdos culturais tão ricos, tem sido um acalento para a alma e uma oportunidade de conhecer coisas novas. Os zines se apresentam como forma de experimentação de arte e conteúdo, com um olhar para a cidadania, ativismo político e ideológico. Cada um que participar da oficina vai ter a oportunidade de se expressar através desses materiais”, destacou Alessandra.

A oficina “Aqui Trem Zine” é composta por quatro módulos, sendo elas: “O que é zine?”, “Conteúdo”, “Técnicas Manuais” e “Produção”, e acontecerá na segunda quinzena do mês de agosto, com duas aulas semanais, que devem ser às sextas e segundas. As aulas serão disponibilizadas também nas redes sociais do sarau, principalmente no IGTV no perfil do Instagram @aquitrempoesia.

ZINE

Zine é um termo derivado de FANZINE, em Inglês, proveniente da junção entre: FAN (fã) + ZINE (contração de MAGAZINE, que significa revista em Inglês), ou seja, REVISTA DE FÃ. Uma revista produzida por e circulada entre pessoas com interesses comuns sobre determinado tema.

As zines são, então, revistinhas independentes e não profissionais com diversos fins e temas. Inicialmente, foi popularizada como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer cultura particular, de fãs para fãs.

O sarau

Criado em 2019, o sarau “Aqui Trem Poesia” já teve cinco edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e as outras três em março, junho e julho deste ano, sendo as duas últimas online Em Casa.

O evento, que acontece sempre na primeira terça-feira do mês, teve suas atividades em 2019 realizadas através da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia e, desde 2020, é realizado a partir de verba do Governo Estadual. O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019 de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Além do Sarau Em Casa outras atividades são realizadas, como o quadro Pílula Poética, uma série de podcasts disponíveis via Anchor e Spotify, entre muitas outras que são divulgadas pelas redes sociais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura conclui mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco em mais dois bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia foi realizada, nesta quinta-feira (13/05), em duas novas regiões da cidade. A ação para evitar a deterioração da malha asfáltica da cidade foi concluída entre as ruas das Rosas e dos Jambeiros, nos limites entre os jardins Malta e do Braz.

O trabalho também aconteceu na rua Alfredo Gomes entre as vilas Real e São Pedro. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as ruas são residenciais e recebem grande fluxo de veículos de moradores e visitantes. A intervenção nestes locais ainda tem como objetivo evitar acidentes de trânsito com pedestres e motoristas, além de danos à veículos.

Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

MAIS AÇÕES PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Além da Operação Tapa-Buraco, outro serviço de zeladoria realizado pela Administração Municipal para contribuir com a segurança viária é a pintura das guias. Desde a semana passada, o trabalho foi realizado nas avenidas Anhanguera e São Francisco de Assis. Nesta semana, receberam a pintura das guias as avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, além de ruas próximas ao Paço Municipal Palácio das Águas e a rotatória do Supermercado São Vicente, na região Central. O objetivo da pintura é contribuir com o embelezamento da cidade e, também, auxiliar a visibilidade no período noturno, evitando acidentes.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Começou a revitalização na praça “A Poderosa” com mutirão de poda do mato

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Prefeitura de Hortolândia iniciou as ações de zeladoria, manutenção e limpeza na praça A Poderosa, uma das principais áreas de lazer de Hortolândia, localizada no Jardim Rosolém. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, um mutirão de poda do mato acontece, desde o começo da semana, no local. A ação é a primeira de uma série de atividades que acontecerão nos próximos meses. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes visitou o local para uma vistoria prévia.

Além da poda do mato e da limpeza geral realizadas, periodicamente, a praça passará também por poda de árvores, além de pintura da arquibancada, dos bancos de descanso e de todo o entorno. O objetivo é revitalizar o espaço para atividades culturais e fomentar o comércio, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a ideia é fazer no espaço pinturas grafittis que expressam a arte das ruas, além de outras intervenções artísticas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação prepara um edital para a convocação de comerciantes que queiram utilizar o espaço para comercialização de produtos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos fará a reforma e manutenção da área.

ILUMINAÇÃO

Outra ação que contribuirá para a revitalização da praça é a implantação de sistema de iluminação modernizado. Ruas, avenidas e as áreas públicas da cidade também recebem investimento em modernização do sistema de iluminação. Este trabalho já  foi concluído no Parque Chico Mendes, na região Central e está em andamento no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) e no Parque Socioambiental do Jardim Novo Ângulo. 

Os parques, praças e áreas públicas recebem mais postes, com lâmpadas LED, que conferem maior potencial de luminosidade, além de sistema de monitoramento inteligente por meio de sensores nas lâmpadas. O sistema de modernização da iluminação de Hortolândia já conta com mais de 20 mil lâmpadas de LED instaladas de um total de 22 mil lâmpadas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

PAT de Hortolândia está com 104 vagas de emprego

Prefeitura

Publicado

em

Banner

Tem notícia boa para quem procura emprego. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, está com 104 vagas de emprego. Destas, 30 são para corretor de imóveis. Há ainda vagas para encanador (15 vagas), eletricista (15 vagas), auxiliar de pedreiro (15 vagas), ajudante geral (15 vagas), eletricista predial (6 vagas), encanador predial (6 vagas), pintor predial (1 vaga) e mecânico diesel com Habilitação A/B (1 vaga). As datas e os locais da entrevista para as vagas serão informados aos interessados que comparecerem no órgão. O PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o órgão funciona em horário reduzido, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. O atendimento é feito de acordo com os protocolos sanitários que incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento.

Para as vagas de corretor de imóveis é necessário ter Ensino Médio. O salário não foi informado.

Os interessados nas vagas de encanador, eletricista, auxiliar de pedreiro e ajudante geral devem ter Ensino Fundamental completo e noções de básicas de construção e impermeabilização. Os salários não foram divulgados. 

Para as vagas de eletricista predial os requisitos são ter Ensino Fundamental completo e experiência em redes de alta e baixa tensão, cabines e quadros de força, manutenção de motores, transformadores, reatores e equipamentos elétricos em geral. O salário é de R$ 1.946,74.

Os candidatos para as vagas de encanador predial devem ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário é de R$ 1.946,74.

Já para a vaga de pintor predial os interessados devem ter concluído Ensino Fundamental e ter experiência no cargo. O salário não foi divulgado.

Para a vaga de mecânico diesel com habilitação A/B é necessário ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário não foi informado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares