Connect with us

Nossa Cidade

Banda Municipal completa 26 anos com apresentação comemorativa online

Publicado

em

Hortolândia está em festa. Acaba de completar 29 anos de emancipação política. A Banda Municipal também tem o que celebrar. Com uma história de sucesso, inúmeros concertos e viagens em sua trajetória musical, comemora, nesta segunda-feira (01/06), 26 anos de existência. Para marcar a data, o grupo, que integra o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Secretaria de Cultura de Prefeitura, fará uma apresentação especial, gravada com os músicos, cada um em sua casa, que será exibida às 20 horas na página da Banda no Facebook (link).

A Banda Municipal de Hortolândia e o CEMMH foram criados pela Lei Municipal nº 188, de 1 de junho de 1994, com o objetivo de cooperar com o aperfeiçoamento educacional e cultural da população. Esta missão é cumprida por meio de apresentações públicas da Banda e do ensino musical gratuito de qualidade, além da difusão da música popular e erudita e a formação da identidade sociocultural do povo hortolandense. Além da Banda Municipal, o CEMMH conta com outros cinco grupos musicais: Madeira Brasil, Da Campana Pra Fora, Sopro de Prata, Turuntuntun e Vibrasax.

Para o maestro Márcio Beltrami, que atua desde a criação da Banda, um dos pontos altos nestes 26 anos de trajetória é a aceitação do público. “Receptividade, carinho e respeito da população hortolandense com a Banda Municipal. Sempre fomos recebidos de maneira muito especial em todos os lugares que nos apresentamos. Todos nós estamos vivenciando momentos novos, cheios de desafios e tendo que aprender como nos reinventar. Portanto, não poderíamos deixar de comemorar. Com o empenho e dedicação de todos, conseguimos montar uma linda apresentação”, destaca o regente.

Atualmente, a Banda Municipal tem 46 integrantes, a maioria moradores da cidade que se formaram no próprio CEMMH. Beltrami ressalta que o grupo e o Centro Musical atuam em conjunto. “Temos ótimos professores. Por isso, a qualidade das aulas e da nossa Banda Experimental, que é formada pelos próprios alunos, é excelente”, diz ele.

Segundo o gerente de Fomento Cultural, responsável por toda a pasta de música da Secretaria de Cultura, Tim Mendes, “o objetivo do CEMMH é desenvolver o aluno como um todo. Além de aprender a tocar individualmente, ele precisa entender todas as linhas diferentes da música para estar preparado para tocar como banda”, ensina. Mendes explica, ainda, que os alunos aprendem a se apresentar para grandes públicos e a interagir musicalmente com os expectadores. Assim, quando surgem vagas, os alunos estão preparados para as audições e, posteriormente, para integrar o grupo da Banda Municipal, com experiência e qualidade.

“É uma enorme satisfação fazer parte deste lindo projeto, que leva música de qualidade para os quatro cantos da cidade. São 26 anos de desenvolvimento musical”, destaca a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini. “Formar músicos responsáveis e dedicados feito os nossos músicos e musicistas é um privilégio para Hortolândia, que, mesmo tão jovem, conta com uma Banda Municipal excepcional. Que todos tenham vida longa e muita luz para continuarem abrilhantando nossas atividades culturais. Parabéns! Que em breve possamos retomar nossas atividades presenciais e aplaudi-los de perto”, parabenizou a secretária de Cultura.

Programa do Concerto Online

Data da publicação: 01/06/2020 Local de exibição: facebook.com/bandahortolandia Horário: 20 horas

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO | BANDA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA

Banda Municipal: arranjo de Gilberto Gagliardi – Seleção de Maxixes com as músicas: Jura, Não se Deve Amar e Dorinha.

Grupo Madeira Brasil: formado pelas Clarinetas e Percussão, apresentando de Alfredo da Rocha Viana o “Pixinguinha” e Benedito Lacerda, num arranjo de José Reis de Géus o “Zé do Choro”, a música: Ainda me Recordo.

Grupo da Campana Pra Fora: formado pelos trompetes, trompa, trombone, euphonium e tuba, todos da família dos metais e a bateria da família da percussão, apresentará, de Heitor Villa Lobos, a música: O Canto do Pajé.

Grupo Sopro de Prata: as flautas com a percussão apresentarão um dos maiores clássicos da Bossa Nova: de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a música: Garota de Ipanema.

Grupo Turuntuntun: família da percussão, possui o maior número de instrumentos, proporcionando grande diversidade de timbres, e para mostrar essa riqueza sonora, apresentará de Ney Rosauro, a música: Cadência para Berimbau.

Grupo Vibrasax: composto por saxofones alto, saxofones tenor, saxofone barítono e a Bateria, apresentando de Marcos e Paulo Sergio Valle, a música: Samba de Verão.

Banda Municipal: de autoria de David Wesley Silva e Maurício Viotto Júnior, o Hino do Município de Hortolândia.

Banda Municipal: convite a todos para cantar o Parabéns, não somente à Banda Municipal, mas para nossa querida cidade de Hortolândia.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

A mais nova jogadora profissional de Valorant no país é de Hortolândia

Publicado

em

A hortolandense Natália Vilela do bairro Vila São Pedro, de apenas 17 anos, é conhecida no mundo dos games como DAIKI. E se transformou na mais nova jogadora profissional de Valorant do Brasil, além disso, tem potencial para se tornar atleta revelação e melhor atleta feminina de 2021. Tudo porque concorre em duas categorias no Prêmio eSports Brasil.

E no ano passado, já havia sido escalada no time Gamelanders, para competir, primeiramente, no Valorant Masters Brazil e, logo após, para outro torneio na Islândia. Ou seja, este é apenas o início de uma grande trajetória e, em breve, irá participar de competições maiores na Europa.

Antes de entrar no Valorant, DAIKI teve experiências em Point Blank, CrossFire e CS:GO.

Quer votar na atleta hortolandense, para que ela vença as duas categorias que concorre? Acesse https://peb.gg/

O Que é Valorant?

Valorant é um jogo em primeira pessoa, desenvolvida pela mesma empresa que trouxe League of Legends (LoL), chamada Riot Games. Já são mais de 14 milhões de jogadores pelo mundo e conta com a versão para PC e para mobile.

O game mescla CS:GO e Overwatch e é uma disputa 5 contra 5, dentro de um mapa com diversas possibilidades táticas.

O objetivo do time que estiver em ataque é ativar e explodir a bomba (ou eliminar os jogadores adversários). O time de defesa deverá defender o território. Após a rodada 12, os times invertem de lado. A equipe que fizer 13 pontos primeiro, vence.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Biblioteca Municipal de Hortolândia faz cadastro online de usuários

Publicado

em

Se você gosta de ler, veja só o incentivo que a Prefeitura de Hortolândia oferece a quem quer se associar à Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, da Secretaria de Cultura. A partir de agora, é possível se cadastrar sem sair de casa.

Para fazer o COB (Cadastro Online Biblioteca), basta ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca e, neste ambiente remoto, postar os documentos necessários à inscrição.

O link do drive é o seguinte: https://docs.google.com/forms/d/1zBpE75KwKuDAwQ8dKSyOjquZEd8dg8ww8GMRF0EuMWE/viewform?edit_requested=true. Os documentos são: foto (selfie), carteira de identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF).

“O cidadão enviará seus dados e documentos em formato digital, como indicado no formulário que será disponibilizado através de link e QR Code. Depois, é preciso entrar em contato com a biblioteca através dos canais de atendimento (telefone ou WhatsApp), para que a equipe valide as informações e a documentação do solicitante. O cadastro será finalizado e validado somente com a presença do solicitante na biblioteca”, explica a bibliotecária responsável pelo projeto COB, Andreia Santos.

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O BiblioZap, o whatsapp da Biblioteca, é (19) 98970-7332.
A Biblioteca Municipal fica na Rua Luiz de Camilo Camargo, 581, no piso inferior do Open Shopping, no Centro de Hortolândia. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para serviços como empréstimos, renovações presenciais, cadastro de usuários, o horário vai até 16h50. Outras informações podem obtidas pelos seguintes canais, telefone: (19) 3887 1684 e e-mail: [email protected].

Segundo a equipe da Biblioteca Municipal, entre as vantagens do COB estão: agendar horário agiliza o atendimento e evita a formação de filas, elimina o custo de cópias impressas e flexibiliza o atendimento da biblioteca, além disso, contribui para a sustentabilidade social, com a redução do uso de papéis.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação exclusivamente de 2ª dose contra a COVID-19, neste sábado (23/10)

Publicado

em

A imunização será feita nas UBS Amanda II e Rosolém e no Centro de Lutas Eliel Gomes

Você ainda não recebeu a 2ª dose contra a COVID-19? Então, se liga! Neste sábado (23/10), a Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação exclusivamente de 2ª dose para pessoas cuja data está agendada para este sábado e para pessoas que estão atrasadas com a 2ª dose.

A vacinação acontecerá nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Amanda II e Rosolém e no Centro de Lutas Eliel Gomes (para pacientes cuja unidade de referência é a Dom Bruno), localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. O horário da vacinação será das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas para que completem a imunização com a 2ª dose. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 18.000 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade. A Secretaria de Saúde salienta ainda que é importante completar a imunização para que o município atinja mais rapidamente 100% da população protegida contra a COVID-19 e, assim, agilizar o processo de retomada das atividades presenciais no município.     

Para receber a 2ª dose é necessário levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades ou não devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. O adolescente também pode receber a 2ª dose desacompanhado. Para isso, ele deve levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBS ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento.

Hortolândia inicia vacinação da 1ª dose contra a COVID-19 por livre demanda, nesta segunda-feira (25/10)

A imunização é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30

A fim de agilizar ainda mais a imunização contra a COVID-19 na cidade, a Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação da 1ª dose por livre demanda, sem a necessidade de fazer agendamento, nesta segunda-feira (25/10). A vacinação é realizada em diferentes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, em cada dia da semana (confira o cronograma abaixo), sempre das 8h às 15h30.

De acordo com a Secretaria de Saúde, para ser imunizado é necessário apresentar Carteira de Identidade ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço deste ano. Adolescentes de 12 a 17 anos também podem receber a 1ª dose, desde que acompanhados de pai, mãe ou responsável. Os menores também podem receber a vacina desacompanhados. Para isso, eles devem levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento (CLIQUE AQUI).

Confira abaixo o cronograma para a vacinação contra a COVID-19 por livre demanda:

Segunda-feira: UBS Figueiras, UBS Novo Ângulo, UBS Orestes Ôngaro, e Centro de Lutas Eliel Gomes (para pacientes cuja unidade de referência é a Dom Bruno)

Terça-feira: UBS Amanda I, UBS Nova Europa, UBS Parque do Horto e UBS Rosolém

Quarta-feira: UBS Campos Verdes, UBS São Jorge e UBS Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e UBS Taquara Branca Sexta- feira: UBS Adelaide, UBS Amanda II, UBS Santa Clara e UBS São Bento

Continue Lendo

Populares