Nossa Cidade

Banda Municipal completa 26 anos com apresentação comemorativa online

Hortolândia está em festa. Acaba de completar 29 anos de emancipação política. A Banda Municipal também tem o que celebrar. Com uma história de sucesso, inúmeros concertos e viagens em sua trajetória musical, comemora, nesta segunda-feira (01/06), 26 anos de existência. Para marcar a data, o grupo, que integra o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Secretaria de Cultura de Prefeitura, fará uma apresentação especial, gravada com os músicos, cada um em sua casa, que será exibida às 20 horas na página da Banda no Facebook (link).

A Banda Municipal de Hortolândia e o CEMMH foram criados pela Lei Municipal nº 188, de 1 de junho de 1994, com o objetivo de cooperar com o aperfeiçoamento educacional e cultural da população. Esta missão é cumprida por meio de apresentações públicas da Banda e do ensino musical gratuito de qualidade, além da difusão da música popular e erudita e a formação da identidade sociocultural do povo hortolandense. Além da Banda Municipal, o CEMMH conta com outros cinco grupos musicais: Madeira Brasil, Da Campana Pra Fora, Sopro de Prata, Turuntuntun e Vibrasax.

Anuncio


Para o maestro Márcio Beltrami, que atua desde a criação da Banda, um dos pontos altos nestes 26 anos de trajetória é a aceitação do público. “Receptividade, carinho e respeito da população hortolandense com a Banda Municipal. Sempre fomos recebidos de maneira muito especial em todos os lugares que nos apresentamos. Todos nós estamos vivenciando momentos novos, cheios de desafios e tendo que aprender como nos reinventar. Portanto, não poderíamos deixar de comemorar. Com o empenho e dedicação de todos, conseguimos montar uma linda apresentação”, destaca o regente.

Atualmente, a Banda Municipal tem 46 integrantes, a maioria moradores da cidade que se formaram no próprio CEMMH. Beltrami ressalta que o grupo e o Centro Musical atuam em conjunto. “Temos ótimos professores. Por isso, a qualidade das aulas e da nossa Banda Experimental, que é formada pelos próprios alunos, é excelente”, diz ele.

Segundo o gerente de Fomento Cultural, responsável por toda a pasta de música da Secretaria de Cultura, Tim Mendes, “o objetivo do CEMMH é desenvolver o aluno como um todo. Além de aprender a tocar individualmente, ele precisa entender todas as linhas diferentes da música para estar preparado para tocar como banda”, ensina. Mendes explica, ainda, que os alunos aprendem a se apresentar para grandes públicos e a interagir musicalmente com os expectadores. Assim, quando surgem vagas, os alunos estão preparados para as audições e, posteriormente, para integrar o grupo da Banda Municipal, com experiência e qualidade.

“É uma enorme satisfação fazer parte deste lindo projeto, que leva música de qualidade para os quatro cantos da cidade. São 26 anos de desenvolvimento musical”, destaca a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini. “Formar músicos responsáveis e dedicados feito os nossos músicos e musicistas é um privilégio para Hortolândia, que, mesmo tão jovem, conta com uma Banda Municipal excepcional. Que todos tenham vida longa e muita luz para continuarem abrilhantando nossas atividades culturais. Parabéns! Que em breve possamos retomar nossas atividades presenciais e aplaudi-los de perto”, parabenizou a secretária de Cultura.

 

Programa do Concerto Online

Data da publicação: 01/06/2020 Local de exibição: facebook.com/bandahortolandia Horário: 20 horas

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO | BANDA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA

Banda Municipal: arranjo de Gilberto Gagliardi – Seleção de Maxixes com as músicas: Jura, Não se Deve Amar e Dorinha.

Grupo Madeira Brasil: formado pelas Clarinetas e Percussão, apresentando de Alfredo da Rocha Viana o “Pixinguinha” e Benedito Lacerda, num arranjo de José Reis de Géus o “Zé do Choro”, a música: Ainda me Recordo.

Da Campana Pra Fora: formado pelos trompetes, trompa, trombone, euphonium e tuba, todos da família dos metais e a bateria da família da percussão, apresentará, de Heitor Villa Lobos, a música: O Canto do Pajé.

Grupo Sopro de Prata: as flautas com a percussão apresentarão um dos maiores clássicos da Bossa Nova: de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a música: Garota de Ipanema.

Grupo Turuntuntun: família da percussão, possui o maior número de instrumentos, proporcionando grande diversidade de timbres, e para mostrar essa riqueza sonora, apresentará de Ney Rosauro, a música: Cadência para Berimbau.

Vibrasax: composto por saxofones alto, saxofones tenor, saxofone barítono e a Bateria, apresentando de Marcos e Paulo Sergio Valle, a música: Samba de Verão.

Banda Municipal: de autoria de David Wesley Silva e Maurício Viotto Júnior, o Hino do Município de Hortolândia.

Banda Municipal: convite a todos para cantar o Parabéns, não somente à Banda Municipal, mas para nossa querida cidade de Hortolândia.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo